SóProvas


ID
2557729
Banca
NUCEPE
Órgão
CBM-PI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Considerando as normas previstas no Estatuto dos Policiais Militares do Estado do Piauí (Lei nº 3.808, de 16/07/1981), identifique com “V”, a(s) alternativa(s) VERDADEIRA(S), e “F” para a(s) FALSA(S), e marque a alternativa com a sequência CORRETA:


I. Os alunos de órgãos de formação Policiais Militares do Piauí são considerados na situação de Ativos.

II. Na Reserva Remunerada, o militar estadual do Piauí está dispensado, definitivamente, da prestação de serviço na ativa, mas continua a perceber remuneração do Estado do Piauí.

III. Qualquer brasileiro pode ingressar na carreira de Oficial da Polícia Militar do Piauí, desde que seja aprovado em concurso público.

IV. Os Policiais Militares na Reserva Remunerada não estão sujeitos mais à Lei nº 3.808, de 16/07/1981, pois já cumpriram seu dever funcional.

V. Para as mulheres serão reservadas até 10% (dez por cento) das vagas oferecidas no concurso público para ingresso na carreira Policial Militar.

VI. Posto é o grau hierárquico do Oficial, conferido por ato do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí.

VII. Em igualdade de posto ou graduação, os policiais-militares da ativa têm precedência sobre os da inatividade).

Alternativas
Comentários
  • "V" I. Os alunos de órgãos de formação Policiais Militares do Piauí são considerados na situação de Ativos. Art.3° §1 IV

    "F" II. Na Reserva Remunerada, o militar estadual do Piauí está dispensado, definitivamente, da prestação de serviço na ativa, mas continua a perceber remuneração do Estado do Piauí. Art.3° §1 b) I

    "F" III. Qualquer brasileiro pode ingressar na carreira de Oficial da Polícia Militar do Piauí, desde que seja aprovado em concurso público. Art.5° § 1°

    "F" IV. Os Policiais Militares na Reserva Remunerada não estão sujeitos mais à Lei nº 3.808, de 16/07/1981, pois já cumpriram seu dever funcional. ART. 9° I

    "V" V. Para as mulheres serão reservadas até 10% (dez por cento) das vagas oferecidas no concurso público para ingresso na carreira Policial Militar. Art. 10 § 3°

    "F" VI. Posto é o grau hierárquico do Oficial, conferido por ato do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí. Art.14 §1°

    "V" VII. Em igualdade de posto ou graduação, os policiais-militares da ativa têm precedência sobre os da inatividade). Art. 15 §3°

  • O item III pode confundir. Entretanto oficialato da PM não está enquadrado nos cargos privativos de brasileiros natos encontrados na Constituição Federal.

  • PRAÇAS PODE SER QUALQUER BRASILEIRO

    JA O OFICIAL APENAS O BRASILEIRO NATO(PMPI)

  • I. (VERDADEIRA) Os alunos de órgãos de formação Policiais Militares do Piauí são considerados na situação de Ativos.

    II. ( FALSA ) Na Reserva Remunerada, o militar estadual do Piauí está dispensado, definitivamente, da prestação de serviço na ativa, mas continua a perceber remuneração do Estado do Piauí.

    FUNDAMENTAÇÃO : A alternativa faz referencia ao REFORMADO, onde este esta dispensado de forma definitiva da prestação de serviço.

    III. ( FALSA ) Qualquer brasileiro pode ingressar na carreira de Oficial da Polícia Militar do Piauí, desde que seja aprovado em concurso público.

    FUNDAMENTAÇÃO : Existem exceções. Quanto a isso, a própria legislação da Policia Milita alude tal caso, devendo este último ser BRASILEIRO NATO.

    IV. (FALSA) Os Policiais Militares na Reserva Remunerada não estão sujeitos mais à Lei nº 3.808, de 16/07/1981, pois já cumpriram seu dever funcional.

    FUNDAMENTAÇÃO : Independente da situação policial militar, seja ativo ou inativo, estes continuam a responder e se sujeitar ao estatuto militar.

    V. ( VERDADEIRO ) Para as mulheres serão reservadas até 10% (dez por cento) das vagas oferecidas no concurso público para ingresso na carreira Policial Militar.

    VI. ( FALSO )Posto é o grau hierárquico do Oficial, conferido por ato do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí.

    FUNDAMENTAÇÃO : Deixou de ser competência do Comandante Geral, passando então a ser competência do Governador.

    VII. ( VERDADEIRO ) Em igualdade de posto ou graduação, os policiais-militares da ativa têm precedência sobre os da inatividade).

  • -Alunos de órgão de formação na ativa

    - Não são dispensados definitivamente, pois poderão ser convocados para a ativa, em carater transitório e mediante aceitação voluntária, desde que haja conveniência com o cargo.

    -Cargo de oficiais: apenas os brasileiros natos

    - estão sujeitos a lei os da reserva e reformados, bem como os capelães.

    -as mulheres tem direito até 10% das vagas

    - por ato do governador do estado

    - em igualdade de posto ou graduação, os da ativa tem precedência sobre os da inatividade.

  • Pessoal é importante o que irei citar. De certa forma a respeito do oficial ser nato brasileiro pode ser falso ou verdadeiro. Pois no estatuto da PM diz que tem que ser nato. Entretanto, na lei de 1988, art-12 da constituição federal, é mencionado cargos em que para tomar posse tem que ser brasileiro nato, e não costa nada de oficial da pm. Tendo isso em vista, se na questão citar algo sobre constituição federal, o que vale é o magna, é a lei superior a todas.

    OBS: para oficial das forças armadas, aí sim, tem que ser nato.

  • cabe RECURSO heim

  • Cargos privativos de brasileiro nato na CF88 fala das FORÇAS ARMADAS!:

    12. () Um brasileiro naturalizado pode exercer o cargo de coronel da polícia militar de um estado-membro.

    CORRETA. A Constituição Federal estabelece que a lei não poderá fazer distinção entre brasileiros natos e naturalizados. Assim, os únicos casos que poderá haver tratamento diferenciado serão aqueles previstos na própria CF. Dentre eles está o exercício de determinados cargos apenas aos brasileiros natos, quais sejam: – Presidente e Vice-Presidente da República; – Presidente da Câmara dos Deputados; – Presidente do Senado; Ministro da Defesa e Ministro do STF; Oficial das forças armadas; Cargos de carreira diplomática, todos estabelecidos no art. 12, §3º; além de 06 vagas no Conselho da República, consoante art. 89, VII. Assim, nada impede que um determinado Estado-Membro estabeleça que o cargo de coronel da PM seja ocupado por um brasileiro naturalizado, afinal, Polícia Militar não se enquadra no componente “Forças Armadas”, pois a mesma é “Força auxiliar”, conforme determinação do art. 144, §6º, CF/88.

  • Negativo, não cabe recurso. Um vez que se refere a uma questão específica do Estatuto do Militares, sendo assim está correta. Agora se fosse uma questão de Direito Constitucional, tudo bem, caberia recurso.

  • Considerando as normas previstas no Estatuto dos Policiais Militares do Estado do Piauí (Lei nº 3.808) pegadinha

    LETRA E

  • Quer dizer que numa questão de Legislação da PMPI que fala sobre estatuto próprio o que vale é a Constituição Federal?

    Me poupe, a questão é bem clara ao dizer que é segundo o estatuto, quer recurso quem caiu na pegadinha.

  • lembrando que as mulheres tem 15 por cento das vagas