SóProvas


ID
255640
Banca
FUNDATEC
Órgão
DETRAN-RS
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Suponha que o DETRAN tenha arrecadado uma taxa qualquer. Na contabilidade da autarquia, necessariamente o valor da referida receita deve ser lançado nos Sistemas

Alternativas
Comentários
  • No meu entendimento a receita é lançada no Orçamentário por tratar-se de um Tributo do tipo Taxa e no financeiro porque há a movimentação de recurso, dinheiro, no caixa da autarquia.

    Não entra no Patrimonial porque não implica, no momento da arrecadação, em qualquer variação, passiva ou ativa, no patrimônio.

    Para concluir meu raciocínio, não existe Subsistema Compensado, portanto, as alternativas que referiam-se a este nem foram consideradas.
  • Acredito que se justifique pelo art 90 da Lei 4320/64

    Da Contabilidade Orçamentária e Financeira

            Art. 90 A contabilidade deverá evidenciar, em seus registros, o montante dos créditos orçamentários vigentes, a despesa empenhada e a despesa realizada, à conta dos mesmos créditos, e as dotações disponíveis.

    Sendo que Crédito Orçamentário:

    O crédito orçamentário é a dotação incluída na lei orçamentária para atender a qualquer despesa, e o seu montante deve corresponder ao do gasto. Havendo insuficiência da previsão orçamentária ou simplesmente não haja previsão, nasce a necessidade de obter o crédito adicional, dividindo-se em suplementar, especial e extraordinário.



    http://academico.direito-rio.fgv.br/wiki/AULA_5:_OS_CR%C3%89DITOS_OR%C3%87AMENT%C3%81RIOS_E_ADICIONAIS
  • Não entendi. Como não altera o Patrimônio?