-
Gabarito: letra E.
a) Não deveriam caber àqueles que julgam caprichosamente tomar decisões que se baseavam em juízos de valor viciosos e precipitados. ERRADO. Não deveria caber...
b) Acatassem os ensinamentos de Hobsbawm toda gente que se ocupa de julgar, menos hostilidades haverá nas redes sociais. ERRADO. Acatasse os ensinamentos de Hobsbawm toda gente...
c) A obsessão pelos juízos de valor, tão disseminados nas redes sociais, fazem com que viéssemos a difundir mais e mais preconceitos. ERRADO. A obsessão pelos juízos de valor faz com que...
d) Uma vez que se pretendam que as meras opiniões sejam tão consistentes quanto os argumentos, toda discussão terá sido inócua. ERRADO. Uma vez que se pretenda...
e) Caberá aos historiadores verdadeiramente sérios todo o empenho na compreensão de um fenômeno, antes que venham a julgá-lo. CERTO.
-
a) ordem direita: Tomar decisões não deveria caber àqueles que julgam caprichosamente ..
b)não ha concordancia entre verbo no passado do subjuntivo X futuro do indicativo.
c) a obsessão faz.
d)Uma vez que se pretenda.
e) gab.
OBS: FCC tem tara pelo verbo Caber.
-
ERROS :
- LEMBRAR DA CORRELAÇÃO PRETÉRITO IMPERFEITO DO SUBJUNTIVO( SSE) + FUTURO PRTÉRITO (IA)
A) 2 ERROS > DEVERIAM CABER( ERRO DE CONCORDÂNCIA) + BASEAVAM ( ERRO CORRELAÇÃO VERBAL)
B) 2 ERROS > ACATASSEM ( ERRO DE CONCORDÂNCIA) + HAVERÁ ( ERRO DE CORRELAÇÃO)
C) FAZEM ( ERRO DE CONCORDÂNCIA) ... A OBESSÃO( NÚCLEO)...FAZ....
D) PRETENDAM ( ERRO DE CONCORÂNCIA) ... SE PREETENDAM....ISSO... ISSO É PRETENDIDO
GAB E
-
e)
Caberá aos historiadores verdadeiramente sérios todo o empenho na compreensão de um fenômeno, antes que venham a julgá-lo.
-
A questão pede duas coisas: concordância verbal e correlação correta entre tempos e modos verbais.
GAB: E
a)Não deveriam caber àqueles que julgam caprichosamente tomar decisões que se baseavam em juízos de valor viciosos e precipitados.
Não deveria caber àqueles... que se baseiam em juízos de valor viciosos e precipitados.
b)Acatassem os ensinamentos de Hobsbawm toda gente que se ocupa de julgar, menos hostilidades haverá nas redes sociais.
Acatasse... toda gente que se ocupa de julgar, menos hostilidades haveriam nas redes sociais. (Se toda gente que se ocupa de julgar acatasse os ensinamentos de Hobsbawn, menos hostilidades haveriam nas redes sociais).
c)A obsessão pelos juízos de valor, tão disseminados nas redes sociais, fazem com que viéssemos a difundir mais e mais preconceitos.
A obsessão... faz com que venhamos a difundir mais e mais preconceitos. (que ou quem é que faz com que venhamos a difundir mais e mais preconceitos? A obsessão.
d)Uma vez que se pretendam que as meras opiniões sejam tão consistentes quanto os argumentos, toda discussão terá sido inócua.
Uma vez que se pretenda.... toda discussão terá sido inócua.
-
Não consegui entender o erro da letra D, as meras opiniões não são sujeito de pretender? O se nao e particula apassivadora?
-
anderson moura
d)Uma vez que se pretendam que( conjunção integrante, pode ser trocada por isso) as meras opiniões sejam tão consistentes quanto os argumentos, toda discussão terá sido inócua.
conjuções integrantes introduzem orações subordinadas substantivas, e essa tem função de sujeito. logo sujeito oracional verbo vai para o singular. se houver erro me corrija por favor.
-
e) Todo o empenho na compreensão de um fenômeno Caberá aos historiadores verdadeiramente sérios , antes que venham a julgá-lo.
-
o verbo caber é impessoal ?
