SóProvas


ID
2567929
Banca
FCC
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A mudança é um aspecto da inovação nas organizações abordado de forma central no âmbito do desenvolvimento organizacional. As ações de desenvolvimento organizacional relacionadas com os processos de mudança englobam, por exemplo, a retroação de dados, que corresponde

Alternativas
Comentários
  • Retroação de dados: É também denominada técnica de levantamento e suprimento de informações. É uma técnicaa de mudança de comporrtamento que parte do princípio de que, quanto mais dados cognitivos o indivíduo receber, tanto maior será sua possibilidade de organizar os dados e agir criativamente. A retroação de dados (feedback de dados) ou realimentação de dados proporciona aprendizagem de novos dados a respeito de si mesmo, dos outros, dos processos grupais ou da dinâmica de toda a organização - dados que nem sempre são levados em consideração.

    Fonte:Gestão de Pessoas para Concursos, Andreia Ribas e Cassiano Salim, 3ª edição, página 408

  • LETRA C

     

    Retroação de dados é uma técnica de mudança de comportamento que parte do princípio de que quanto mais dados cognitivos o indivíduo recebe, tanto maior será a sua possibilidade de organizar os dados e agir criativamente. A retroação de dados proporciona aprendizagem de novos dados a respeito da própria pessoa, dos outros, dos processos grupais ou da dinâmica de toda a organização - os quais nem sempre são levados em consideração.

     

     Análise transacional é uma técnica destinada a indivíduos e não a grupos, pois analisa as transações e o conteúdo das comunicações entre as pessoas. Ela ensina as pessoas a enviarem mensagens claras e ágeis e darem respostas naturais e razoáveis, reduzindo os hábitos destrutivos de comunicação - os chamados "jogos" - nos quais o significado das mensagens fica obscurecido. O objetivo é fazer com que as pessoas reconheçam o contexto de suas comunicações para torná-las mais abertas e honestas e endereçar as suas mensagens.

     

    Fonte: Introdução à teoria geral da administração. 7ªed. Idalberto Chiavenato


     

     

    Processo de Mudança:
    A Mudança significa a passagem de Um Estado para outro diferente. É a Transição de uma Situação para Outra. A Mudança Envolve Transformação, Interrupção, Perturbação, Ruptura, dependendo da sua Intensidade. Ela possui um processo composto de 3 Etapas:
     

    1.       Descongelamento: significa a fase inicial da mudança, na qual as velhas ideias e práticas são derretidas, abandonadas e desaprendidas. O descongelamento significa a percepção da necessidade de mudança.
    2.      Mudança: é a etapa em que novas ideias e práticas são experimentadas, exercitadas e aprendidas. A mudança envolve 2 aspectos: a identificação (processo pelo qual as pessoas percebem a eficácia da nova atitude ou comportamento e a aceita) e a internalização (processo pelo qual as pessoas passam a desempenhar novas atitudes e comportamentos como parte de seu padrão normal de comportamento). Essa é a etapa da implementação da mudança.
    3.      Recongelamento:a etapa final em que as novas ideias e práticas são incorporadas definitivamente no comportamento. O recongelamento requer 2 aspectos: o apoio (é o suporte através de recompensas que mantém a mudança) e o reforço positivo (é a prática proveitosa que torna a mudança bem-sucedida). Essa é a etapa da estabilização da mudança.

     

    Galera, criei um perfil no instagram voltado para publicar os meus macetes , dicas e em breve venda dos meus materiais. Sigam aí @qciano. Abraço e bons estudos!

  • Retroação: o DO proporciona informação de retorno e retroação às pessoas para terem dados concretos que fundamentem suas decisões. A retroação fornece informação de retorno sobre comportamento e encoraja as pessoas a compreenderem situações em que estão envolvidas e a tomarem ações autocorretivas para serem mais eficazes nessas situações. CHIAVENATO

  • A questão fala de feedback

  • Retroação de dados = feedback. 

     

    Feedback é o processo de AJUDA MÚTUA para mudanças de comportamento, por meio da comunicação verbalizada ou não, entre duas pessoas ou entre pessoa e grupo. Tem o intuito de passar informações de como certa atuação afeta ou é percebida pelo outro e vice-versa.
    Tem como função AJUDAR O OUTRO A FAZER ALGO DE FORMA DIFERENTE NO FUTURO, melhorar habilidades e comportamentos. O feedback leva a pessoa a uma melhor integração com o grupo, aumentando a satisfação dentro deste. 

