SóProvas


ID
2555020
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O homem disse, Está a chover, e depois, Quem é você, Não sou daqui, Anda à procura de comida, Sim, há quatro dias que não comemos, E como sabe que são quatro dias, É um cálculo, Está sozinha, Estou com o meu marido e uns companheiros, Quantos são, Ao todo, sete, Se estão a pensar em ficar conosco, tirem daí o sentido, já somos muitos, Só estamos de passagem, Donde vêm, Estivemos internados desde que a cegueira começou, Ah, sim, a quarentena, não serviu de nada, Por que diz isso, Deixaram-nos sair, Houve um incêndio e nesse momento percebemos que os soldados que nos vigiavam tinham desaparecido, E saíram, Sim, Os vossos soldados devem ter sido dos últimos a cegar, toda a gente está cega, Toda a gente, a cidade toda, o país,

SARAMAGO, J. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Cia. das Letras, 1995.


A cena retrata as experiências das personagens em um país atingido por uma epidemia. No diálogo, a violação de determinadas regras de pontuação

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    A pontuação não convencional é marca estilística intrínseca na obra de Saramago. No trecho em análise, o caos se dá  por meio de diálogos entrecortados que, postos em um período longo, são marcados pela letra maiúscula sem que haja ponto final precedente. Isso contribui semanticamente para o texto, seja para marcar uma confusão, a velocidade da cena, ou o caos instaurado.

    Fonte: Descomplica

  • Que coisa! Pode até ser uma singularidade do autor. Blz! Mas o fato é que, dentro da norma culta, a pontuação está errada e esses erros prejudicam o entendimento, principalmente das frases interrogativas. A mais correta é a letra b. Afinal, é prova de português, não de literatura.

  • Um livro fornece, entre tantas características, uma fuga da realidade, de modo a engajar o leitor em dada obra. Com isso, é possível perceber que, como o livro se trata de uma cegueira geral na sociedade, as frases fora do padrão evidencia um ambiente caótico onde se encontrava os personagens da obra, de modo a negligenciar os padrões de escrita, como o uso de travessões e reticências. Outro fator que leva a letra B ao erro é na parte de '' prejudica na verossimilhança''. Fake demais, entende-se por verossimilhança ''a impressão de verdade que a ficção consegue provocar'', logo, o texto é sim verossimil.

  • Gabarito C

    Sugiro vocês pesquisarem mais sobre esse livro, é muito bom pra alusão na redação.

  • PERGUNTA:

    A cena retrata as experiências das personagens em um país atingido por uma epidemia. No diálogo, a violação de determinadas regras de pontuação.

    RESPOSTA (C) singulariza o estilo do autor e auxilia na representação do ambiente caótico.

    EPIDEMIA = AMBIENTE CAÓTICO. É O QUE VIVEMOS EM 2020.