LETRA A - CTB - Art. 40. O uso de luzes em veículo obedecerá às seguintes determinações:
I - o condutor manterá acesos os faróis do veículo, utilizando luz baixa, durante a noite e durante o dia nos túneis providos de iluminação pública e nas rodovias; (Redação dada pela Lei nº 13.290, de 2016) (Vigência)
II - nas vias não iluminadas o condutor deve usar luz alta, exceto ao cruzar com outro veículo ou ao segui-lo;
III - a troca de luz baixa e alta, de forma intermitente e por curto período de tempo, com o objetivo de advertir outros motoristas, só poderá ser utilizada para indicar a intenção de ultrapassar o veículo que segue à frente ou para indicar a existência de risco à segurança para os veículos que circulam no sentido contrário;
IV - o condutor manterá acesas pelo menos as luzes de posição do veículo quando sob chuva forte, neblina ou cerração;
LETRA B - ABSURDA! sempre que mandar aumentar a velocidade está errado!
LETRA C - A fumaça produzida por queimadas nos terrenos à margem da via reduz a visibilidade, sendo necessário, neste caso, acender a luz baixa do farol e, caso aumente a fumaça, parar o veículo na pista. ERRADO. AI VOCÊ MORRERÁ! ÓTIMA IDEIA!
Dicas de segurança no caso do motorista se deparar com queimada na rodovia:
– Ligar para 153
– fechar o vidro do veículo
– manter distância do veículo da frente
– trafegar com farol baixo aceso;
– não ligar o pisca alerta com o veículo em movimento;
– não parar na faixa de rolamento.
fonte: http://www.ocarreteiro.com.br/voce-sabe-o-que-fazer-em-caso-de-queimadas-nas-rodovias/
GABARITO D
a) Sob neblina ou cerração, deve-se acender a luz alta do farol do veículo para melhorar a visibilidade. (deve-se ascender as luzes de posição, antigo "farolete").
b) Sob ventos fortes, deve-se aumentar a velocidade com o objetivo de aumentar a estabilidade do veículo. (deve-se diminuir a velocidade do veículo e não aumentar, em qualquer situação quanto mais rápido o veículo maior o perigo e, infelizmente, alguns motoristas ignoram isso nas estradas e acabam pagando com a vida).
c) A fumaça produzida por queimadas nos terrenos à margem da via reduz a visibilidade, sendo necessário, neste caso, acender a luz baixa do farol e, caso aumente a fumaça, parar o veículo na pista. (deve-se ascender a luz baixa do farol do veículo, mas jamais parar o carro na pista. O correto, em caso de necessidade de parada, é procurar um local seguro e adequado para parar).
d) No início da manhã ou final da tarde, a luz do sol, devido a sua inclinação, pode causar ofuscamento, neste caso, é aconselhável o uso do quebra-sol ou óculos protetores.
e) Os ventos podem ser gerados pelo deslocamento de ar de outros veículos maiores em velocidade, no mesmo sentido ou no sentido contrário, neste caso, o condutor deverá aumentar a velocidade a fim de ultrapassar o veículo o mais rápido possível. (como mencionado na alternativa b, em qualquer caso, aumentando a velocidade do veículo o risco/perigo será sempre maior).