SóProvas


ID
2565919
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-TO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Caso se concentre em um mercado específico, regional ou de nicho, uma organização adotará a estratégia genérica de

Alternativas
Comentários
  • Michael Porter, no livro Estratégia Competitiva, trata algumas formas de as indústrias manterem-se ativas e em condições de competir em um mercado cada vez mais acirrado.

    Nessa obra, trata do que chama de Três Estratégias Genéricas (PORTER, 1996, p.49). São elas:

    *Liderança no custo total *  Diferenciação  * Enfoque

     

    Na liderança no custo total, trata das alternativas de redução do custo das operações para atingir o sucesso no mercado. 
     

    Na diferenciação, faça da criação de "algo que seja considerado único ao âmbito de toda a indústria [tida como área de atuação da organização, nicho de mercado]". Cita as formas de atingir esse objetivo e fala inclusive da possibilidade de incremento nos valores finais dos produtos como resultado da exclusivade deles. Como exemplos, produtos Apple e carros Porche ou Aston Martin.

    Por último, fala do enfoque, que trata de selecionar um grupo de consumidores, um nicho de mercado para atuar. Você pode reduzir os custos ou produzir exclusivamente para eles, atendendo uma demanda reprimida. Ex.: produtos para diabéticos ou para pessoas canhotas.

     

    ----------------------------------

    GABARITO : LETRA B

    ----------------------------------

     

    - A MAIOR REVOLTA DE UM POBRE É ESTUDAR !! 

  • Gabarito: B

     

    LIderança em Custo

    Foco

    Diferenciação

     

    LI FODI

     

    Porter (2004) ressalta que, para se ter sucesso frente às cinco forças competitivas, que são os fornecedores, entrantes potenciais, compradores, substitutos e concorrentes, existem três estratégias genéricas, que podem ser usadas isoladas ou em conjunto, para criar uma posição defensável em longo prazo e ultrapassar os concorrentes. Essas estratégias genéricas são a liderança em custo, a diferenciação e o enfoque

     

    A liderança em custo implica a produção e comercialização de grandes volumes de produtos ou serviços. Assim, para ter sucesso, necessitam de instalações em escala eficiente, forte redução de custos, controle rigoroso das despesas e custos gerais, não permitindo o não pagamento de clientes, e minimização dos custos em setores, como força de vendas, publicidade, etc. Baixar o custo em relação ao valor que os clientes pagam pelos produtos ou serviços torna-se o tema principal de toda estratégia, embora as outras áreas não possam ser ignoradas (PORTER, 2004). 

     

    Por outro lado, a estratégia genérica de diferenciação consiste em diferenciar o produto ou o serviço ofertado pela organização, instituindo algo que seja avaliado como exclusivo no âmbito de toda indústria. A metodologia para caracterização pode assumir muitas formas, como projeto ou imagem da marca, tecnologia, peculiaridades, serviços sob encomenda, rede de fornecedores ou demais dimensões. 

    Adverte-se que a estratégia de diferenciação não admite que a organização ignore os custos, porém eles não são o principal o alvo estratégico (PORTER, 2004). 

     

    Por fim, o enfoque consiste em selecionar-se em certo conjunto de compradores um segmento da linha de produtos ou um mercado geográfico como alvo. Assim, o enfoque pode admitir diversas formas. Para desenvolver a política funcional é levado em consideração que a estratégia de enfoque propende atender muito bem o alvo determinado. O enfoque amplificado expressa que a organização tem uma posição de baixo custo com seu alvo estratégico, elevada diferenciação, ou ambas (PORTER, 2004). 

    http://ojs.fsg.br/index.php/livrosdigitais/article/viewFile/337/316

  • GAB. B 

     

    ESTRATÉGIAS GENÉRICAS DE PORTES: são métodos para superar os concorrentes em algum setor ou indústria. São elas: 

     

    1. ENFOQUE: estratégia genérica é enfocar um determinado GRUPO COMPRADOR, um segmento da linha de produtos, ou um mercado geográfico (PALAVRAS-CHAVE: foco em um grupo, foco em uma linha de produtos, foco em um mercado).

     

    2. LIDERANÇA NO CUSTO TOTAL:  CUSTO BAIXO EM RELAÇÃO AOS CONCORRENTES, torna-se o tema central de toda a estratégia, embora a qualidade, a assistência e outras áreas não possam ser ignoradas (PALAVRAS-CHAVE: diminuição de custos, menores custos e custo baixo).

     

    3. DIFERENCIAÇÃO: Consiste em DIFERENCIAR o PRODUTO ou o SERVIÇO  oferecido pela empresa, criando algo que seja considerado ÚNICO no âmbito de toda a indústria (PALAVRAS-CHAVE: produtos/ serviços únicos e produtos / serviços exclusivos).

     

    Bons estudos.

  • ENFOQUE/ CONCENTRAÇÃO 

  • LETRA B

     

    Macete : A ESTRATÉGIA DE PORTER É LI FODer nesses concursos kkk


     

    LIderança em Custo

    Foco (Enfoque)

    Diferenciação

     

     

    Q106631 A estratégia relativa ao enfoque consiste na escolha de um segmento de mercado e na concentração nesse segmento.


     

    Q106631 As estratégias classificam-se em três categorias: diferenciação, liderança da inovação e diversificação. [ERRADA]

  • Estratégias Genéricas de Porter 

     

    ☆ Liderança em CUSTOS - busca-se posição de baixo custo que seus concorrentes;

     

    ☆ DIFERENCIAÇÃO - busca vantagem conpetitiva com produtos com características únicas; com valor agregado;

     

    ☆ ENFOQUE, FOCO ou NICHO - foco em pequenos mercados (seja geográfico, produto ou clientela) de modo a conseguir uma vantagem específica naquele mercado/ segmento. 

     

     

    Liderança em CUSTOS e DIFERENCIAÇÃO = todo o mercado

    ENFOQUE, FOCO ou NICHO = atinge somente um segmento

     

     

    PDF Estratégia.

  • ENFOQUE

  • Resposta:Letra B

    ---------------------------

    ~ Foco.Segundo Porter, a estratégia do foco (também chamada estratégia da concentração ou do nicho) consiste em escolher um nicho ou segmento do mercado e concentrar-se nele. Por exemplo, digamos que a minha empresa quer se especializar em serviços turísticos apenas para idosos; essa seria uma estratégia de nicho. Outro exemplo pode ser escrever um livro apenas para concurseiros da área fiscal. A estratégia, portanto, é ser o melhor e tirar o máximo proveito de mercados ou produtos e serviços.

    ---------------------------

    FONTE:APOSTILA DE ADMINISTRAÇÃO GERAL / PROF. GIOVANNA CARRANZA