- 
                                "O Programa é o instrumento de organização da atuação governamental que articula um conjunto de ações que concorrem para a concretização de um objetivo comum pre-estabelecido, mensurado por indicadores instituídos no plano, visando à solução de um problema ou ao atendimento de determinada necessidade ou demanda da sociedade."
 
 "Assim, o orçamento-programa é um instrumento de planejamento da ação do governo, por meio da identificação dos seus programas de trabalho, projetos e atividades, com estabelecimento de objetivos e metas a serem implementados e previsão dos custos relacionados."
 
 "O programa surgiu como o módulo comum integrador entre o plano e o orçamento. Em termos de estruturação o plano termina no programa e o orçamento começa no programa, o que confere a esses instrumentos uma integração desde a origem."
 
 (MENDES, Sérgio. Administração financeira e orçamentária. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2010. pgs. 164 e 165)
- 
                                			Meus caros, 
 
 de acordo com James Giacomoni, no seu livro ORÇAMENTO PÚBLICO, as características do Orçamento Programa podem ser sintetizadas da seguinte forma:
 		- 			integrado ao processo de planejamento;
- 			aloca recursos para atingir objetivos e metas;
- 			decisões tomadas com base na análise de todas as alternativas possíveis;
- 			decisões com base nos custos dos programas, inclusive os que extrapolam o exercício;
- 			ênfase nos aspectos administrativos e de planejamento;
- 			classificação das despesas segundo o aspecto funcional-programático;
- 			sistemática de indicadores e padrões de medição do trabalho e dos resultados;
- 			controle visa avaliar a eficácia, a eficiência e a efetividade das ações governamentais.
 	Até! 
 
- 
                                Características do Orçamento Programa:
 	
 a) melhor planejamento de trabalho;
 	  	b) maior precisão na elaboração dos orçamentos; 	  	c) melhor determinação das responsabilidades; 	  	d) maior oportunidade para redução dos custos; 	  	e) maior compreensão do conteúdo orçamentário por parte do Executivo, do Legislativo e do público; 	  	f) facilidade para identificação de duplicação de funções; 	  	g) melhor controle da execução do programa; 	  	h) identificação dos gastos e realizações por programa e sua comparação em termos absolutos e relativos; 	  	i) apresentação dos objetivos e dos recursos da instituição e do inter-relacionamento entre custos e programas; e 	  	  
- 
                                GABARITO: LETRA C
 
 No orçamento-programa, a organização das ações do Governo sob a forma de programas visa proporcionar maior racionalidade e eficiência na Administração Pública e ampliar a visibilidade dos resultados e benefícios gerados para a sociedade, bem como elevar a transparência na aplicação dos recursos públicos. Isso torna o orçamento mais preciso e evita desperdício de recursos, como no caso de duplicação de funções.
 
 Fonte: Curso de Noções de Gestão Públca, professor Sérgio Mendes, Estratégia Concursos
- 
                                     O orçamento-programa está intrinsecamente ligado à questão do planejamento. É um orçamento gerencial, acima de tudo. Por isso é necessário, “identificar duplicidade de esforços” e “atribuir responsabilidade ao administrador”. Também é necessário “proporcionar interdependência e conexão entre os diferentes programas do trabalho” e “atribuir recursos para o cumprimento de determinados objetivos e metas”.
 
 http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA7iYAG/orcamento-publico
 
 
- 
                                Marquei a alternativa D, pois segundo Agostinho Paludo, "O Orçamento Base-Zero proporciona informações detalhadas quanto aos recursos necessários para atingir os fins desejados, além de identificar os gastos excessivos e as duplicidades: permite selecionar as melhores alternativas, estabelecer uma hierarquia de prioridades, reduzir despesas e aumentar a eficiência na alocação dos recursos".  Alguém concorda que a assertiva também se adequa aos ensinamentos de Paludo sobre o Orçamento Base-Zero? 
- 
                                Programa - Principais características: integração, planejamento, orçamento; quantificação de objetivos e fixação de metas; relações insumo-produto; alternativas programáticas; acompanhamento físico-financeiro; avaliação de resultados; e gerência por objetivos.
 
