-
Letra (a)
Um dos trabalhos pioneiros na tentativa de mapear os estilos de liderança foi o de Kurt Lewin e de seus assistentes na Universidade de Iowa. Os estilos mapeados pelo autor foram: autocrático, democrático e liberal (ou laissez-faire, deixar fazer em francês).
No estilo autocrático, o líder centraliza todas as decisões, sem pedir a participação dos seus subordinados. Esse líder determina como o trabalho será feito, quem o fará, quando o fará etc. A participação dos funcionários no processo de tomada de decisão é muito limitada!
Já o estilo democrático caracteriza-se pela delegação de autoridade aos subordinados, que são incluídos no processo de tomada de decisão pelo líder. A decisão então é tomada em conjunto pelo líder e seus liderados.
Finalmente, liberal ou laissez-faire é o estilo em que o líder dá total liberdade aos subordinados para decidirem como acharem melhor! O líder tem somente a função de responder as perguntas ou dúvidas dos funcionários e fornecer os recursos necessários para o trabalho.
Rennó
-
Kurt Lewin - 3 estilos de liderança: a liderança autocrítica; a democrática e a liberal (laissez- faire).
Likert - 4 sistemas de liderança: I) Autoritário-coercitivo; II) Autoritário-benevolente; III) Consultivo; IV) Participativo.
-
Em um estudo pioneiro sobre liderança, White e Lippitt fizeram uma pesquisa para verificar o impacto causado por três diferentes estilos de liderança e os climas sociais resultantes. Para esses autores, existem três diferentes estilos básicos de liderança: a autocrática, a liberal (laissez-faire) e a democrática. (Administração Geral e Pública, Idalberto Chiavenato, 2016, 4ª ed. pg. 134)
-
3 ESTILOS CLÁSSICOS DE LIDERANÇA DE KURT LEWIN:
LIDERANÇA ORGANIZACIONAL (gênero, vide: Q327945)
AUTOCRÁTICA
Tomada de Decisões
-- Líder sozinho.
Programação dos Trabalhos
-- Líder dá ordens e determina tudo, sem explicar ao grupo.
Divisão do Trabalho
-- Líder faz a divisão
Comportamento do Líder
-- Postura dominadora e pessoal, nos elogios e críticas aos liderados
DEMOCRÁTICA
Tomada de Decisões
-- Líder e grupo
Programação dos Trabalhos
-- Líder aconselha e dá orientação
Divisão do Trabalho
-- Grupo faz a divisão
Comportamento do Líder
-- Postura objetiva, limitada aos fatos, nos elogios e críticas
LIBERAL / LAISSEZ-FAIRE / ABDICRÁTICO
Tomada de Decisões
-- Grupo, com mínima intervenção do líder
Programação dos Trabalhos
-- Líder tem participação limitada,
apenas quando
-- solicitado pelo grupo.
Divisão do Trabalho
-- Líder não participa.
Comportamento do Líder
-- Apenas comenta sobre atividades quando solicitado pelo grupo
CARLOS XAVIER. Gestão de Pessoas p/ Concursos - Curso Regular. Aula 01. Estratégia Concursos, 2017.
GABARITO LETRA A
-
Kurt Lewin desenvolveu a teoria de estilos clássicos de liderança (autocrático, democrático e liberal ou laissez-faire), a teoria de campo e o processo da mudança (descongelamento, mudança e recongelamento).
FCC - 2016 - TRT8ª
Com referência a teorias de estilos de liderança, assinale a opção correta.
a) nas teorias de estilos de liderança estão: a teoria de Lewin, a mais reconhecida no estudo de lideranças, e os estilos autocrático, democrático e liberal (GABARITO).
FCC - 2013 - TRT18ª
Um dos temas mais importantes no estudo de liderança é o processo racional de tomada de decisão, objetivo de análise e de propostas de modelos. Com relação a esse tema, condiz com os estilos de liderança estudados nas relações humanas na administração,
e) as lideranças autocrática, democrática e liberal (GABARITO).
CESPE - 2015 - MPOG
Os três estilos básicos de liderança — autocrática, democrática e laissez faire — são definidos com base no comportamento do líder nos grupos de trabalho. CERTO
-
Podemos distinguir 3 tipos de liderança:
Liderança Autoritária, Liderança Democrática e Liderança Permissiva.
O líder autoritário decide e comanda sozinho todas as actividades do grupo, mas não participa activamente na sua execução. Utiliza regularmente a crítica destrutiva e o elogio e não aceita opiniões por parte dos elementos do grupo. A liderança autoritária é a que conduz a uma maior produtividade no trabalho do grupo, mas os seus membros apresentam um baixo nível de satisfação pessoal gerado pelo mau ambiente existente.
