SóProvas


ID
2567722
Banca
FCC
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      É compreensível imaginar que, dentro do contexto de uma arte de tantos séculos como o teatro, o clichê “nada se cria, tudo se copia” já seja uma máxima. Alguns estudiosos da dramaturgia dizem que tal frase é perfeitamente aplicável. O curioso, no entanto, é constatar a rapidez com que o cinema, que tem menos de 120 anos de vida, tem incorporado essa máxima.

      No século 21, é em Hollywood que essa tendência aparece com maior força. Praticamente todos os sucessos de bilheteria da indústria cinematográfica norte-americana são adaptações de quadrinhos, livros, videogames ou programas de TV que fizeram sucesso. A indústria da adaptação tornou-se tão forte que existe uma massa de escritores com contratos fixos com alguns estúdios, o que significa que escrevem obras literárias já pensando em sua adaptação para o cinema. O roteiro original, portanto, tornou-se um artigo de luxo no cinema norte-americano.

      Em Hollywood, tal fenômeno é compreensível. A razão para que haja uma alta sem precedentes das adaptações é o medo do risco em tempos de crise econômica, que faz com que os estúdios apostem em histórias já testadas e aprovadas por leitores. Essa estratégia, apesar de não garantir êxito de bilheteria, reduz o risco de apostar todas as fichas em histórias inéditas.

      No Brasil, as adaptações também viraram moda, uma vez que, nos primeiros anos do século 21, os filmes mais comentados vieram de livros e outras formas de expressão artística.

(Adaptado de: BALLERINI, Franthiesco. Cinema Brasileiro no Século 21: reflexões de cineastas, produtores, distribuidores, exibidores, artistas, críticos e legisladores sobre os rumos da cinematografia nacional. Edição digital. São Paulo: Summus Editorial, 2012) 

Considerando-se o contexto, identifica-se relação de causa e consequência, respectivamente, entre:

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

     A razão> CAUSA para que haja uma alta sem precedentes das adaptações é o medo do risco em tempos de crise econômica, que faz com que → CONSEQUÊNCIA os estúdios apostem em histórias já testadas e aprovadas por leitores.

  • LETRA A

     

    FALOU EM CAUSA E CONSEQUÊNCIA LEMBRE LOGO : O FATO DE (CAUSA) FAZ COM QUE( CONSEQUÊNCIA)

     

    O FATO DE temerem o risco em tempos de crise econômica FEZ COM QUE o número de roteiros adaptados no cinema norte-americano aumentasse.

     

    Galera, criei um perfil no instagram voltado para publicar os meus macetes , dicas e em breve venda dos meus materiais. Sigam aí @qciano. Abraço e bons estudos!

  • causa e consequencia... 

     

    TENDO EM VISTA issso ---- FEZ COM QUE isso

     

    TENDO EM VISTA que eu estudei, EU PASSEI.

  • a)

    TENDO EM VISTA o temor do risco em tempos de crise econômica // FEZ COM QUE o aumento dos roteiros adaptados no cinema norte-americano.  = CORRETO. 

     b)

    a escassez de roteiros originais no cinema norte-americano // o temor do risco em tempos de crise econômica. -> AQUI ACHO QUE HOUVE UMA INVERSAO. No caso, ai supra ta CONSEQUENCIA e CAUSA.

     c)

    o aumento dos roteiros adaptados no cinema norte-americano // a garantia de sucesso nas bilheterias dos cinemas. " Essa estratégia, apesar de não garantir êxito de bilheteria, reduz o risco de apostar todas as fichas em histórias inéditas.

     d)

    o fortalecimento da indústria da adaptação no cinema // a criação da máxima “nada se cria, tudo se copia”.  - O CONTRARIO TAMBEM

     e)

    a moda das adaptações no Brasil // o fato de os filmes mais conhecidos terem vindo de obras literárias.  - SEM SENTIDO. A MAIS ERRADA.ACHO QUE TA INVERTIDA.

  • MUUITO BOA A DICA DOS COLEGAS

     

     

    RELAÇÃO DE CAUSA - CONSEQUÊNCIA, LOGO SE DEVE PENSAR:  O ATO DE . . . FEZ COM QUE . . .

