-
O texto falava de perdas de nutriente do solo, destacando o acúmulo de elementos bem menos nutritivos e deu exemplo do acúmulo de alumínio. Os processos de degradação do solo podem se dar por diferentes caminhos, mas, diante do recorte que o texto fez, a resposta que mais se relacionava era o aumento da acidez do solo (perda de nutriente + acúmulo de metais).
Fonte:
https://descomplica.com.br/gabarito-enem/questoes/2017/primeiro-dia/o-desgaste-acelerado-sempre-existira-se-o-agricultor-nao-tiver-o-devido-cuidado-de-combater-causa/?cor=azul
-
-
Letra A
A lixiviação é um processo químico que pode provocar o aumento da acidez do solo, devido à infiltração das águas pluviais, que, ao percolarem, carregam parte de seus nutrientes solúveis.
Ao mesmo tempo aumentam as concentrações de ferro e alumínio, elementos menos solúveis, fenômeno conhecido como laterização.
Fonte: Anglo
-
A acidez é comum em todas as regiões onde a precipitação é suficientemente elevada para lixiviar quantidades apreciáveis de bases permutáveis das camadas superficiais dos solos. Posteriormente ao processo de lixiviação, os cations do alumínio e do hidrogênio se depositam no solo, caracterizando a acidez. Para diminuir a acidez, se a questão pedisse, o hidrogênio e alumínio deverão ser substituídos por cátions metálicos. Em síntese, isso é conseguido mediante a adição de óxidos, hidróxidos ou carbonatos de cálcio, famoso Caco3, ou tecnica de calagem, e de magnésio.
-
O texto fala dos cuidados que o agricultor precisa ter para evitar:
-Empobrecimento do solo
-Lixiviação
decorrentes das colheitas e pela lavagem vertical de nutrientes da água que se infiltra no solo e pela retirada de elementos nutritivos.
Esse processo vai tornando o solo pobre e ácido.
Letra A
-
lixiviação eleva a acidez do solo