O líder democrático aceita opiniões e discute os problemas e os objectivos com o grupo, permitindo a estes adoptarem as estratégias que acharem mais adequadas para a realização das tarefas. Acompanha solidariamente as tarefas do grupo, embora não participe activamente. Utiliza de forma ponderada e objectiva o elogio e a crítica, procurando justificar em factos. Da liderança democrática resulta uma produtividade inferior à da liderança autoritária, mas as pessoas demonstram um elevado nível de satisfação.
Por último, o líder permissivo actua de uma forma passiva. Não toma iniciativas, não critica nem elogia os elementos do grupo e dá-lhes total autonomia na definição das actividades. Da liderança permissiva resulta uma menor produtividade relativamente aos outros dois tipos de liderança e a satisfação pessoal também é baixa porque ocorrem frequentemente discusões no seio do grupo durante a realização das tarefas.
-
Estilos de liderança - autocrática, democrática e liberal. Ela está concentrada mais especificamente no modo como os líderes tomavam decisões, e o efeito que isso produzia nos índices de produtividade e satisfação geral dos subordinados.
Autocrática: O líder é Dominador e é "pessoal" nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.
Democrática: O líder procura ser um membro normal do grupo, em espírito, sem encarregar-se muito de tarefas.
Liberal: O líder é "objetivo" e limita-se aos "fatos" em suas críticas e elogios. O líder não faz nenhuma tentativa de avaliar ou de regular o curso dos acontecimentos. O líder somente faz comentários irregulares sobre as atividades dos membros quando perguntado
FONTE: Professora Giovanna Carranza.
-
Falando um pouco sobre LIDERANÇA
Para Chiavenatto, a liderança é um fenômeno social que ocorre exclusivamente em grupos sociais. Ela é definida como uma influência interpessoal exercida em uma dada situação e dirigida pelo processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos.
Estilos de Liderança: Em um estudo pioneiro sobre liderança White e Lippit fizeram uma pesquisa para verificar o impacto causado por 3 diferentes estilos de liderança e os climas sociais resultantes. Para esses autores existem a liderança autocrática, a liberal e a democrática.
Liderança autocrática: Os grupos submetidos à Liderança autocrática apresentaram maior volume de trabalho produzido, com evidentes sinais de tensão, frustração e agressividade.
Liderança Liberal: os grupos não se saíram bem quanto à qualidade nem quanto à quantidade, com fortes sinais de forte individualismo, desagregação do grupo, insatisfação, agressividade e pouco respeito ao líder.
Liderança Democrática: os grupos não chegaram a apresentar um nível quantitativo de produção tão elevado como quando submetidos à liderança autocrática, porém, a qualidade do trabalho foi surpreendentemente melhor, acompanhada de um clima de satisfação, de integração grupal, de responsabilidade e de comprometimento das pessoas.
[Idalberto Chiavenato, Administração Geral e Pública]
-
LIDERANÇA
a) A liderança situacional mostra uma relação entre liderança, motivação e poder, em que o líder estará freqüentemente avaliando seus colaboradores e alterando seu estilo de liderança, sendo ela dinâmica e flexível. A liderança situacional busca utilizar modelos diferentes de atuação conforme a situação encontrada.
b) A liderança autocrática é um tipo de liderança que se caracteriza pelo controle de um indivíduo, o líder, sobre todas as decisões e por poucas consultas às opiniões dos membros da equipe. Habitualmente, os líderes autocráticos fazem escolhas com base nas suas próprias ideias e julgamentos , e raramente aceitam conselhos dos seguidores. A liderança autocrática envolve controle absoluto e autoritarismo sobre um grupo.[1]
c) Liderança Liberal ou Lasseiz-faire. Neste modelo de liderança, o líder permite total liberdade para a tomada de decisões individuais ou em grupo, participando delas apenas quando solicitado. A liderança liberal enfatiza somente o grupo
d) O líder demagogo procura através do uso do poder, da diversidade de características das pessoas e da bajulação de alguns liderados, obter a máxima popularidade na organização.
e) O líder democrático é aquele que praticamente divide a tarefa de liderança com seus funcionários. Ele incentiva a participação de seus liderados em todos os projetos da equipe. Mesmo que um profissional não esteja trabalhando em uma demanda específica, ele não só tem o direito de se envolver, opinar e dar sugestões, como é incentivado a isso.
-
Kurt Lewin orientou, na década de 1930, uma pesquisa que envolvia três grupos clássicos de crianças submetidas a lideranças diferentes: autocrática, democrática e liberal (laissez-faire).
Letra A.
-
Estudei muito esse assunto,mas não sabia o nome do teorico, fiz a questão por instinto.Agora nunca mais esqueço este nome!