     

     

    A DÚVIDA DA QUESTÃO ESTARIA ENTRE OS ITENS ''A'' E '''C'' QUE SIM, ESTÃO EM RELAÇÃO DE CAUSA - EFEITO ( AS DEMAIS NÃO TEM NADA A VER COM CAUSA - EFEITO ) 

     

     

    NO ENTANTO, COMO O BRUNO DESTACOU, OCORRE UM ERRO DE  CONTRADIÇÃO NO ITEM C. UMA VEZ QUE NÃO OCORRE ESSA GARANTIA DE SUCESSO NAS BILHETERIAS, APENAS REDUZ O RISCO DE APOSTAR TODAS AS FICHAS EM MATÉRIAS INÉDITAS.

     

     

    FUNDAMENTO DESSA CONTRADIÇÃO:

     

    ''...Essa estratégia, apesar de não garantir êxito de bilheteria, reduz o risco de apostar todas as fichas em histórias inéditas...''

     

    ( 2ª LINHA DO 3ª PARÁGRAFO )

     

     

     

    GAB A

  • A resposta está bem explícita no texto. 

    A razão para que haja uma alta sem precedentes das adaptações é o medo do risco em tempos de crise econômica.

    Gabarito A.

  •  

    TENDO EM VISTA  (Causa) FEZ COM QUE ( consequência)

  • Bem que a FCC poderia indicar os parágrafos das assertivas.

  • nossa!tem que ler com muita atenção e maior paciencia para procurar no texto a frase com a ideia.

  • GABARITO A.

    O FATO DE temerem o risco em tempos de crise econômica FEZ COM QUE o número de roteiros adaptados no cinema norte-americano aumentasse.

    Aprendi com os amigos aqui do QC!

    Essa Arenildo não sabe rsrs

  • Fato de (causa)... faz com que (consequências)
  • Caraca! Fiquei um tempão procurando oq a questão pediu.

    Se eu estivesse no dia dessa prova, gastaria um tempo só nela.

    Crredo. Até entender o q a questão pediu, fiquei ROUND AND ROUND nela. Meo deos.

    GAB A

     

    A razão para que haja uma alta sem precedentes das adaptações é o medo do risco em tempos de crise econômica

    Raciocinei tipo assim

    O MEDO (causa)... FEZ COM Q HOUVESSE UMA ALTA DAS ADAPTAÇÕES (conseq)

    FOI ASSIM QQ CHEGUEI NA A.

  • LETRA A

     "razão para que haja uma alta sem precedentes das adaptações é o medo do risco em tempos de crise econômica, "
    TERCEIRO PARÁGRAFO.

    ou seja: 

    CAUSA: o temor do risco em tempos de crise econômica 

    CONSEQUÊNCIA: o aumento dos roteiros adaptados no cinema norte-americano.

  • Esse negócio de "O fato de... faz com que" nunca funcionou para mim.

    Se for pensar dessa forma, a letra C também aceita a forma sugerida.

     

    O fato de haver  aumento dos roteiros adaptados no cinema norte-americano fez com que houvesse a garantia de sucesso nas bilheterias dos cinemas.

     

    Não dá, bicho! Relação de causa e consequência eu nem olho mais. =/

  • Indo no texto facilita a compreensão das alternativas

  • 15/02/19 respondi certo.

  •  Porque o temor do risco em tempos de crise econômica / Então o aumento dos roteiros adaptados no cinema norte-americano. 

  • Precisa ler o texto para responder essa questão. Tem mais alternativas que apresentam causa/consequência. Porém, não tem respaldo no texto.

  • Tipo de questão que dá vontade de ir na FCC e tacar fogo em tudo lá! Custa colocar a poha da linha? Melhor coisa é deixar essa para o final

  • Gab.:A

    "A razão para que haja uma alta sem precedentes das adaptações é o medo do risco em tempos de crise econômica, que faz com que os estúdios apostem em histórias já testadas e aprovadas por leitores."

    Parágrafo 3º do texto.

  • Sem ler o texto não dá para responder.