SóProvas


ID
2565676
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-TO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os componentes da cultura organizacional que englobam as crenças e os princípios que orientam as decisões estratégicas da organização são definidos como

Alternativas
Comentários
  • Shein (apud CHIAVENATO, 1999, p. 174) para ele toda cultura existe em três diferentes níveis de apresentação: artefatos, valores compartilhados e pressuposições básicas,

     

    1. Artefatos – 1° níveis da cultura o mais superficial, visível e perceptível. São as coisas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização cuja cultura não lhe é familiar. Artefatos são todas aquelas coisas que, no seu conjunto definem e revelam uma cultura. Incluem produtos, serviços e padrões de comportamento dos membros de uma organização. Quando se percorre os escritórios de uma organização, pode-se notar como as pessoas se vestem, como elas falam, sobre o que conversam, como se comportam, quais as coisas que lhe são importantes e relevantes. Os artefatos são todas as coisas ou eventos que podem nos indicar visual ou auditivamente como é a cultura da organização. Os símbolos,slogans , as histórias, os heróis, os lemas, as cerimônias anuais são também exemplos de artefatos.

     

    2. Valores compartilhados – constituem o 2° nível da cultura são os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros. Em muitas culturas organizacionais, os valores são criados originalmente pelos fundadores da organização. Na DUPONT, muitos dos procedimentos e produtos são resultados dos valores atribuídos à segurança. É que a organização foi criada por uma fabricante de pólvora para armas e não é surpresa alguma que ele tenha procurado fazer esse trabalho com total segurança, são os traços fortes da cultura da DUPONT desde o tempo em que pólvora era o centro de seus negócios;

     

    3. Pressuposições básicas – constituem o terceiro nível da cultura organizacional, o mais íntimo, profundo e oculto. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes em que os membros da organização acreditam. A cultura prescreve "a maneira certa de fazer as coisas" na organização, muitas vezes, através de pressuposições não-escritas ou sequer faladas. Muitas empresas de cosméticos assumem previamente que toda estratégia de marketing deve focalizar a propaganda e promoções sobre seus produtos para aumentar a beleza das mulheres.

    ----------------------

    GABARITO : LETRA E  

    - A MAIOR REVOLTA DE UM POBRE É ESTUDAR !! 

  • GAB:E

    Valores : Não são visíveis,pois estão enraizados nas pessoas. Constituem o segundo nível da cultura organizacional e funcionam como justificativas para o seu comportamento.

  • A CULTURA é dividida em: ARTEFATOS, VALORES, PRESSUPOSTOS BÁSICOS.

    As crenças e os principios são VALORES.

  • Valores compartilhados: Observa que a banca não escreveu "compartilhados" para tentar dificultar. Valores compartilhados não é nada mais nada menos do que as ações dos colaboradores. EX: Não deixar nada fora do lugar, pois já sabem que o chefe irá chamar atenção,( princípios e crenças)

  • LEMBRAR:

     

    Artefatos

    Valores compartilhados

    Pressuposições básicas.

     

    Os artefatos constituem o primeiro nível da cultura, o mais superficial, visível e perceptível. São coisas concretas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização. Incluem os produtos, serviços e os padrões de comportamento dos membros de uma empresa: a forma como as pessoas se vestem, falam, sobre o que conversam, como se comportam, o que é importante e relevante para elas. Os símbolos, as histórias, os heróis, os lemas, as cerimônias anuais, são exemplos de artefatos.


    Já os valores compartilhados, que constituem o segundo nível da cultura, definem o que é importante para as pessoas e as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros e em muitas organizações são criados pelos próprios membros.


    As pressuposições básicas constituem o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes nas quais as pessoas acreditam. A cultura prescreve a maneira de fazer as coisas, adotada na organização, muitas vezes, através de pressuposições não escritas nem sequer faladas.

  •  a) símbolos. - Artefato físico

     b) missão 

     c) slogan. - Tipo de símbolo (artefato físico)

     d) marca. - Tipo de símbolo (artefato físico)

     e) Gabarito

  • LETRA E

     

    COMPLEMENTANDO:

     

     

    (Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: MI Prova: Administrador)


    Na cultura organizacional, os valores compreendem as crenças, os preconceitos, a ideologia e todos os tipos de atitudes e julgamentos compartilhados pelos integrantes da organização, a respeito de qualquer elemento, interno ou externo.(CERTO)

     

     

     

     

  • Valores compartilhados: Constituem o segundo nível da cultura. São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros. Em muitas culturas organizacionais os valores são criados originalmente pelos fundadores da organização.

