-
Shein (apud CHIAVENATO, 1999, p. 174) para ele toda cultura existe em três diferentes níveis de apresentação: artefatos, valores compartilhados e pressuposições básicas,
1. Artefatos – 1° níveis da cultura o mais superficial, visível e perceptível. São as coisas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização cuja cultura não lhe é familiar. Os símbolos,slogans , as histórias, os heróis, os lemas, as cerimônias anuais são também exemplos de artefatos.
2. Valores compartilhados – constituem o 2° nível da cultura são os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem.
3. Pressuposições básicas – constituem o terceiro nível da cultura organizacional, o mais íntimo, profundo e oculto. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes em que os membros da organização acreditam.
----------------------
GABARITO : LETRA B
- A MAIOR REVOLTA DE UM POBRE É ESTUDAR !!
-
O colega se confundiu. Gabarito B.
-
CULTURA - NÍVEIS FUNDAMENTAIS
Artefatos observáveis
- Mais superficial e visível
- Representados por:
-- tecnologia
-- prédios
-- instalações
-- produtos
-- serviços
-- disposição física
-- vestimentas
-- marca
-- maneiras como as pessoas se tratam
-- etc.
Valores
- Nem sempre visualizável com facilidade
- Camada intermediária
- Representados por:
-- valores
-- normas
-- ideologias
-- filosofias adotadas
-- etc
Pressupostos básicos
- Camada mais profunda
- Não é observável com facilidade
- Representados por:
-- crenças inconscientes
-- percepções
-- sentimentos
GABARITO LETRA B
-
Artefatos: Pra decorar com facilidade; é tudo aquilo que você consegue ver quando chega à organização. Uniformes do funcionários, divisão das salas, cadeiras, computadores.
-
>> Níveis fundamentais da CULTURA:
1. Artefatos Observáveis - tecnologias, prédios e instalações, produtos, serviços, disposição física, vestimentas, maneiras como as pessoas se trata,. etc.
2. Valores - valores, normas, ideologias, filosofias adotadas e documentadas de uma cultura, etc.
3. Concepções básicas/ pressupostos - constitui o nível mais profundo de entendimento da cultura organizacional (crenças inconscientes), percepções e sentimentos.
-
Assunto já cobrado pelo CESPE em outros carnavais.
Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: Banco da Amazônia Prova: Técnico Científico - Administração
Configura exemplo de artefato da cultura organizacional a hipótese de o Banco da Amazônia S.A. adotar como símbolo de sua instituição, nos documentos que emitir, a imagem de uma vitória-régia.
Gabarito: certo.
Ano: 2008 Banca: CESPE Órgão: MTE Prova: Administrador
A reunião anual que tradicionalmente é realizada pela diretoria para apresentar resultados e homenagear aqueles que alcançaram ou superaram as metas propostas pela organização pode ser citada como exemplo de artefato da cultura organizacional.
Gabarito: certo.
Ano: 2008 Banca: CESPE Órgão: FUB Prova: Administrador
Considere que determinado professor da UnB que propôs um novo modelo de ensino adotado pela universidade tenha passado a ser citado pelo seu trabalho como exemplo em diversos setores da universidade. Essa situação é um exemplo típico de artefato da cultura organizacional.
Gabarito: certo.
-
SLOGAN
Expressão concisa, fácil de lembrar, utilizada em campanhas políticas, de publicidade, de propaganda, para lançar um produto, marca etc.
Fonte: Web.
-
Cultura organizacional é um sistema de valores compartilhados pelos seus membros, em todos os níveis, que diferencia uma organização das demais. Quanto mais você entender a cultura da sua empresa, maior a chance de sobrevivência no mercado.
Slogans ou lemas
Os slogans ou lemas organizacionais constituem a expressão sucinta, versão resumida de uma cultura organizacional. Um slogan reproduz de modo geral um valor predominante na organização.
.
