SóProvas


ID
2555035
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Fala-se muito nos dias de hoje em direitos do homem. Pois bem: foi no século XVIII — em 1789, precisamente — que uma Assembleia Constituinte produziu e proclamou em Paris a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Essa Declaração se impôs como necessária para um grupo de revolucionários, por ter sido preparada por uma mudança no plano das ideias e das mentalidades: o lluminismo.

FORTES, L. R. S. O lluminismo e os reis filósofos. São Paulo: Brasiliense, 1981 (adaptado).


Correlacionando temporalidades históricas, o texto apresenta uma concepção de pensamento que tem como uma de suas bases a

Alternativas
Comentários
  • Letra E.

    O autor do texto relaciona as discussões da atualidade sobre os direitos do homem e do cidadão com a Revolução Francesa iniciada em 1789, baseada em ideia iluministas, que rompeu com o antigo regime francês instituindo a partir da promulgação da declaração dos direitos do homem e do cidadão o princípio universal de igualdade.

  • Já que o texto fala de Direitos Humanos, só poderia ser a (E), pois se refere a uma igualdade Civil. Os direitos humanos servem para isso, nos dar igualdade e liberdade.

  • Não concordo com a Letra E, porque, mesmo com a Revolução Francesa, por exemplo, os direitos conquistados, como o próprio nome sugere, foram para o Homem em sua maioria. Então não se trata de uma igualdade civil plena.

  • não se trata de igualdade civil plena, mas em relação o que era antes pode ser considerado igualdade civil sim, uma vez que até nos dias atuais não há uma igualdade de direitos entre homens e mulheres. Então a letra E está correta sim!

  • Letra E

    A partir do iluminismo surgiu a ideia de igualdade material do homem, com isso passou-se a dar os mesmos direitos, ou seja, a universalização do principio da igualdade civil.

    Os temas da Revolução Francesa era: Liberdade, Igualdade e fraternidade.

    Inclusive na revolução, as pessoas contrarias ao movimento, sobretudo os nobres, foram mortos na guilhotina.

  • Letra E.

    Como macete à temática do Iluminismo trazer ao pensamento o lema "liberdade, igualdade e fraternidade".

    Na Teoria Crítica ao Direito tem-se a máxima sobre este mote do Iluminismo que estabeleceu-se na subjetividade da sociabilidade a liberdade para contratar, a igualdade entre as partes para o contrato e a fraternidade entre as classes.