  • CULTURA - NÍVEIS FUNDAMENTAIS

     

    Artefatos observáveis
            - Mais superficial e visível
            - Representados por:
                    -- tecnologia
                    -- prédios
                    -- instalações
                    -- produtos
                    -- serviços
                    -- disposição física
                    -- vestimentas
                    -- marca
                    -- maneiras como as pessoas se tratam
                    -- etc.

    Valores
            - Nem sempre visualizável com facilidade
            - Camada intermediária
            - Representados por:
                    -- valores
                    -- normas
                    -- ideologias
                    -- filosofias adotadas
                    -- etc

     

    Pressupostos básicos
            - Camada mais profunda
            - Não é observável com facilidade
            - Representados por:
                    -- crenças inconscientes
                    -- percepções
                    -- sentimentos

     

  • Valores compartilhados:

    Eles não são visÌveis, pois estão enraizados nas pessoas. Constituem o segundo nÌvel da cultura organizacional e funcionam como justificativas para o seu comportamento. Como ja vimos, o valor de agressividade e foco nos resultados È dominante na AMBEV. Os valores geralmente são explicitados na estratégia empresarial, representando aquilo que é importante para nortear a organizão no caminho para o sucesso.

    GABARITO:E

  • GAB: E

     

    Valores: Trata-se do que a empresa entende como atitudes primordiais para o sucesso. É tida como a essência da filosofia da empresa e promove o direcionamento comum aos funcionários. Temos como exemplo a credibilidade, a satisfação do cliente, a transparência etc.

    FONTE: Livo de GP, Andreia Ribas e Cassiano Salim.

     

  • A cultura, concebida como um conjunto de valores e crenças compartilhados pelos membros de uma organização, deve ser consistente com outras variáveis organizacionais como estrutura, tecnologia, estilo de liderança.

  • GABARITO E

    De acordo com  Schein (1990), a cultura organizacional apresenta três níveis: os artefatos observáveis, os valores e os pressupostos básicos

    2º NIVEL: . Valores compartilhados: Eles não são visíveis, pois estão enraizados nas pessoas. Constituem o segundo nível da cultura organizacional e funcionam como justificativas para o seu comportamento. Referem-se aos valores, normas, ideologias, filosofias adotadas e documentadas de uma cultura, etc.

     

    Valores compartilhados: É o segundo nível da cultura. São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros.

    Giovanna Carranza


     

  • Elementos da cultura, segundo Maximiano (2007): 

    Artefato: Componentes mais visíveis de uma cultura, compreendendo os veículos, a arquitetura, arranjo físico, as roupas e os produtos utilizados pelas pessoas.

    Tecnologia: Repertório de conhecimentos utilizados pela organização e pelos funcionários para resolver problemas e transformar conhecimento e experiência em recursos, produtos e serviços.

    Símbolos: Podem ser materiais ou não. Comportamentos e objetos dotados de significados e transmitem mensagens dentro da organização (linguagem, histórias, mitos, heróis – podem ser tanto personagens reais quanto imaginários, rituais, cerimônias e alguns elementos da arquitetura e vestuário).

    Valores: Os valores estão no íntimo da cultura. Crenças, preceitos, ideologias, preconceitos e julgamentos compartilhados sobre elementos externos ou internos.

    Resuminho...

    Questão sobre componentes da cultura organizacional (elementos, dimensões, níveis)

     

    Modelo do Iceberg (Chiavenato)

    Externo: (visível-formal): estrutura, estratégias, missão, visão, objetivos, políticas, regras, organogramas, cargos, tecnologia, etc.

    Submerso: (oculto-informal): percepções, sentimentos, costumes, valores, interações  informais, normas grupais, padrões de influencia e de poder, expectativas, relações afetivas, etc 

    Modelo de Schein

    Artefatos (superficial, observável)

    Valores compartilhados (justificativas da organização)

    Pressuposições básicas (pressupostos, inconsciente) 

    Modelo de Hofstede

    Símbolos

    Herois

    Rituais

    Valores 

    Modelo de Maximiano

    Artefatos

    Tecnologia

    Símbolos

    Valores 

    Modelo de Alves
    Material

    Psicossocial


    Ideológica

     

    Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: EMAP Prova: CESPE - 2018 - EMAP - Assistente Portuário - Área Administrativa

     

    Acerca da cultura organizacional, julgue o item seguinte. 

