-
GAB:C
Teoria do Reforço:
Estabelece que o comportamento do indivíduo será resultado de estímulos do ambiente (os reforços). A teoria do reforço não toma conhecimento do que se passa no “interior” da pessoa (como as emoções, expectativas, atitudes etc.), apenas o que acontece com o indivíduo quando ele age.
Reforço Positivo: Dar recompensa quando um comportamento desejado ocorre
Reforço Negativo:Retirar conseqüência negativa quando um comportamento desejado ocorre. (É do que trata a questão! Exemplo: Vc vai ficar trancado em um quarto estudando e só vai ter uma vida quando passar num concurso. Quando passar no concurso será tirada a punição(ficar trancado estudando) Isso seria um reforço negativo, retirar a parte ruim)
Punição:Aplicação de medida negativa quando um comportamento indesejado ocorre
Extinção:Retirada de recompensas positivas quando um comportamento indesejado ocorre.
Fonte minhas aulas: Carlos Xavier feat. Rennó
-
O nível cobrado nessa prova foi alto! Impressionada! Gente, a hora de passar é agora... vms lá...!
-
Resposta C
Para Skinner (2003, p.72) o reforço no “comportamento operante é contingente a uma resposta”
Existem duas formas de reforço que são: reforço positivo e reforço negativo.
Os eventos que se verifica serem reforçadores são de dois tipos. Alguns reforços consistem na apresentação de estímulos, no acréscimo de alguma coisa, por exemplo, alimento, água, ou contato sexual – à situação. Estes são denominados reforços positivos. Outros consistem na remoção de alguma coisa – por exemplo, de muito barulho, de uma luz muito brilhante, de calor ou de frio extremos, ou de um choque elétrico – da situação. Estes denominam reforços negativos. Em ambos os casos o efeito do reforço é o mesmo: a probabilidade da resposta será aumentada. (SKINNER, 2003, p. 81).
O reforço negativo embora tenha o mesmo objetivo do reforço positivo, isto é, reforçar um determinado comportamento, apresenta um estímulo aversivo, (diz-se que um estímulo é aversivo apenas quando sua remoção for reforçadora), ou seja, este elemento é adicionado ao ambiente e quando o comportamento desejado é alcançado o mesmo é retirado.
Fonte: http://www.cdn.ueg.br/source/jussara/conteudoN/1209/MONOGRAFIA_KALLEBI.pdf
-
Questão semelhante
FCC - 2017 - TRT11ª
Entre as diversas teorias que buscam explicar a dinâmica da motivação, algumas são classificadas como de conteúdo, sendo mais estáticas e descritivas, procurando explicar o que motiva o indivíduo. De outro lado, aquelas classificadas como teorias de processo procuram explicar como se dá o processo de motivação, tal como a Teoria
a) do Reforço, de Skinner, segundo a qual o reforço negativo é representado pela remoção de um evento punitivo (GABARITO).
-
Reforço negativo, ao contrário do que o nome pode sugerir, não éum estímulo que reduza a frequência do comportamento. É um estímulo aversivo; Aumenta a frequência do comportamento que consiste em retirar um estímulo aversivo do ambiente.
Exemplo de punição negativa ( retirar um estímulo reforçador do ambiente, como proibir uma criança de assistir televisão )
Exemplo de punição positiva ( inserir um estímulo aversivo - puxão de orelha )
Tanto os termos positivo ou negativo não indicam que o reforçamento é uma punição boa ou ruim e sim à retirada ou introdução de estímulos que podem aumentar ou diminuir a frequência de um dado comportamento. Quando o estímulo é introduzido em um reforço ou punição dizemos que é positivo e quando é retirado negativo.
-
Gabarito letra C.
TEORIA DO REFORÇO
Reforço Positivo: Dar recompensa quando um comportamento desejado ocorre;
Reforço Negativo:Retirar consequência negativa quando um comportamento desejado ocorre;
Punição: Aplicação de medida negativa quando um comportamento indesejado ocorre;
Extinção: Retirada de recompensas positivas quando um comportamento indesejado ocorre.
