SóProvas


ID
2559400
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRE-RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Uma matéria da Folha de São Paulo, publicada em 19/06 no caderno de Ciência, trouxe ao leitor a seguinte manchete: “Bandos de babuínos tomam decisões democraticamente”.

      Imediatamente, pus-me a pensar em como os tais primatas tomavam decisões levando em consideração o direito à igualdade e à liberdade de expressão, sem deixar de lado os direitos fundamentais das minorias que devem, necessariamente, ser contempladas em suas demandas nos regimes democráticos. [...] Tratava-se apenas de um estudo a respeito de como se dão os deslocamentos destes símios, aparentemente, decididos por consenso do grupo.

      [...] A análise do sentido etimológico das palavras costuma ser um bom pontapé inicial: democracia tem origem no idioma grego e significa poder (cratos) do povo (demos). A democracia moderna surge com as Revoluções Burguesas (ou Liberais, conforme o gosto do freguês esteja mais à direita ou à esquerda), como uma contestação ao poder absoluto monárquico, resumida na assertiva que passou a constar de todas as cartas de direitos produzidas a partir de então: todo poder emana do povo e em seu nome deve ser exercido.

      Pois bem. Para o poder emanar do povo, há que se considerar duas premissas: que todos aqueles que compõem o povo sejam livres e iguais. Devem ser livres para agir e se manifestar, sempre respeitando a liberdade do outro, o qual, sendo igual, terá igual liberdade e igual valor na arena de debate público. Não há mais reis e súditos, mas sim cidadãos iguais perante a lei.

      Para que esta igualdade se materialize (daí a se falar em igualdade material), é imprescindível considerar as diferenças individuais existentes entre as pessoas para que se possa juridicamente tratá-las como cidadãs. Por isso a igualdade democrática deve ser isonômica, o que significa tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida de suas desigualdades. Em outras palavras, o conjunto de deveres e direitos jurídicos previstos em um Estado democrático precisa levar em conta as diferenças para que estas não se transformem em desigualdades, fazendo ruir a estrutura democrática.

      Deste raciocínio se conclui que democracia é uma forma de exercício de poder que se orienta pelos valores da liberdade e da igualdade. Desta forma, o agir em sociedade somente será democrático quando orientado no sentido de garantir que a igualdade e a liberdade de todos sejam efetivadas na prática. [...]

(Maíra Zapater. Disponível em: http://justificando.cartacapital.com.br/2015/06/26/democracia-nao-e-vontade-da-maioria/.)

Dentre as afirmativas a seguir acerca das estruturas linguísticas do texto, assinale a correta.

Alternativas
Comentários
  • A)   “tratando-se” não mantém a ideia temporal de “tratava-se”, que está no pretérito imperfeito. Além disso, iniciar a oração com “tratando-se” não deixaria o texto tão claro na sua referência ao “estudo”.

    -----------------------------------------------------------------

     

    B) “pois bem” não tem sentido conclusivo; além disso, não poderia iniciar o período com letras minúsculas.

    -------------------------------------------------------------------

    C) “Todo poder” é sujeito de “emana”, não pode haver vírgula.

    --------------------------------------------------------------------

    D) A inclusão de “quanto mais”, assim, minúsculo antes de “para que” deixaria o texto com problema de pontuação e, além disso, sem sentido:

    quanto mais, para que esta igualdade se materialize…(nada a ver rs…)

    -----------------------------------------------------------------------------

    Entendo que todas as alternativas têm problemas, cabe recurso. Forçando a barra, ignorando a letra maiúscula obrigatória no início de período, é possível que a banca tente “empurrar” a letra B. 

    -------------------------------------------------------------------------------

     

    FONTE : PROFESSOR FELIPE LUCCAS 

  • ''[...] A democracia moderna surge [...] como uma contestação ao poder absoluto monárquico, resumida na assertiva que passou a constar de todas as cartas de direitos produzidas a partir de então: todo poder emana do povo e em seu nome deve ser exercido.

     

    Pois bem. Para o poder emanar do povo, há que se considerar duas premissas: que todos aqueles que compõem o povo sejam livres e iguais.''

     

    Assim, para o poder emanar do povo, há que se considerar... (letra b)

     

    não achei a substituição tããão ruim. Mas vou indicar a questão para comentário 

  • quano mais é conjunção que indica ''proporção''( coo `à proporção que, à edida que, quanto mais), logo não estaria certa. Todavia, a alternativa B também não está perfeita.