    Artefatos, tecnologia, símbolos e valores são componentes da cultura organizacional.

    Ø  ESTÁ CERTO

  • GABARITO: LETRA E.

    A CULTURA é dividida em: ARTEFATOS, VALORES, PRESSUPOSTOS BÁSICOS.

    As crenças e os princípios são VALORES.

  • LETRA E CORRETA

    O modelo de Schein é uma teoria de modelo de cultura organizacional e foi desenvolvido pelo psicólogo social Edgar Schein no começo dos anos 1980. Este modelo tornou-se então uma das influências para as teorias de Cultura Organizacional e se baseia na ideia de que a Cultura de uma organização existe em três diferentes níveis, sendo eles: 

    1- Artefatos: visíveis, superficiais e perceptíveis. Ex: símbolos, heróis, lemas, eventos...

    2-Valores Compartilhados: não visíveis, enraizados, justificativas para comportamento. Geralmente explicitados na estratégia empresarial.

    3-Pressuposições Básicas: que regem o pensamento, mais íntimo, profundo. Ex: crenças inconscientes, percepções, tabus, sentimentos...

  • Gabarito E

    MISSÃO/VALORES/VISÃO

    ·       Missão – a razão pela qual a empresa existe.

    ·       valores – princípios (éticos, crença...) que norteiam a conduta da empresa.

    ·       Visão - o que a empresa pretende alcançar no futuro.

  • LETRA E

    Níveis da Cultura

    A classificação mais conhecida dos níveis da cultura é a de Schein. De acordo com ele, a cultura existe em três níveis:

    Artefatos – É o primeiro nível, o mais superficial. Basicamente, são todos os aspectos que percebemos assim que temos contato com uma organização. Dentro desse nível temos: os produtos, os padrões comportamentais, o vestuário, o espaço físico, os símbolos, os logotipos, a linguagem etc.

    Valores – Relacionados com a crença no que é certo ou errado dentro da organização. Existem em um nível consciente e são utilizados para explicar e justificar o comportamento dos integrantes. Podem ser percebidos nas histórias, nas lendas, na linguagem e nos símbolos.

    Pressupostos Básicos – São as verdades inquestionáveis. São aqueles valores tão arraigados que nem são mais explicitados. São as fontes originais dos valores. É o nível mais profundo e difícil de ser mudado. Como os valores, podem ser percebidos nas histórias, nas lendas, na linguagem e nos símbolos. 

  • Segundo Schein, a cultura organizacional possui três níveis de apresentação: 1) Artefatos; 2) Valores compartilhados; 3) Pressuposições básicas. 

    O enunciado trata sobre “as crenças e os princípios que orientam as decisões estratégicas”. Assim, teríamos como possíveis respostas, os valores (razões pelas quais as pessoas fazem o que fazem) ou as pressuposições básicas (crenças ainda mais profundas, intrínsecas). Ao analisarmos as alternativas, verificamos que a única resposta disponível é a alternativa “E”, valores.

    Gabarito: E

  • GABARITO: LETRA E

    "Valores compartilhados: são os valores relevantes que se tomam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros." (CHIAVENATO, 2009)

    Ainda de acordo com Chiavenato (2009), os valores compartilhados são "justificações compartilhadas", nas quais identificam-se as filosofias, estratégias e objetivos. Os valores são norteadores comportamentais.

    De acordo com Ribas e Salim (2016), em relação aos elementos da cultura, é apresentada a seguinte definição de valores: "Trata-se do que a empresa entende como atitudes primordiais para o sucesso. É tida como a essência da filosofia da empresa e promove o direcionamento comum aos funcionários. Temos como exemplo a credibilidade, a satisfação do cliente, a transparência etc."

    FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. "Administração geral e pública." 2 ª edição. Elsevier, 2009. / RIBAS, A; SALIM. R. C.: Gestão de Pessoas para concursos”. 4ª edição. Alumnus. 2016

  • segue....