SóProvas


ID
2561893
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A frase redigida de maneira clara e correta, tendo como parâmetro a norma-padrão, é:

Alternativas
Comentários
  • a)Devemos informá-lo [DE] que o advogado está pronto a substabelecer-lhe o encargo que tinha assumido, e já confirmou há muitos dias essa sua intenção.  

     

    b)Quando o homem se empenhando em tarefas de casa tradicionalmente atribuídas à mulheres, sendo até poucas, isso de certa forma contribui para uma grande mudança social daqui pouco (Há passado, a futuro). Feminino no plural sem artigo no plural > somente preposição

     

    c)Se as pessoas enquanto profissionais de excelência, ao desejar chamarem atenção sobre seu trabalho, tenham muito sucesso, isso nem sempre acontece. texto bem confuso.

     

    d)A análise da pesquisa sucitou comentários antagônicos os quais, advindo de pessoas [DE] cujas opiniões não se discorda, tornaram frágeis todos os dados pesquisados. Verbo discordar pede preposição DE na regência. Não se discorda Das opiniões de pessoas.

     

    e)Parcela da população jovem, ao investir na continuidade de sua formação, atesta seu entendimento de que o saber, entre tantas, é a mais vantajosa ferramenta a ser conquistada.  Tudo certo, elementos intercalados com vírgulas. "Tantas" veio antecipado mas é concordando com "Ferramenta".

  • Essa primeira vírgula na letra D e a concordância também não estão incorretas?

     

    A análise da pesquisa sucitou comentários antagônicos(,) os quais(,) advindo(s) de pessoas de cujas opiniões não se discorda, tornaram frágeis todos os dados pesquisados.

  • Complementando: 
    D) sucitou (deveria ser suscitou)

  • Acho que na letra C faltou uma vírgula : 

    Se as pessoas (aqui)>  ,enquanto profissionais de excelência, ao desejar chamarem atenção sobre seu trabalho, tenham muito sucesso, isso nem sempre acontece.  

  • a)

    Devemos informá-lo que o advogado está pronto a substabelecer-lhe o encargo que tinha assumido, e já confirmou há muitos dias essa sua intenção. 

     

    quando vc informa, vc informa de alguma coisa a alguem

     

    informa-lo de que.

     

    SOU UMA MAQUINA DE COMENTAR E FAZER QUESTOES. EU ACERTO 95% DA PROVA OBJETIVA. SE TEM REDAÇÃO, EU TIRO 90 PONTOS DE 100. NA PROVA, QUANDO CHUTO, EU ACERTO, MESMO QUE EU NAO SAIBA. EU PASSO NOS MELHORES CONCURSOS. EU SOU AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO NOMEADO NO CONCURSO QUE SE REALIZOU EM 2019; CONTUDO, JÁ FUI OJAF DO TRT 6, SENDO NOMEADO PRO TRT 24,11, 1,15 E OUTROS PRA OJAF. EU TENHO UMA MENTE MILIONÁRIA. EU SOU MILIONÁRIO. EM TUDO QUE TOCO VIRA OURO. SOU UM EXCELENTE RECEBEDOR. NAQUILO QUE ESTÁ A MINHA ATENÇÃO A ENERGIA FLUI. EU PASSO EM PRIMEIRO LUGAR NOS CONCURSOS TOP.

  • GABARITO E

     

    Parem de analisar verbo por verbo...palavra por palavra e Leiam as frases...

    Vai perceber que falta clareza...A leitura mais 'dinâmica' e natural é a letra E.

     

    Depois de ver que frase tá clara(fácil de ser lida) aí sim....vc confere se tem algum erro:

    se tem alguma preposição faltando...se concordância tá bem feita...

  •  

    Direto ao ponto..

     

    Tem outros erros..  coloquei os mais visíveis..

     

     

    a) erro de regência: verbo ''informar'' exige preposição ''de''   .....     erro de regência :   '' ..pronto para substabelecer...''

     

    b) erro de crase: às mulheres.

     

    c) erro por falta de clareza

     

    d) erro de ortografia: sucitou (suscitou)

     

    e) gabarito

     

     

     

     

     

    GABARITO LETRA E

  • a) O verbo informar é bi transitivo - sendo que já existe o objeto direto em forma de frase, o correto seria o pronome lhe. Creio que esse seja o único erro, pois a regência so adjetivo pronto pode usar tanto "a" como "para". 

    b) erro clássico da crase. Resumo do não uso da crase: Uma (artigo indefinido); pronomes indefinidos, pois eles generalizam: toda, cada; Pronomes demonstrativa tal, esta; pronomes de tratamento como OI ou CN; antes da palavra casa quando está se deslocando - aqui é trocar por "Vim de casa" não tem artigo, porém se a palavra casa for de outra pessoa, admite: Vou às casa da Paula.

    c) Achei confuso

    d) Suscitou 

     

    Bons estudos

  • Quanto ao erro na letra A:

    O verbo "Informar" é Bitransitivo, ou seja, é Transitivo Direto e Indireto. Em seu emprego é importante lembrar que, quando a pessoa é objeto direto, a coisadeverá ser objeto indireto e vice-versa, ou seja, informar alguém de alguma coisa ou informar a alguém alguma coisa.

    Fonte: https://www.jurisway.org.br/v2/pergunta.asp?idmodelo=6789

    Na letra A, se informa a alguém alguma coisa. Logo, deveria ser "informar-lhe" e não informá-lo.