Símbolos, símbolos sociais, heróis
Os símbolos podem ser qualquer objeto, ato, evento, etc, que podem ter um significado reforçando os valores da organização. Um primeiro objeto produzido em uma empresa é guardado ao longo do tempo tem um efeito simbólico dos mais importantes pois esta associado aos fundadores aqueles que deram inicio a organização, que estruturam seus valores. O culto aos primeiros objetos, nas realidade é o culto aos valores mais fundamentais da organização e que estavam mais claros em seu inicio
-
Principais Elementos da Cultura Organizacional
As culturas organizacionais podem ser identificadas por elementos que forneçam interpretações para seus membros que os conduzirão no enfrentamento de problemas ou no desenvolvimento de ações rotineiras ou valores fundamentais aceitos naquela organização. Elementos mais citados na Cultura Organizacional:
Valores
Crenças
Ritos, rituais e cerimônias
Estórias e mitos
Linguagem
Lendas e sagas
Slogans ou lemas
Condutas de uma forma geral
Tabus
Símbolos, símbolos sociais, heróis
Hábitos
Normas e costumes
Comunicações
-
Níveis da cultura organizacional:
1º. Artefatos: Nível mais superficial e perceptível da cultura. É aquilo que podemos notar facilmente a partir do que as pessoas falam e como se comportam. Engloba os produtos, servicos, tipo de vestuário, símbolos, histórias, alimentos, vestimentas, lugares, mascotes, heróis, ritos, rituais, gestos, cerimônias, festividades, etc.
[...]
Recorte do livro Administração Geral e Pública - Giovanna Carranza
-
SERIA MAIS PRÁTICO VOCÊ TER ME AVISADO DÉBORA !! JÁ RETIFIQUEI O GABARITO GALERA !! GABARITO LETRA ''B''
-
Os artefatos : níveis de fácil visualização Rituais, festividades, cerimônias, lugares, expressões e etc.
Valores compartilhados : Nível intermediário de visualização (padrões orientadores de conduta)
Pressupostos básicos: Difícil de visualizar (padrões inconscientes)
Como a questão pediu artefatos de comunicação (seria algo fácil de ver e que se comunica algo) então letra B
-
Artefatos: Constituem o primeiro nível da cultura, o mais superficial, visível e perceptível. Artefatos são as coisas concretas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização. Incluem os produtos, serviços, e os padrões, de comportamento dos membros de uma organização. Quando se percorre os escritórios de uma organização, pode-se notar como as pessoas se vestem, como elas falam, sobre o que conversam, como se comportam, o que são importantes e relevantes para elas. Os artefatos são todas ou eventos que podem nos indicar visual ou auditivamente como é a cultura da organização. Os símbolos, as histórias, os heróis, os lemas, as cerimônias anuais são exemplos de artefatos.
-
SÃO ARTEFATOS tudo aquilo que é perceptível (Se ouve, se vê e se sente) na organização:
a) crenças e símbolos.
b) símbolos e slogans. ALTERNATIVA CORRETA
c) slogans e valores organizacionais.
d) código de vestimenta e crenças.
e) cerimônias organizacionais e valores organizacionais.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
CÓDIGOS de vestimentas = artefatos (são como os membros da organização se vestem, sua apresentação ao público) Ex: uniforme padrão atendente MC'Donalds;
CERIMÔNIAS organizacionais = artefatos (são enventos perceptíveis pelos membros da organização) Ex: premiação do funcionário do mês;
CRENÇAS podem ser conscientes ou inconscientes
CONSCIENTES = valores compartilhados
INCONSCIENTES = pressuposições básicas (+ obscuro da organização)
-
Artefatos:
São visíveis, superficiais e perceptÌveis.
Quando eu penso em “artefatos” penso em antiguidades de colecionadores, como vasos antigos, por exemplo, que nada mais são do que artefatos da cultura que os produziu. Representam o primeiro nÌvel da cultura organizacional. SÌmbolos, heróis , lemas, eventos da organizaçã, sao exemplos de artefatos. No caso da AMBEV, poderÌamos pensar nos treinamentos dados ao funcionario para vender cada vez mais e nos prêmios em dinheiro e em benefÌcios para funcionarios de alta performance.
Prof Carlos,estratégia concursos.
-
GAB: B
Os artefatos são facilmente percebidos por pessoas que não pertencem à organização.
(classificação dos níveis da cultura de acordo com Schein - OBS: SÃO 3 NÍVEIS, MAS COLOQUEI APENAS O QUE RESPONDE A ALTERNATIVA CORRETA.)
Artefatos – É o primeiro nível, o mais superficial. Basicamente, são todos os aspectos que percebemos assim que temos contato com uma organização. Dentro desse nível temos: os produtos, os padrões comportamentais, o vestuário, o espaço físico, os símbolos, os logotipos, a linguagem etc.
Rennó, Rodrigo
Administração geral para concursos / Rodrigo Rennó. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013
-
Pensem em um Iceberg:
O topo é o ARTEFATO, aquilo que pode ser visto facilmente.
