-
OUTRA QUESTÃO QUE AJUDA A RESPONDER :
Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: ANCINE Prova: Técnico em Regulação
Segundo o modelo de administração pública gerencial, o cidadão é tratado como contribuinte e não como cliente dos serviços prestados pelo Estado.
( ERRADO) .
O cidadão é tratado como CLIENTE DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO ESTADO ..
“Ver o cidadão como um cliente significa apenas dar-lhe a devida atenção, dedicar-lhe o respeito que ele não tem nas práticas
da administração pública burocrática, auto-referida, voltada para seu próprio poder.”
BRESSER PEREIRA , Luiz Carlos. (1998), Reforma do Estado para a Cidadania: A Reforma Gerencial Brasileira na Perspectiva Internacional. Brasília: ENAP; São Paulo: Editora. 34, p.122.
GABARITO : LETRA E
---------------
- A MAIOR REVOLTA DE UM POBRE É ESTUDAR .
-
LETRA E
Na definição de Bresser Pereira, a Administração Pública Gerencial manifesta as seguintes características básicas:
a) É orientada para os cidadãos e para a geração de resultados;
b) Pressupõe que os políticos e os funcionários públicos merecem grau limitado de confiança;
c) Baseia-se na descentralização e no incentivo à criatividade;
d) Utiliza o contrato de gestão como instrumento de controle dos gestores públicos.
-
A Administração Pública gerencial vê o cidadão como contribuinte de impostos e como cliente dos seus serviços. Os resultados das ações do Estado são considerados bons - não porque os processos administrativos estão sob controle e são seguros, como quer a Administração Pública burocrática, mas porque as necessidades do cidadão-cliente estão sendo atendidas.
Fonte: Administração Pública - Agustinho Paludo - 5ª Edição
-
contribuindo:
A administração pública gerencial vê o cidadão como o contribuinte de impostos e como cliente dos seus serviços. Os resultados da ação do Estado são considerados bons não porque os processos administrativos estão sob controle e são seguros, como quer a administração pública burocrática, mas porque as necessidades do cidadão-cliente estão sendo atendidas.
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública: provas e concursos. 4º edição. São Paulo: Manole, 2016. p.111
bons estudos
-
Características marcantes do novo modelo gerencial são: a demanda por maior autonomia aos gestores públicos (financeira, material e de recursos humanos), a definição clara de quais serão os objetivos que os gestores devem buscar, a descentralização administrativa, o incentivo à inovação, a maior flexibilidade, a preocupação com as necessidades dos “clientes”, o foco na qualidade dos serviços públicos e uma estrutura hierárquica mais achatada e flexível.
Estratégia Consursos. CGE/RO.
-
Resposta: E.
Vejamos uma questão anterior:
(CESPE – CNJ / TÉCNICO – 2013) De acordo com a administração pública gerencial, o servidor público trabalha para atender aos cidadãos, considerados consumidores e clientes, mediante a descentralização da decisão e das funções. (Certo)
-
A ADM PÚBLICA GERENCIAL FOCO O CIDADÃO COMO USUÁRIO DO SERVIÇO PÚBLICO, ENQUANTO QUE A ADM PRIVADO FOCO O CLIENTE.
-
Três modelos principais de administração pública emergem do modelo gerencial: o modelo gerencial puro, o com foco no consumidor (cliente-cidadão) e o orientado ao serviço público.
-
A administração pública gerencial, pensada por Bresser Pereira, pensa no cidadão como cliente dos serviços públicos. Ela é orientada para o cidadão e para a consecução dos resultados. Entre as suas principais características, encontra-se a descentralização nas tomadas de decisões e o incentivo a inovação. A busca por melhores resultados passa pelo controle de gastos através da assinatura, entre os órgão, de contrato de gestão.
-
Complementando:
A burocracia entra em crise juntamente com o Estado de Bem-Estar. Como soluções, são apresentados ao mesmo tempo o gerencialismo e o neoliberalismo.
-
GAB: E
A Administração Pública gerencial vê o cidadão como contribuinte de impostos e como cliente dos seus serviços. Os resultados das ações do Estado são considerados bons – não porque os processos administrativos estão sob controle e são seguros, como quer a Administração Pública burocrática, mas porque as necessidades do cidadão-cliente estão sendo atendidas.
FONTE: Augustinho Paludo, 2013.
-
GAB.:E
Não é a letra A porque a nova governança é orientada para os cidadãos e para a geração de resultados;
-
Modelo Gerencial Puro --> Taxpayer (contribuintes);
Consumerism --> Clientes / consumidores;
PSO (Public Service Orientation) --> Cidadãos-clientes.
MOREIRA, Elisabete de Abreu e Lima. Administração geral e pública. Salvador: Juspodivm, 2018.
-
A administração pública gerencial vê o cidadão como cliente.
E.
-
O modelo de administração gerencial evoluiu com o tempo e passou por três fases:
1 - Gerenciamento Puro (Managerialism) -> visava o aumento da eficiência e redução de custos;
2 - Consumerism -> visava a satisfação do cliente, objetivando a qualidade.
3 - Public Service Orientation -> visa a equidade, a justiça, a transparência e a participação popular.
-
Qual a diferença entre nova governança pública e modelo gerencial?
-
Modelo de Governança Pública: Estado mais pluralista, aceita uma participação maior da sociedade na formulação de políticas públicas, tornando as decisões menos técnicas e mais políticas;
Segundo Kooiman "A governança é um modelo horizontal de relação entre atores públicos e privados no processo de elaboração de políticas públicas".
-
A visão de cidadão enquadra-se dentro do modelo gerencial de Administração Pública, especificamente, no terceiro estágio desse modelo: Public Service Orientation (PSO).
Resposta: E
-
GABARITO: LETRA E
É a administração pública gerencial vê o cidadão como contribuinte e cliente dos seus serviços, sendo orientada para os cidadãos e para a geração de resultados.
-
E
-
-
A Administração Pública gerencial vê o cidadão como contribuinte de impostos e como cliente dos seus serviços. Os resultados da ação do Estado são considerados bons não porque os processos administrativos estão sob controle e são seguros, como quer a Administração Pública burocrática, mas porque as necessidades do cidadão/cliente estão sendo atendidas.
Fonte: Administração Geral e Pública
Giovanna Carranza 6º Edição
-
LETRA E
-
GABARITO: LETRA E
ACRESCENTANDO:
Nas orientações do Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado (1995) a administração pública gerencial emerge na segunda metade do século XX, como resposta, de um lado, à expansão das funções econômicas e sociais do Estado, e, de outro, ao desenvolvimento tecnológico e à globalização da economia mundial. A eficiência da Administração Pública - a necessidade de reduzir custos (engloba os funcionários públicos) e aumentar a qualidade dos serviços, tendo o cidadão como beneficiário - torna-se então essencial.
FONTE: Prof. Heron Lemos