SóProvas


ID
2553541
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A partir do final da década de 1970, o crescente domínio do mercado nos processos econômicos e sociais, desencadeou novas formas de expressão da questão social. Estas, assumem amplitude global com a produção de efeitos comuns, como o desemprego estrutural, elevação da pobreza e exclusão social, precarização do trabalho e desmonte dos direitos sociais.(*)


Com base no texto, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • As transformações no mundo do trabalho têm alterado as relações entre Estado e sociedade, redefinindo o papel dos Estados nacionais e alterando os parâmetros de constituição de seu sistema de proteção social, com ampla e profunda repercussão na órbita das políticas públicas, com suas conhecidas diretrizes de focalização, descentralização, desfinanciamento e regressão dos direitos sociais. 


    Crise do capital, precarização do trabalho e impactos no Serviço Social. George Francisco Ceolin.

  • A reestruturação produtiva, veio para reduzir o papel do estado e ampliar o mercado, isso acarretou no desmonte das políticas sociais de forma devastadora. A questão quer a alternativa incorreta, marquem a letra C, pois ela se contrapõe ao que já foi afirmado por Chauí, Netto e outros pesquisadores do assunto.

  • QUESTÃO PEDE A ERRADA. GABARITO: C

    A Como resposta do capital à crise dos anos 1970, ocorreu uma intensificação das transformações no processo produtivo.

    B As transformações no processo produtivo ocorreram por meio dos modelos alternativos ao taylorismo/fordismo.

    C As mudanças que ocorreram no padrão de acumulação capitalista e de regulação social, nos anos 1970, não implicou em amplas repercussões no âmbito das políticas sociais.

    D As transformações no processo produtivo acabaram por afetar a classe trabalhadora e o seu movimento sindical e operário.

    E As transformações no processo produtivo ocorreram por meio do avanço tecnológico e da constituição das formas de acumulação flexível.