-
Questão bem light as alternativas se condenavam. A resposta a pergunta :
Uma explicação para o dinamismo dessa cidade e sua importância histórica no período mencionado era o(a)
somente uma posição previlegiada faria um determinado lugar conquistar tamanha relevância história e crescer mais que outra cidade! Letra C
-
-
Vamos resolver por eliminação ..
A) No texto não fala nada sobre Isolamento geográfico do Saara
B) Eles tinham muita mercadoria, mas não se fala nada sobre exploração.
C) Com a frase destacada no texto , já da da pra indicar que a letra C é a correta ... " O sal vem do norte, o ouro vem do sul, mas as palavras de Deus e os tesouros da sabedoria vem de tombuctu" Essa frase mostra que essa cidade estava entre redes de circulação..
D)Não fala nada de tráfico e mão de obra servil
E)Também não se fala nada sobre competição...
-
"posição relativa nas redes de circulação" gente é um text interdisciplinar com história. Mais precisamente, com a África. Houve um época em que a África foi MUUUUUUUUUUITO rica e o comércio era bem forte por lá! Vinha gente de todo canto "vender" e "comprar", logo C é a correta. Se você n soubesse essa questão histórica, era só marcar pela lógica da alternativa com o texto!
-
Thayná, mas não é somente por não ter no texto que você não deve marcar. Ir por essa ideia é esparro. Lembrem-se que interpretação de texto não é o mesmo que compreensão de texto. Essa questão é sobre interpretação, ou seja, além do que está propriamente dito nele, era fundamental você ter uma noção básica da África, como o professor falou.
-
Letra C
Tombuctu fica no centro do Mali. Uma posição assim favorece muito o comercio e vale ressaltar que Tombuctu ficava próximo ao Rio Niger, o que favorece rotas comerciais.
-
"Tombuctu foi centro de um comércio internacional onde tudo era negociado'' A importância cultural de Tombuctu pode ser percebida por meio de um velho provérbio: “O sal vem do norte, o ouro vem do sul, mas as palavras de Deus e os tesouros da sabedoria vêm de Tombuctu”.
> posição relativa nas redes de circulação. <
-
“O sal vem do norte, o ouro vem do sul, mas as palavras de Deus e os tesouros da sabedoria vêm de Tombuctu”. Essa foi uma das questões mais mencionadas do Enem de 2017 nas redes sociais.