-
OS TRÊS ESTILOS DE LIDERANÇA: Autocrático, Democrático e Liberal. (AuDeLi)
-
GABARITO LETRA A.
Autocrática, Democrática e Liberal.
-
Só um complemento:
A liderança liberal (laissez-faire) também é chamada de abdicrático.
Q778851 - Ano: 2017 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: EBSERH Prova: INSTITUTO AOCP - 2017
A liderança é uma conquista na qual o líder é aceito pela equipe em virtude da maneira como a conduz e como se relaciona com ela. Assinale a alternativa que apresenta como o líder pode ser no exercício da liderança, quando a situação permite que ele delegue decisões à equipe e ajude-a a implementá-las com sucesso.
E) Abdicrático. (GABARITO)
-
TEORIA SOBRE OS ESTILOS DE LIDERANÇA
Estudam a liderança em termos de estilos de comportamento do líder em relação aos seus subordinados. Enquanto a abordagem dos traços se refere àquilo que o líder é, a abordagem dos estilos de liderança se refere àquilo que o líder faz, isto é, seu estilo de comportamento para liderar. A teoria mais conhecida refere-se a três estilos de liderança:
1. Liderança autocrática: o líder centraliza as decisões e impõe suas ordens ao grupo. O comportamento dos grupos mostrou forte tensão, frustração e agressividade, e nenhuma espontaneidade, iniciativa ou formação de grupos de amizade. Embora aparentemente gostassem das tarefas, não demonstraram satisfação em relação à situação. O trabalho somente se desenvolvia com a presença física do líder. Quando ele se ausentava, as atividades paravam e os grupos expandiam seus sentimentos reprimidos, chegando a explosões de indisciplina e agressividade.
2. Liderança liberal: o líder delegava totalmente as decisões ao grupo e deixava-o completamente à vontade e sem controle algum. Embora a atividade dos grupos fosse intensa, a produção foi medíocre. As tarefas se desenvolviam ao acaso, com muitas oscilações, perdendo-se tempo com discussões por motivos pessoais e não relacionados com o trabalho. Notou-se forte individualismo agressivo e pouco respeito ao líder.
3. Liderança democrática: o líder conduzia e orientava o grupo e incentivava a participação democrática. Houve formação de grupos de amizade e relacionamentos cordiais entre os trabalhadores. Líder e subordinados desenvolveram comunicações espontâneas, francas e cordiais. O trabalho mostrou um ritmo suave e seguro, sem alterações, mesmo quando o líder se ausentava. Houve um nítido sentido de responsabilidade e comprometimento pessoal, além de uma impressionante integração grupal dentro de um clima de satisfação.
(A)
-
Para
resolução da questão
em análise, faz-se necessário o conhecimento de liderança, sendo mais
especificamente cobrado os estilos clássicos de liderança de Kurt Lewin.
Diante disso, vamos a uma breve explicação.
Fazendo uma
breve revisão da literatura aplica à gestão de pessoas, percebemos que os
conceitos sobre liderança estão divididos em três abordagens principais: traços
de personalidade, estilos de liderança
e situacional.
Nesta esteira,
dentro da abordagem de liderança chamada estilo de liderança, encontra-se a
teoria de Kurt Lewin, que versa sobre os estilos clássicos de liderança: autocrática, democrática e liberal
(laissez faire).
Segundo Ribas
(2015), na abordagem chamada estilos de liderança o foco ainda é o líder, mas,
neste caso, a liderança pode ser aprendida, ao contrário do preceituado na
teoria dos traços. (Ribas, 2015, p. 299).
Para o referido
autor, na liderança autocrática apenas o líder decide e fixa as diretrizes, sem
nenhuma participação do grupo. Já na liderança democrática as diretrizes são
debatidas e decididas pelo grupo, que é estimulado e orientado pelo grupo; por
fim, na liderança liberal o líder dá total liberdade ao grupo para tomar
decisões.
Dentro deste
contexto, a liderança democrática divide-se em dois tipos, descrito abaixo:
Democrático
consultivo: o líder incentiva a manifestação dos liderados para posteriormente
tomar sua decisão, ou seja, neste caso é o líder que decide após ouvir os liderados.
Democrático
participativo: o líder orienta sua equipe, porém são eles que decidem, conforme
as orientações transmitidas, ou seja, neste caso a decisão é em conjunto.
Por todo o exposto, a alternativa
correta é a letra “A", pois estabelece os três tipos de liderança baseadas nos
estudos de Kurt Lewin.
Fonte:
RIBAS, Andréia Lins. Gestão
de Pessoas para concursos. 3ª Ed. – Brasília: Alumnus, 2015.
Gabarito do Professor: Letra A.