-
Nao entendi o sujeito do verbo VENHAM e marquei a letra D. Alguém pederia explicar o porquê que o verbo VENHAM está no plural ???
-
a)
Não deveriam caber àqueles que julgam caprichosamente tomar decisões que se baseavam em juízos de valor viciosos e precipitados.
deveria futuro do pretérito do indicativo +
baseassem pretérito imperfeito do subjuntivo
caber algo a alguém --> caber tomar decisões àqueles
b)
Acatassem os ensinamentos de Hobsbawm toda gente que se ocupa de julgar, menos hostilidades haverá nas redes sociais.
Acatasse
leia assim ---> Se toda gente que se ocupa em julgar ACATASSE os ensinamentos .... HAVERIA menos hostilidades nas redes ...
futuro do pretérito do indicativo + pretérito imperfeito do subjuntivo
c)
A obsessão pelos juízos de valor, tão disseminados nas redes sociais, fazem com que viéssemos a difundir mais e mais preconceitos.
Faz
Leia assim --> A obsessão faz com que vimos/venhamos a difundir ...
faz + vimos = presente do ind + presente do ind.
faz + venhamos = presente do ind + pres do subjuntivo
ou A obsessão faria com que viéssemos a difundir ...
futuro do pretérito do indicativo + pretérito imperfeito do subjuntivo
d)
Uma vez que se pretendam que as meras opiniões sejam tão consistentes quanto os argumentos, toda discussão terá sido inócua.
leia uma vez que se PRETENDA isso--> isso é pretendido
e)
Caberá aos historiadores verdadeiramente sérios todo o empenho na compreensão de um fenômeno, antes que venham a julgá-lo.
alguém com dúvida do venham --> os historiadores venham a julgar o fenômeno
-
Adriana Alves, excelente explicação! :)
-
Comentário com as regrinhas !!
a) Não deveriam caber àqueles que julgam caprichosamente tomar decisões que se baseavam em juízos de valor viciosos e precipitados.
Sujeito oracional a regra é que o verbo deve ficar na 3º pessoa do singular. = DEVERIA CABER
b) Acatassem os ensinamentos de Hobsbawm toda gente que se ocupa de julgar, menos hostilidades haverá nas redes sociais.
O sujeito da questão é um aposto resumitivo e a regra é que o verbo fique na 3º pessoa do singular.
c) A obsessão pelos juízos de valor, tão disseminados nas redes sociais, fazem com que viéssemos a difundir mais e mais preconceitos.
O que faz ? A obsessão, logo o verbo deve ficar na 3º pessoa do singular. Além de ser DISSEMINADAS ( concordando com a obsessão)
d) Uma vez que se pretendam que as meras opiniões sejam tão consistentes quanto os argumentos, toda discussão terá sido inócua.
Quando o SE for PA o verbo concordará com o sujeito paciente e na frase o sujeito paciente é uma oração, logo deverá permanecer na 3º pessoa do singular.
e) Caberá aos historiadores verdadeiramente sérios todo o empenho na compreensão de um fenômeno, antes que venham a julgá-lo.
-
Eu sou um jumento mesmo.
-
a) ERRADA. Não deveriam caber àqueles que julgam caprichosamente tomar decisões que se baseavam em juízos de valor viciosos e precipitados.
Não deveria caber àqueles que julgam caprichosamente tomar decisões que se baseiam em juízos de valor viciosos e precipitados (ISSO não deveria caber).
b) ERRADA. Acatassem os ensinamentos de Hobsbawm toda gente que se ocupa de julgar, menos hostilidades haverá nas redes sociais.
Acatasse (porque se refere a "toda gente") os ensinamentos de Hobsbawm toda gente que se ocupa de julgar, menos hostilidades haveria nas redes sociais. (Correlação verbal entre um verbo no pretérito imperfeito do subjuntivo (acatasse) e um no futuro do pretérito do indicativo (haveria)).
c) ERRADA. A obsessão pelos juízos de valor, tão disseminados nas redes sociais, fazem com que viéssemos a difundir mais e mais preconceitos.
