SóProvas


ID
2556616
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFBA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1


                         A insana mania de economizar em coisas erradas


      Existe uma grande diferença entre oportunidade e oportunismo. Uma é aquela em que as pessoas querem levar vantagem em tudo, serem espertas, ganhar a qualquer custo, sendo que a outra vai na contramão deste movimento cada vez mais presente e enraizado na cultura brasileira. [...]

      A cultura do Brasil é riquíssima, linda e super diversificada. Porém, esse vício maldito acaba com a beleza. A necessidade de levar vantagem deixa as pessoas cegas e a feira de Acari, no Rio de Janeiro, é um belo exemplo deste contraste. O mercadão de produtos roubados é promovido às custas de inúmeras mortes e assaltos por conta de um comércio que não tem fim. [...]

      Não há pagamento de impostos referente à mercadoria e recolhimento de tributos. Só por isso esse produto chegou até o seu consumidor final. Vidas acabam porque alguém tem a necessidade porca de comprar algo “baratinho”. E não é exagero.

      Tenho um amigo que hoje reside nos Estados Unidos. A família dele, quando morava no Brasil, possuía uma transportadora com cinco caminhões. Sempre que se tratava de uma carga valiosa, quem fazia o transporte era o pai, o dono da empresa. Ele tinha esse cuidado para zelar pelo material do cliente e garantir que o produto caro chegaria ao seu destino conforme o esperado, sem danos. Até que um dia ele foi roubado e sequestrado. A quadrilha pediu R$50 mil reais, e a carga era de televisões. Ele ficou quatro dias em cativeiro e não havia possibilidade de pagar pelo valor exigido. Não avisaram a polícia e as negociações chegaram a R$10 mil. A quantia foi paga, mas o pai foi encontrado morto, sendo que ele havia falecido muito antes da entrega do dinheiro.

      Ainda me questiono como que as pessoas têm coragem de comprar esses produtos. O detergente mais barato, o salame, sabão em pó que são vendidos na feira de Acari custaram a vida de alguém. Além disso, deixou o seguro para todo mundo mais caro, impactando na economia como um todo. Quantas vezes subiu o seguro do seu carro? Mas na hora de comprar uma peça, muitos não abrem a mão de ir até um desmanche. É essa consciência que precisa mudar. Quando isso acontecer, o país muda de patamar. [...]

Daniel Toledo. Adaptado de e disponível em: http://envolverde.cartacapital.com.br/insana-mania-de-economizar-em-coisas-erradas

Em relação ao Texto 1, julgue, como CERTO ou ERRADO, o item a seguir.


Em “Quantas vezes subiu o seguro do seu carro?”, o ponto de interrogação está sendo usado porque se trata de uma pergunta indireta.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

     

    É bem simples diferenciar as perguntas diretas das indiretas.

    Indireta: Não usa ponto de interrogação. Fazemos uma pergunta sem deixar evidente que estamos perguntando algo, a pergunta fica subentendida.

    Exemplos:

    Até hoje não sei a cor do seu carro.

    Gostaria de saber seu nome.

    Sempre achei que você fosse torcedor daquele time.

     

    Diretas: Em todas as perguntas é empregado o ponto de interrogação, indispensável a todas as perguntas diretas. Além disso, percebe-se que o interlocutor deixa claro que busca uma resposta.

    Exemplos:

    Para onde você vai?

    Você está bem?

  • Ponto de interrogação.

    -->É usado em final de frases interrogativas diretas.                                                                                                                              I) você vai fazer o concurso? (ordem direta). A pergunta é feita diretamente para uma pessoa especifica.                                              II) Maria perguntou se ele faria o concurso  (ordem indireta, mas não usa o ponto de interrogação) Aqui a maria perguntou para ele pode ser qualquer pessoa não está especificando logo é indireta.

     

    Observação: pode usar o ponto de interrogação com o ponto de exclamação para demonstra sentimento, de espanto ou entre outros.

    Exemplo: É  verdade que o João acertou na loteria ?!                                                                                                                                    -  como você vai sair dessa ?

     

    No caso da frase em si.  a pergunta não está direcionada apenas a um leitor em especifico, mas sim para todos, logo será indireta.

  • ERRADO, A PERGUNTA É DIRETA, POIS ESTÁ INICIANDO COM UM DOS PRONOMES INTERROGATIVO, QUE SÃO: QUE, QUEM, QUAL, QUANTO ... BOA SORTE 

  • ERRADO. INICIA UMA PERGUNTA DIRETA

  • Bem direta!!!

    Se tivesse um ponto final sim poderia ser uma PERGUNTA IMPLÍCITA!

  • Em “Quantas vezes subiu o seguro do seu carro?”, o ponto de interrogação está sendo usado porque se trata de uma pergunta indireta. Errado


    Não, pois se tivesse na forma direta, também usaria o ponto de interrogação.

    OBSERVE: Quantas vezes subiu o seguro do seu carro? INDIRETA

    O seguro do seu carro subiu quantas vezes? DIRETA

    Assim, independente se tiver na forma direta ou não, terá interrogação.

  • ponto de interrogação [?] é um sinal de pontuação que indica uma pergunta. É usado apenas em frases interrogativas diretas.

    Não se usa ponto de interrogação nas frases interrogativas indiretas, mas sim o ponto final.

  • ponto de interrogação [?] é um sinal de pontuação que indica uma pergunta. É usado apenas em frases interrogativas diretas.

    Não se usa ponto de interrogação nas frases interrogativas indiretas, mas sim o ponto final.

  • Claramente direta.

  • Quantas vezes subiu o seguro do seu carro? INDIRETA

    O seguro do seu carro subiu quantas vezes? DIRETA

    independente se tiver na forma direta ou não, terá interrogação.

    Gabarito E