-
Outro exemplo de reforço negativo: Para a pessoa sonolenta que aperta o botão que desliga o barulho do despertador, o cessar do barulho irritante é um reforço negativo.
Fonte: Andreia Ribas.
-
Letra (c)
O reforço positivo dá-se de várias formas, tais como: premiações, promoções e até um simples elogio a um trabalho bem feito. São motivadores, visto que incentivam o alto desempenho.
O reforço negativo é capaz de fortalecer uma reação quando remove algum tipo de estímulo aversivo. Para uma pessoa sonolenta que aperta o botão que desliga o barulho do despertador, o cessar do barulho irritante é um reforço negativo.
É interessante observar que, ao contrário do uso popular, o reforço negativo não tem caráter punitivo, pois ele representa a remoção de um evento punitivo. Por outro lado, a punição é a apresentação de um castigo e consequente diminuição da possibilidade de o comportamento ocorrer novamente.
Ribas
-
Respondendo com um exemplo prático.
Reforço positivo: A mãe deu um play station pq o filho tirou notas altas na escola (Ele tava no 0 e foi pra 100)
Punição: Ele se comportou mal e a mãe dele deu uma surra nele (ele tava no 0 e foi pra -100)
Reforço negativo: Ela tirou ele do castigo de não jogar video game (ele tava no 0 e voltou para o 100)
Extinção: O pirralho aprontou de novo ela perdeu a paciência e quebrou o play station =/ (ele tava no 100 e voltou para o 0)
-
Segundo a Teoria do Reforço, o comportamento das pessoas pode ser influenciado e controlado através do reforço (recompensa) dos comportamentos desejados e ignorando as ações não desejadas (o castigo do comportamento não desejado deve ser evitado na medida em que tal contribuiria para o desenvolvimento de sentimentos de constrangimento ou mesmo de revolta). Skinner defende mesmo que o comportamento das pessoas pode ser controlado e informado por longos períodos de tempo sem que estas se apercebam disso, inclusivamente sentindo-se livres.
Uma técnica defendida por Skinner é a modificação do comportamento organizacional que consiste na aplicação da Teoria do Reforço aos esforços para a mudança nas organizações e assenta em dois princípios basilares: primeiro as pessoas atuam da forma que acham mais gratificante e recompensadora; segundo, o comportamento pode ser influenciado e determinado pela gestão das recompensas a ele associadas.
Classificação dos reforços
Skinner classifica os eventos reforçadores em:
POSITIVOS:Alguns reforços consistem na apresentação de estímulos, no acréscimo de alguma coisa à situação (por exemplo, alimento, água).
NEGATIVOS. Outros consistem na remoção de alguma coisa da situação (por exemplo, muito barulho, calor ou frio extremos, choque elétrico). Estes são denominados reforços negativos.
Em ambos os casos. O efeito do reforço é o mesmo: a probabilidade da resposta será aumentada.
Reforçadores
Existem segundo Skinner, reforçadores primários, secundários e generalizados. Como exemplo do primeiro, temos o alimento e o sexo. Ambos podem ser usados para aumentar a freqüência de uma resposta. Eles são reforçadores para a espécie, ou seja, apenas aqueles sensíveis a eles sobreviveram. No cotidiano temos uma mãe que só deixa o filho almoçar após ter terminado o dever de casa e um homem que após se reconciliar com a esposa, fazem sexo para comemorar.
-
Imaginem a seguinte situação. João gosta muito do biscoito Calipso. Ele vai ao mercado A, mas não o encontra. Vai ao supermercado B, mas não o encontra. FInalmente, o mercado C vende o tal biscoito. Qual será o comportamento de João nas próximas vezes em que ele quiser comprar o biscoito Calipso? Fará toda a maratona pelos mercados?!
Se a probabilidade de ir à loja C se tornar mais frequente/fortalecida ---> "Reforço".
Agora pensem noutra hipótese. Quando João chegou em casa, o biscoito Calipso estava com gosto de barata. Provavelmente, o comportamento de ele ir à loja C diminuirá. Quando a ocorrência de um comportamento diminuir/enfraquecer ---> "Punição".
Não confundam o conceito de "Punição" (da Teoria da Análise do Comportamento) com castigo.