A base, ou a parte mais profunda, são os PRESSUPOSTOS BÁSICOS, aquilo que não pode ser visto facilmente.
E o meio é a essencia da coisa - os VALORES.
-
Exemplos pra vc nunca mais esquecer:
Mc Donalds, você lembra do "M" (Símbolo) + a frase "amo muito tudo isso" (Slogan) [símbolos e slogans]
Marisa:você lembra daquela silhueta de mulher toda rosa (Símbolo) + a frase "de mulher pra mulher, marisa' (Slogan)
Banco Itaú: Lembra do quadradinho azul escrito Itaú (Símbolo) + a frase "feito pra você" (Slogan)
Riachuelo: você lembra daquele R todo azul (Símbolo) + a frase "feito pra você" (Slogan)
C&A: você lembra daquele "C&A" (símbolo) + a frase "abuse e use" (Slogan)
Rede Globo: você lembra do globo colorido "plim-plim" (Símbolo) + a frase "a gente se liga em você" (Slogan)
:)
-
GABARITO LETRA B.
Símbolos e slogans são artefatos de comunicação visíveis.
-
LETRA B CORRETA
O modelo de Schein é uma teoria de modelo de cultura organizacional e foi desenvolvido pelo psicólogo social Edgar Schein no começo dos anos 1980. Este modelo tornou-se então uma das influências para as teorias de Cultura Organizacional e se baseia na ideia de que a Cultura de uma organização existe em três diferentes níveis, sendo eles:
1- Artefatos: visíveis, superficiais e perceptíveis. Ex: símbolos, heróis, lemas, eventos...
2-Valores Compartilhados: não visíveis, enraizados, justificativas para comportamento. Geralmente explicitados na estratégia empresarial.
3-Pressuposições Básicas: que regem o pensamento, mais íntimo, profundo. Ex: crenças inconscientes, percepções, tabus, sentimentos...
-
Já vimos que o único nível plenamente visível é o de artefatos, consistindo em símbolos, histórias, vestimentas, códigos de conduta, slogans, cerimônias, rituais, etc. Então, a única alternativa que só possui exemplos de artefatos é a letra b). Portanto as alternativas que contém crenças (pressupostos básicos não visíveis) e valores organizacionais (também não visíveis) estão equivocadas.
Gabarito: B
-
LETRA B
A cultura de uma organização é expressa em níveis distintos e suas manifestações podem ser visíveis ou explícitas, ou invisíveis ou tácitas. São exemplos de artefatos de comunicação organizacional visíveis os símbolos e slogans.
-
Segundo Schein, a cultura organizacional possui três níveis de apresentação: 1) Artefatos; 2) Valores compartilhados; 3) Pressuposições básicas.
Artefatos: constituem o primeiro nível da cultura, o mais superficial e, portanto, o mais visível. Os artefatos são as coisas que se pode ver, ouvir e sentir quando se depara com uma organização. Os artefatos são os aspectos visíveis quando se percorre os escritórios de uma organização, como as pessoas se vestem, como elas falam, sobre o que conversam, como se comportam, quais são as coisas relevantes para elas.
Alternativa A. Errado. As crenças constam em níveis mais profundos da cultura organizacional.
Alternativa B. Certo.
Alternativa C. Errado. Os valores constam em níveis mais profundos da cultura organizacional.
Alternativa D. Errado. As crenças constam em níveis mais profundos da cultura organizacional.
Alternativa E. Errado. Os valores constam em níveis mais profundos da cultura organizacional.
Gabarito: B
-
-
GABARITO: LETRA B
1.Artefatos – É o primeiro nível, o mais superficial. Basicamente, são todos os aspectos que percebemos assim que temos contato com uma organização. Dentro desse nível temos: os produtos, os padrões comportamentais, o vestuário, o espaço físico, os símbolos, os logotipos, a linguagem etc.
2. Valores – Relacionados com a crença no que é certo ou errado dentro da organização. Existem em um nível consciente e são utilizados para explicar e justificar o comportamento dos integrantes. Podem ser percebidos nas histórias, nas lendas, na linguagem e nos símbolos.
3. Pressupostos Básicos – São as verdades inquestionáveis. São aqueles valores tão arraigados que nem são mais explicitados. São as fontes originais dos valores. É o nível mais profundo e difícil de ser mudado. Como os valores, podem ser percebidos nas histórias, nas lendas, na linguagem e nos símbolos.
FONTE: Administração Geral para Concursos ,Rodrigo Rennó.