SóProvas


ID
255349
Banca
FCC
Órgão
TRT - 24ª REGIÃO (MS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um processo de mudança e inovação organizacional pode ser baseado nos seguintes modelos: processo evolutivo, adaptação ou aprendizagem, processo terapêutico, processo revolucionário e processo da mudança administrada. Reengenharia organizacional, turnaround management e o poder de decidir como meios preponderantes para promover a mudança, são características do modelo

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode me informar onde encontro o arcabouço teórico pra responder essa questão?
    Obrigada.
  • Coca cola é isso aí... Esse é o preço que pagamos por não existir padrão nem normas sobre o conteúdo das questões de Administração. 

    Mantenho a mesma dúvida: De onde danado esse povo tirou isso? 
  • Segundo SCHEIN (1986), o processo de gestão de mudanças tem sido tratado, de modo diferenciado, como:
     
    (1) um processo evolucionário (ou genérico), que pressupõe-se serem internas ao grupo, naturais, irresistíveis e inevitáveis as forças que impelem o grupo para a mudança.
     
    (2) um processo adaptativo (ou de aprendizado), cujas forças são controladas pela manipulação do ambiente; ou seja, há menos enfase às disposições internas do grupo social para a mudança e mais às influências externas, como impulsionadoras dessa mudança. Nesse modelo, o agente de mudança irá privilegiar a manipulação dos fatores externos que influenciam o comportamento dos indivíduos no sistema social, a fim de direcionar a mudança no sentido desejado.
     
    (3) um processo terapêutico que acontece no interior da organização, mas como resultado da interação entre o interior e o exterior. O papel da mudança é aperfeiçoar o nível de integração do grupo social ou aumentar sua capacidade de adaptação ao ambiente. Aqui o pressuposto básico é o de que as forças necessárias para a mudança estão presentes no próprio grupo, mas operando como resultantes da interação de fatores internos e externos.
     
    (4) um processo revolucionário, no qual o poder é a principal variável, sendo este poder explícito ou não: o embate entre as forças individuais e coletivas no sistema social conduzirá a uma situação nova, seja esta vista ou não como uma revolução.
     
    (5) um processo gerenciável (ou administrado), no qual as forças podem estar tanto sob o controle quanto fora do controle dos gestores. O condutor do processo tem uma visão teórica de como pode fazer uso estratégico e operacional das forças que são determinantes na efetuação da mudança, e então efetivar a mudança dentro de um plano coerente de ação.
     
    Referência: SCHEIN, Edgard H. Organizational Culture and Leadership. San Francisco: Jossey Bass, 1986.
     
    Fonte (1): http://www.bibliotecadigital.ufba.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1157.
    Fonte (2): http://iag_puc_2007.msimoes.com/textos/Administracao/ADM_2825-Organizacoes/artigos/silva_tese_vers%E3o%20compacta.PDF.
  • Basta lembrarmos também que geralmente a reengenharia se caracteriza por ser um processo radical dentro da organização, pois ela a muda em sua estrutura. Sendo assim, essa radicalidade cabe no conceito de revolucionário. Foi seguindo essa lógica que respondi a questão.
  • Fui pela lógica! Reengenharia é uma mudança organizacional radical (revolucionária).
  • Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
     

    Gerenciamento de turnaround é um processo dedicado à renovação corporativa. Ele usa análise e planejamento para salvar empresas em dificuldades e os devolve à solvência. Turnaround Management envolve a análise de gestão, custeio baseado em atividades , insuficiência causas, análise e análise SWOT para determinar por que a empresa está a falhar. Quando a análise estiver concluída, um plano estratégico de longo prazo e um plano de reestruturação são criados. Estes planos podem ou não envolver umafalência de arquivamento. Uma vez aprovado, os profissionais de turnaround começar a implementar o plano, analisar constantemente o seu progresso e fazer alterações ao plano como necessário para assegurar que a empresa volta a solvência.

  • Não adianta nada estudar a teoria  dessas questões meio cabulosas, pois só usam uma vez numa questão, e só. Só querem deixar a gente doido mesmo. Acredito que nem 20% acertou essa questão (geralmente por lógica ou chute).
    Aliás, os primeiros lugaresda FCC  nunca fazem mais de 70% da prova. Portanto, se vc fizer entre 60 a 70%, parabéns, você será aprovado!!!
  • Vai nessa não João Almeida, tem uma galera que tá acertando mais de 90% nessas provas e o que desempata são as redações e os estudos de caso!!

  • Aos não assinantes:

    GABARITO: E