    Fonte: Ribas e Salim, 2013. Gestão de Pessoas para Concursos. Página 484.

     

    Analisando a questão:

     

    (...) retroação de dados, que corresponde:

    a) ao descongelamento, assim entendido como a fase inicial do processo de mudança, no qual as antigas práticas são abandonadas. O conceito está correto, de acordo com o Modelo de Três Etapas de Kurt Lewin, que corresponde à teoria sobre Mudança Organizacional. CONTUDO, o feedback não é isso. Alternativa errada.

     

    b) à denominada análise transacional, que visa ao autodiagnóstico das relações interpessoais presentes no processo. o feedback não se relaciona a AUTODIAGNÓSTICO, mas sim à opinião de outra pessoa sobre algo relacionado a você/ao grupo. Ver conceito de Análise Transacional no comentário de Cassiano. Alternativa errada.

     

    c) a uma técnica de mudança de comportamento que proporciona aprendizagem de novos dados a respeito de si mesmo, do grupo ou da dinâmica de toda a organização. Correto. Com o feedback é possível perceber pontos que as outras pessoas identificam em seu trabalho, comportamento, etc, mas que você talvez não perceba ou não leve em consideração.

     

     d) ao recongelamento, ou etapa final do processo de mudança, no qual ocorre a integralização e estabilização das mudanças. Semelhante à justificativa da A.

     

     e) ao diagnóstico preliminar à implementação do processo de mudança, efetuado pela aplicação de um questionário para identificar os principais erros da organização. Não necessariamente é feito pela aplicação de um questionário, pode ser feito verbalmente.

     

    Qualquer erro é só falar!

  • Complementando o assunto:

     

    O desenvolvimento organizacional (DO) é um desdobramento da teoria comportamental, em direção à abordagem sistêmica. Seu maior objetivo é: mudança e flexibilização (da organização, ambiente, etc.). Tornar o mecânico em orgânico.

    Usa do estudos de Kurt Lewin (descongelamento, mudança, recongelamento) para diagnóstico e promoção da mudança.

    É um programa cujos resultados só são vistos a longo prazo, numa organização. É uma técnica de resolução de problemas através do trabalho em equipe, sendo uma forma de reflexibilização (resposta às mudanças).

     

     

    Técnicas de Desenvolvimento organizacional

    Treinamento de sensitividade (intervenção intrapessoal)

    Análise Transacional (intervenção interpessoal)

    Consultoria de procedimentos (intervenção intragrupal)

    Desenvolvimento de equipes (intervenção intragrupal)

    Reunião de confrontação (intervenção intergrupal)

    Retroação de dados (intervenção intraorganizacional)

  • As ações de desenvolvimento organizacional relacionadas com os processos de mudança englobam, por exemplo, a retroação de dados, que corresponde  a uma técnica de mudança de comportamento que proporciona aprendizagem de novos dados a respeito de si mesmo, do grupo ou da dinâmica de toda a organização. 

  • Retroação de dados (feedback de dados): é uma técnica de mudança de comportamento que parte do princípio de que quanto mais dados cognitivos o indivíduo recebe, tanto maior será a sua possibilidade de organizar os dados e agir criativamente. A retroação de dados proporciona aprendizagem de novos dados a respeito de si mesmo, dos outros, dos processos grupais ou da dinâmica de toda a organização - dados que nem sempre são levados em consideração. A retroação refere-se às atividades e processos que refletem e espelham a maneira pela qual uma pessoa é percebida ou visualizada pelas demais pessoas. Requer intensa comunicação e um fluxo adequado de informações dentro da organização para atualizar os membros e permitir que eles próprios possam conscientizar-se das mudanças e explorar as oportunidades que geralmente se encontram encobertas dentro da organização.

    As técnicas de DO são geralmente aplicadas em uma seqüência definida conforme a figura abaixo. O ponto de partida é melhorar inicialmente a sensibilidade intrapessoal para posteriormente melhorar e incentivar os seus relacionamentos interpessoais. A seguir, inicia-se a formação e desenvolvimento de equipes com técnicas intragrupais, às quais se seguem as técnicas intergrupais necessárias para integrar as diferentes equipes entre si e, mais adiante, as técnicas intraorganizacionais para definir os objetivos organizacionais a serem alcançados mediante o trabalho conjunto e coordenado das diferentes equipes envolvidas. As evidências mostram que as mudanças que enfatizam as pessoas e a organização como um todo são mais profundas e eficazes. No fundo, o DO representa um verdadeiro mutirão de esforços conjuntos para mudar a organização através da mudança de atitudes e comportamentos das pessoas que nela trabalham. Uma verdadeira mudança de mentalidade como o meio mais eficaz de mudar a organização inteira.