-
Administração foi chatinha nessa prova, mas não foi pior que Gestão de Pessoas, essa sim uma matéria completamente idiota.
-
A teoria do reforço é uma teoria que faz previsões a fatores como qualidade e volume de trabalho, persistência do esforço, absenteísmo, impontualidade e índice de acidentes. A teoria não lida com estados internos como a motivação. Ela explica o comportamento como função de experiências recompensadoras anteriores ou histórico de reforço. O comportamento é uma resposta ao ambiente.
Punição positiva: comportamento seguido da apresentação de um estímulo aversivo, diminuindo a probabilidade daquele comportamento.
Punição negativa: comportamento seguido pela remoção de um estímulo apetitoso, diminuindo a probabilidade daquele comportamento.
[São formas de evitar que o comportamento indesejável se repita, por isso objetiva sempre diminuir o comportamento.]
Reforço Positivo: comportamento seguido da apresentação de um estímulo desejável, aumentando a possibilidade daquele comportamento.
Reforço Negativo: comportamento seguido da remoção de um estímulo aversivo, aumentando a probabilidade daquel comportamento.
[São formas de reforçar o comportamento desejável se repita, por isso objetiva aumentar o comportamento]
-
O pior é se virar moda as bancas colocarem essa matéria no conhecimento específico com P3
-
Gente, motivação cai no TRT 2?
Pelo menos no edital não pede.
-
Cai sim , Ricardo, no cursinho do estratégia concursos é a primeira aula .
-
Depende qual cargo você está prestando, Ricardo.
No TRT2 cai para Analista Área Administrativa (pelo menos, outros de analista não olhei).
Está na disciplina Gestão de Pessoas.
Para Técnico não cai.
-
Cai sim essa matéria para TJAA no TRT2, está incluso no tópico DIREÇÃO.
Teoria do Reforço de Skinner: recompensa e punição condicionam o comportamento do indivíduo. Os estímulos podem ser:
- Reforço Positivo: recompensar o comportamento desejado;
- Reforço Negativo: retirar consequência negativa após comportamento desejado;
- Punição: aplicar medida negativa após comportamento indesejado;
- Extinção: retirada de recompensa positiva após comportamento indesejado.
-
Alguém sabe dizer por que a D está errada?
D) "...o comportamento humano é pautado pela busca de satisfação de necessidades universais..." < De qual teoria vem isso? Maslow mesmo?
Obrigado e bons estudos!
-
-
up! resposta do Tiago Costa, porque quando retirar um estímulo aversivo é diferente de retirar uma consequência. Quero que os empregados fiquem até depois da hora: retiro a necessidade de trabalhar meio período no sábado.
-
Questão de pura interpretação!
-
Teoria do reforço – Skinner
A principal ideia desta teoria é de que o reforço condiciona o comportamento, sendo que este é determinado por experiências negativas ou positivas, de vendo o gerente estimular comportamentos desejáveis e desencorajar comportamento não agradáveis.
Reforço positivo – se dá de várias formas, tais como: premiações, promoções e até um simples elogio a um trabalho bem feito. São motivadores, visto que incentivam o alto desempenho.
Reforço negativo – é capaz de fortalecer uma reação quando remove algum tipo de estímulo aversivo. Para uma pessoa sonolenta que aperta o botão que desliga o barulho do despertador, o cessar do barulho irritante é um reforço negativo. Assim, não tem caráter punitivo, pois representa a remoção de um evento punitivo.
-
Eu costumo assimilar que o Skinner ver o ser humano como um cachorro:
Se fizer a coisa certa - Ganha um petisco.
Se fizer a coisa errada - É punido.
Tudo depende da ação do indivíduo (no caso, o cachorro) e dessa ação vai vir uma reação benéfica ou punitiva.
Reforço positivo: Eu dar um osso ao meu cachorro, pois ele me obedeceu e deu a patinha.
Extinção: Retirar o osso do meu cachorro, pois ele não me deu a patinha.
Punição: Eu prender o meu cachorro, pois ele não me deu a patinha
Reforço negativo: Eu soltar meu cachorro, pois ele me deu a patinha (Retirei a consequência negativa / punição)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Confira o meu material gratuito --> https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing
-
kkkkkk Vlw, SÉRGIO FARIAS!!! Super didático!