A obsessão pelos juízos de valor, tão disseminados nas redes sociais, faz (se refere a "a obsessão") com que venhamos (presente do subjuntivo) a difundir mais e mais preconceitos. (Presente do indicativo + verbo auxiliar no presente do subjuntivo)
d) ERRADA. Uma vez que se pretendam que as meras opiniões sejam tão consistentes quanto os argumentos, toda discussão terá sido (Futuro do pretérito composto. Pode ser substituído por "seria") inócua.
Uma vez que se pretenda (Presente do subjuntivo) que as meras opiniões sejam tão consistentes quanto os argumentos (oração subordinada substantiva objetiva direta), toda discussão será (Futuro do presente do indicativo) inócua.
e) CERTA. Caberá (futuro do presente do indicativo) aos historiadores verdadeiramente sérios todo o empenho na compreensão de um fenômeno, antes que venham (presente do subjuntivo) a julgá-lo.
-
Na alternativa "D", o sujeito do verbo "pretender" é oracional, portanto o verbo "pretender" fica no singular.
-
CABERÁ ->TODO O EMPENHO...
VENHAM -> NÃO ENTENDI UMA VEZ QUE "AOS HISTORIADORES" ESTÁ PREPOSICIONADO. LOGO NÃO PODERÁ SER SUJEITO.
-
Letra D deveria ser pretende, já que é uma oração subordinada causal, logo deve-se estar no indicativo, não no subjuntivo.
-
A Correlação entre Tempos e Modos Verbais se dá através da ligação semântica entre os verbos de um período composto por subordinação do modo que haja uma harmonia de sentido na frase em que os verbos se encontram.
-
-
Professor Arenildo enciclopédia da língua portuguesa. Sabe todos os detalhes
-
Prof. Arenildo é o melhor!!
-
a) Não deveriam caber (é uma loc verbal, e o vb principal fica no singular, deveria) àqueles que julgam caprichosamente tomar decisões que se baseavam em juízos de valor viciosos e precipitados. SUJEITO ORACIONAL FICA NO SINGULAR
b) Acatassem (acatasse) os ensinamentos de Hobsbawm toda gente que se ocupa de julgar, menos hostilidades haverá (HAVERIA) nas redes sociais.
c) A obsessão pelos juízos de valor, tão disseminados nas redes sociais, fazem (faz) com que viéssemos (VENHAMOS) a difundir mais e mais preconceitos.
d) Uma vez que se pretendam (PRETENDA) que as meras opiniões sejam tão consistentes quanto os argumentos, toda discussão terá sido inócua. SUJEITO ORACIONAL FICA NO SINGULAR
e) Caberá aos historiadores verdadeiramente sérios todo o empenho na compreensão de um fenômeno, antes que venham a julgá-lo.
-
O erro da letra "D" é que o sujeito de"se pretendam" é oracional: "que as meras opiniões sejam (verbo) tão consistentes quanto os argumentos". Sempre que houver sujeito oracional, o verbo deve ser conjugado no singular. O correto, então, seria "se pretenda".
-
A. Não deveriam deveria caber àqueles que julgam caprichosamente tomar decisões que se baseavam baseiam em juízos de valor viciosos e precipitados.
Futuro do Pretérito do Indicativo + Presente do Indicativo + Infinitivo + Presente do Indicativo
B. Acatassem os ensinamentos de Hobsbawm toda gente que se ocupa de julgar, menos hostilidades haverá haveria nas redes sociais.
*Pretérito Imperfeito do Subjuntivo + Futuro do Pretérito do Indicativo
C. A obsessão pelos juízos de valor, tão disseminados nas redes sociais, fazem faz com que viéssemos venhamos a difundir mais e mais preconceitos.
Presente do Indicativo + Presente do Subjuntivo
D. Uma vez que se pretendam pretenda que as meras opiniões sejam tão consistentes quanto os argumentos, toda discussão terá sido inócua.
Presente do Subjuntivo + Presente do Subjuntivo + Futuro do Presente do Indicativo
E. Caberá aos historiadores verdadeiramente sérios todo o empenho na compreensão de um fenômeno, antes que venham a julgá-lo.
*Futuro do Presente do Indicativo + Presente do Subjuntivo
-
colocando na ordem direta pra melhor visualização:
todo o empenho na compreensão de um fenômeno caberá aos historiadores verdadeiramente sérios, antes que venham a julgá-lo.