 
- 
                                Assunto
recorrente nas provas de concursos, seja de uma forma mais simples, seja mais
elaborada. A questão está se referindo a algumas vantagens do Orçamento
Programa, técnica orçamentária vigente no Brasil. A doutrina
tem destacado algumas vantagens do orçamento-programa em relação a métodos de
elaboração orçamentária tradicionais, entre elas: - melhor planejamento
de trabalho; - maior precisão na elaboração dos orçamentos; - maior oportunidade para redução dos custos; - facilidade para identificação de duplicação
de funções; - melhor
controle da execução do programa; - identificação
dos gastos e realizações por programa e sua comparação em termos absolutos e
relativos; -
apresentação dos objetivos e dos recursos da instituição e do
inter-relacionamento entre custos e programas; e - ênfase no
que a instituição realiza e não no que ela gasta. 
- 
                                Quem estudou pelas obras de Vicente Paludo ou Deusvaldo Carvalho marcaria a letra C :/ Pg. 26 Orçamento e Contabilidade pública 6ª Edição Deusvaldo Carvalho - Confiram 
- 
                                Henrique Tavares, eu também estudo pela obra o Augustinho Paludo e também marquei letra D.
                            
- 
                                Alan Silva, você consegue rapidamente compreende que não é o orçamento base zero, observando  a frase na questão: obtenção e redução dos custos...  O orçamento base zero e oneroso... 
- 
                                Assunto recorrente nas provas de concursos, seja de uma forma mais simples, seja mais elaborada. A questão está se referindo a algumas vantagens do Orçamento Programa, técnica orçamentária vigente no Brasil. A doutrina tem destacado algumas vantagens do orçamento-programa em relação a métodos de elaboração orçamentária tradicionais, entre elas: - melhor planejamento de trabalho; - maior precisão na elaboração dos orçamentos; - maior oportunidade para redução dos custos; - facilidade para identificação de duplicação de funções; - melhor controle da execução do programa; - identificação dos gastos e realizações por programa e sua comparação em termos absolutos e relativos; - apresentação dos objetivos e dos recursos da instituição e do inter-relacionamento entre custos e programas; e - ênfase no que a instituição realiza e não no que ela gasta. 
 
 
 
 qconcursos.com 
- 
                                A maior precisão na elaboração dos orçamentos e, consequentemente, melhores condições para obtenção de redução dos custos em razão de facilidade para a identificação de duplicação de funções, é uma vantagem da técnica orçamentária denominada Orçamento PROGRAMA. __________ Errei por causa da palavra "duplicação". Não concordo quando o colega Raimundo Lyra diz que RAPIDAMENTE se compreende que não é o orçamento base zero, observando  a frase na questão: obtenção e redução dos custos...  A tecnica de orçamentação base zero é uma tecnica cara, mas assegura a alocação racional de recursos, ou seja, oferece sim redução de custos ao orçamento. A questão não deixa claro se a redução de custos refere-se à tecnica ou aos resultados almejados com o orçamento em si. 
- 
                                No orçamento-programa, a organização das ações do Governo sob a forma
 de programas visa proporcionar maior racionalidade e eficiência na
 Administração Pública e ampliar a visibilidade dos resultados e benefícios
 gerados para a sociedade, bem como elevar a transparência na aplicação dos
 recursos públicos. Isso torna o orçamento mais preciso e evita desperdício de
 recursos, como no caso de duplicação de funções.
 Resposta: Letra C
 
- 
                                Redução de custos da uma ideia de eficiência e eficiência se encontra no orçamento - programa  
- 
                                Orçamento - programa • É um instrumento de planejamento que permite identificar os programas, os projetos (limitado no tempo) e as atividades (ações contínuas) que o governo pretende realizar, além de estabelecer os objetivos, as metas, os gastos e os resultados esperados e oferecer maior transparência dos gastos públicos. • Vinculação entre o planejamento e orçamento integrados; • Atual modelo orçamentário brasileiro; • O seu marco legal ocorreu com a publicação de duas normas extremamente importantes: a Lei 4.320/64 e o Decreto-Lei 200/67.