E eu perdendo tempo com a explicação slow motion da professora!
-
o reforço negativo não tem caráter punitivo, mas, ao contrário, consiste na remoção de um estímulo aversivo.
-
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Segio Farias... the best!
-
Sérgio Farias tivemos o raciocínio parecido a diferença é que fiz relação com nós seres humanos mesmo ou melhor, com uma criança e sinceridade achei mais fácil de memorizar:
Reforço positivo : te dou um prêmio (brinquedo) pq você se comportou;
Extinção: você se foi desobediente, por isso vou tirar seu prêmio;
Punição: por ter sido desobediente você vai pro castigo (cantinho da reflexão)
Reforço negativo: você agora vai sair do castigo. Porque cumpriu seu castigo.
:D :V
-
kkk....também pensei assim, Sérgio Farias.
-
De forma simples, REFORÇO sempre vai ser algo bom para o funcionário, sendo positivo ou negativa. O que não for REFORÇO é algo ruim. Então:
Reforço positivo: recompensa por comportamento/ atitude adequada por meio de algo positivo. Ex: elogio, aumento de salário, etc.
Reforço negativo: tiro uma consequência negativa para recompensá-lo. Ex: não precisa mais trabalhar ao sábados se bater a meta.
Extinção: extinguo uma recompensa que o funcionário já tem por conta de uma atitude negativa.
Punição: meto uma punição por conta de uma atitude negativa.
-
GAB: C
-
O reforçamento negativo não é um evento punitivo. É a remoção de um evento punitivo e utiliza de estímulos aversivos.
(C)
-
Questão super bacana para ficarmos atentos às palavras-chave dessa teoria, que também pode ser chamada de Teoria do Condicionamento Operante.
a) Errado. A punição não é estratégia de reforço, pois só comportamentos desejados são reforçados e a punição é uma consequência ruim dada a um comportamento indesejável.
b) Pessoal, todas as estratégias de Skinner motivam o indivíduo. Portanto, errado.
c) Verdadeiríssimo. Reforço comportamento positivo. Negativo Retirada de uma consequência negativa.
d) Pela teoria de Skinner, o reforço não é uma necessidade, e sim uma estratégia de motivação dos indivíduos.
e) Errado. O medo da perda de benefícios não é uma estratégia de reforço, e sim evitação.
Gabarito: C
-
GAB: LETRA C
Complementando!
Fonte: Prof. Stefan Fantini
Letra A: errada. Nada disso! A punição não é uma estratégia de reforço. Punição é uma coisa; reforço é outra coisa.
- ➪ Os reforços são utilizados após comportamentos desejáveis (reforço é algo “bom” para o funcionário).
- ➪ A punição, por sua vez, é utilizada após comportamentos indesejáveis (punição é algo “ruim” para o funcionário”)
Letra B: errada. Conforme vimos, existem 04 estratégias capazes de modificar/manipular o comportamento do indivíduo: reforço positivo, reforço negativo, punição e extinção. Portanto, todas essas estraté gias são capazes de “influenciar” o indivíduo a agir de determinada maneira (isto é, fazer com que o indivíduo aumente ou diminua sua vontade de repetir determinado comportamento).
Letra C: correta. Perfeito! De fato, o reforço negativo é algo “bom” para o funcionário. É utilizado após um comportamento desejável, utilizado para
aumentar a vontade do indivíduo de repetir aquele comportamento no futuro. Consiste na remoção de uma consequência negativa.
Letra D: errada. De acordo com Skinner, o reforço é uma estraté gia de “manipulação do comportamento”,
e não uma “necessidade”.
Letra E: errada. A “perda de um benefício” ou seja, a “retirada de uma consequência positiva” se refere à extinção (evitação).
- ➪ Lembre-se: Reforço é uma coisa; extinção é outra! Fique atento, pois a banca adora induzir o candidato a achar que “punição” e “extinção” são “tipos” de “reforço”. Não caia nessa!!!
- ➪ Reforço (positivo ou negativo) e extinção/punição são coisas diferentes, que não se confundem!