SóProvas


ID
2559211
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                              A condição dos velhos


      Nos cuidados com a criança o adulto “investe” para o futuro, mas em relação ao velho age com duplicidade e má-fé. A moral oficial prega o respeito ao velho, mas quer convencê-lo a ceder seu lugar aos jovens, afastá-lo delicada mas firmemente dos postos de direção. Que ele nos poupe de seus conselhos e se resigne a um papel passivo. Veja-se no interior das famílias a cumplicidade dos adultos em manejar os velhos, em imobilizá-los com cuidado “para o seu próprio bem”. Em privá-los da liberdade de escolha, em torná-los cada vez mais dependentes “administrando” sua aposentadoria, obrigando-os a sair de seu canto, a mudar de casa. Se o idoso não cede à persuasão, à mentira, não se hesitará em usar a força. Quantos anciãos não pensam estar provisoriamente no asilo em que foram abandonados pelos seus? A velhice, que é fator natural como a cor da pele, é tomada preconceituosamente pelo outro. E o velho não pode mais ensinar aquilo que sabe e que custou toda uma vida para aprender.

 (Adaptado de: BOSI, Ecléa. Lembranças de velhos. São Paulo, T. A. Queiroz, 1979, p.36-37) 

É adequado o uso da expressão Em privá-los, no início de um período do texto, porque aqui

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)

     

    Tipo de questão de que deve ter bastante atenção e muita calma.

     

    Veja-se no interior das famílias a cumplicidade dos adultos em manejar os velhos, em imobilizá-los com cuidado “para o seu próprio bem”. Em privá-los da liberdade de escolha, em torná-los cada vez mais dependentes “administrando” sua aposentadoria, obrigando-os a sair de seu canto, a mudar de casa.

     

    De fato, priva-los está retomando cumplicidade, pois, uma vez que, cumplicidade é a ação ou estado de ter participação secundária ou a co-autoria em algo, os adultos, "tomam" à ação de liberdade de escolhas dos velhos, privando-os de determinados atos.

  • Veja-se no interior das famílias a cumplicidade dos adultos em manejar os velhos, em imobilizá-los com cuidado “para o seu próprio bem”.Em privá-los da liberdade de escolha, em torná-los cada vez mais dependentes “administrando” sua aposentadoria, obrigando-os a sair de seu canto, a mudar de casa

  • Alguém sabe explicar pq a letra E está errada? 

  • Jamille Lima, está errada por não ser uma oração subordinada. Perceba que antes do ponto nós temos termos de mesma função separados por vírgulas, uma enumeração, e que essas vírgulas retomam cumplicidade que é OD do verbo Veja.

    Veja-se no interior das famílias a cumplicidade dos adultos em manejar os velhos,(a cumplicidade) em imobilizá-los com cuidado “para o seu próprio bem”. (a cumplicidade) Em privá-los da liberdade de escolha, (a cumplicidade) em torná-los cada vez mais dependentes “administrando” sua aposentadoria, obrigando-os a sair de seu canto, a mudar de casa.

    O ponto substituiu a vírugla só para dar mais ênfase


    Se errei, corrijam-me. Espero ter ajudado.

  • OBSERVAÇÕES:

     

    1) QUESTÃO QUE EXIGE CONHECIMENTO DE REGÊNCIA NOMINAL

     

    2) CUMPLICDADE ESTÁ SENDO USADA NO SENTIDO DE PARTICIPAÇÃO, LOGO..

     

    3) A REGÊNCIA DE CUMPLICIDADE, DA FORMA COMO FOI EMPREGADO, EXIGEM A PREPOSIÇÃO ''EM''

     

    4) QUEM É CUMPLICE, É CUMPLICE EM ALGO.. QUEM PARTICIPA, PARTICIPA EM ALGO..

     

    5) CLARO QUE A PREPOSIÇÃO PODE VIM FUNDIDA COM ALGUM OUTRO TERMO. COMO ''NA'' = EM + A , E AÍ POR DIANTE..

     

     

    GAB C 

  • Retoma-se o sentido de cuplicidade.

    GAB C 

  • O trecho do texto que explica a resposta é o seguinte:

     

    Veja-se no interior das famílias a cumplicidade dos adultos em manejar os velhos, em imobilizá-los com cuidado “para o seu próprio bem”. Em privá-los da liberdade de escolha, em torná-los cada vez mais dependentes “administrando” sua aposentadoria (...)

     

    A autora do texto acusa os adultos de várias cumplicidades contra os idosos.

     

    - Comentário extra-questão: Cara, se os meus filhos fossem tão ruins como essa descrição: eu prefereria morar bem longe deles mesmo e se não quiserem escutar conselhos: problema é deles Hehehe

     

    Vida longa à república e à democracia, C.H.

  • Alguém sabe explicar o porquê da letra E estar errada?