     

    http://www.ebah.com.br/content/ABAAABdS4AD/desenvolvimento-organizacional-ii?part=3

  • dava para acertar pela lógica

  • GAB: C.

     

    DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

     

    >> TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO:

    Os agentes de mudança utilizam uma ou várias abordagem de DO para fazer intervenções na organização. As técnicas de DO podem ser assim classificadas:
     

     

    I.    Para o indivíduo:

    Treinamento da Sensitividade (aumentar sua sensibilidade quanto a suas habilidades de relacionamento interpessoal).

     

    II.    Para duas ou mais pessoas:

    Análise Transacional (visa ao autodiagnóstico das relações interpessoais).

     

    III.    Para Equipes ou grupos:

    Consultoria de procedimentos (provocar intervenções sobre a equipe no sentido de torná-la mais sensível a seus processos internos de estabelecer metas e objetivos, tomar decisões, participação, sentimentos, liderança, confiança e criatividade).

     

    IV.    Para Relações intergrupais:

    Reuniões de confrontação (cada grupo se autoavalia, bem como avalia o comportamento do outro).

     

    V    Para a organização como um todo:

    Retroação de dados (quanto mais dados cognitivos o indivíduo receber, tanto maior será sua possibilidade de organizar os dados e agir criativamente).

  • Retroação vem de retroagir, então a opção "a uma técnica de mudança de comportamento que proporciona aprendizagem de novos dados a respeito de si mesmo, do grupo ou da dinâmica de toda a organização"  dava margens para o candidato, visto que, a ideia seria retroalimentar indivíduos com informações a respeito deles mesmos e que, à princípio, seriam desconhecidas. 

     

    Resposta: Letra C. 

     

  • Dúvida!

     

    Colegas, alguém saberia qual seria a diferença da análise transacional para a retroação de dados? A análise transacional teria foco nas pessoas (relacionamentos interpessoais) e a retroação na organização?

  • a resposta está nesse site http://www.ebah.com.br/content/ABAAABdS4AD/desenvolvimento-organizacional-ii?part=3

     

    Retroação de dados (feedback de dados): é uma técnica de mudança de comportamento que parte do princípio de que quanto mais
     dados cognitivos o indivíduo recebe, tanto maior será a sua possibilidade de organizar os dados e agir criativamente.
    A retroação de dados proporciona aprendizagem de novos dados a respeito de si mesmo, dos outros, dos processos grupais ou
     da dinâmica de toda a organização - dados que nem sempre são levados em consideração. A retroação refere-se às atividades
     e processos que refletem e espelham a maneira pela qual uma pessoa é percebida ou visualizada pelas demais pessoas.
    Requer intensa comunicação e um fluxo adequado de informações dentro da organização para atualizar os membros e permitir
    que eles próprios possam conscientizar-se das mudanças e explorar as oportunidades que geralmente se encontram encobertas
     dentro da organização.

  • Aff meu Deus !

    Mais um a postar mensagens otimistas. Gente, por favor, nao postem aqui !!

    Isso nao está agregando conhecimento e aprendizando para ninguem. Todo mundo que está aqui tem objetivos e o tempo é precioso. 

    Por favor poste em outros canais, mas não aqui, que é EXCLUSIVO para estudos.

    Obrigada pela compreeensâo.

  • Quem ta reclamando do amigo aí que fica lotando a caixa de comentários com coisas inúteis, entrem no perfil dele e cliquem no botão "BLOQUEAR". Assim os comentários dele não aparecerão mais. Eu fiz isso hehehe.

     

    Pelo amor, se fosse algo de vez em quando, mas vc entra pra ver os comentários e tem 30 mensagens seguidas de "motivação". Você quer motivar ou desmotivar colega? Vc não tem noção nenhuma do que é motivação. Tenho certeza que vc nota as reclamações dos colegas quanto aos seus comentários e mesmo assim continua. E sabe por quê? Porque está claro que vc não quer ajudar e sim atrapalhar.

     

    Parabéns ser humano racional. Suas atitudes são louváveis!!!