SóProvas


ID
2557630
Banca
NUCEPE
Órgão
CBM-PI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 02


                   Comunicação virtual nas relações interpessoais. Que negócio é esse?


      Com a Internet, o homem consegue ultrapassar as barreiras geográficas, tornando mais fácil e ágil a sua comunicação. Mas, por outro lado, a comunicação virtual nas relações interpessoais tem limitado o contato social ao mundo cibernético, o que pode representar aspectos negativos para o futuro da humanidade.

      Já sabemos que a Internet trouxe muitas vantagens para o nosso dia a dia, tanto na dimensão profissional quanto na pessoal e devido à intensidade dos movimentos econômicos e políticos, principalmente, nas grandes cidades, a vida é cada dia mais agitada. Por conta desse fato, o crescimento do mercado das comunicações virtuais tem sido cada vez mais abundante, mas o modo de relacionamento entre as pessoas está sendo seriamente afetado.

      É preciso levar em consideração que tais vantagens também podem esconder certas desvantagens, como no caso da falência das relações interpessoais, e o ser social virar, de vez, um ser cibernético. Muitos preferem a comunicação virtual à face a face, pois a primeira parece ser mais fácil e “segura” do que a outra.

      Ou seja, um meio de comunicação eficiente, cujo alicerce é a tecnologia, passa a ser, na realidade, um distanciador de pessoas, pois mesmo aproximando geograficamente, o contato físico vem sendo anulado paulatinamente. Hoje, é mais fácil conversamos com nosso amigo, que mora no bairro vizinho, por um bate papo ou mídia social, do que nos despencarmos até a sua casa ou a um café para colocar a conversa em dia.

      Sabemos das novidades da vida dos “nossos” por meio do Facebook, Intagram, Twitter, entre outros, e não mais face à face, ou mesmo pelo telefone. Mas, até quando as relações irão aguentar esse tipo restrito de comunicação? A resposta para essa pergunta não é fácil de descobrir, pois estamos enfrentando esse fato pela primeira vez e não há uma previsão certeira de como essa nova realidade irá evoluir.

      O que sabemos de fato é que a comunicação evolui, assim como caminha a humanidade, mas o laço entre os seres é de fundamental para que continuem a criar uma sociedade melhor, que não se encontra apenas na web. É preciso, portanto, saber usufruir das vantagens que a tecnologia nos oferece para podermos estar em comunicação com os outros indivíduos, mas sem perder o contato social e, assim sendo, o lado humano deve prevalecer sobre o lado virtual, pois, como pessoas, necessitamos do toque, do olhar, do abraço e da sinceridade da comunicação face a face, que a virtual não oferece.

      (7 junho 2017)

(http://www.convictiva.com.br/artigos/comunicacao-virtual-nas-relacoes-interpessoais-que-negocio-e-esse. Acesso em 14.10.2017-transcrita com adaptações).

Observe os itens 1, 2 e 3:


1. Já sabemos que a Internet trouxe muitas vantagens para o nosso dia a dia, tanto na dimensão profissional quanto na pessoal ...

2. É preciso, portanto, saber usufruir das vantagens que a tecnologia nos oferece para podermos estar em comunicação com os outros indivíduos ,...

3. ... para podermos estar em comunicação com os outros indivíduos, mas sem perder o contato social, ...


Sobre as orações destacadas em 1, 2 e 3 está CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Nessa questão nós temos que conhecer a forma de responder cada item. No 1º item, é possível perceber a palavra QUE e neste caso fazemos o seguinte teste: o QUE nesta frase pode ser trocado por "ISSO"? Se sim, saberemos que estamos diante de uma Ora. Sub. Substantiva, porque esta é introduzida na oração por tal palavra, que neste caso é uma conjunção integrante.

    E a oração é substantiva objetiva direta porque na classificação sintática, a frase é um OD, pois quem traz, traz algo.


    No item 3, nós devemos lembrar que as orações coordenadas são introduzidas na frase por conjunções coordenativas, quais sejam: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas. No caso temos uma conjunção adversativas, introduzida pelos "mas", que traz o contraste.


    No item 2, temos uma conjunção subordinativa adverbial final, introduzida pelo "para". As orações subordinadas adverbiais exercem a função do advérbio e funcionam como adjunto adverbial sendo classificadas em: causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, temporais, proporcionais.

  •  Já sabemos / que a Internet trouxe muitas vantagens para o nosso dia a dia, tanto na dimensão profissional quanto na pessoal ...

    fique atento com a regência do verbo saber

  • questão pesada cheia de pegadinhas! leia com atenção
  • Essa questão foi papoco de conhecimento, pra quem ja ta com uma bagagem

    GAB A