SóProvas


ID
2569129
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em qual etapa do planejamento estratégico de uma grande organização, a participação dos gerentes de primeira linha é fundamental para atribuição de responsabilidades?

Alternativas
Comentários
  • Os Níveis da Administração

    Gerentes de primeira linha (nível operacional): são geralmente chamados de supervisores ou líderes de equipes. São responsáveis pela produção dos bens ou serviços. É formada pelos gerentes de vendas, chefes de seção, ou supervisores de produção.

    Gerentes de nível médio (nível intermediário): representam os níveis de administração entre o gerente de primeira linha (supervisor) e a gerencia de alto nível. Conhecida também como gerência de departamento ou gerência de setor. Ao contrário dos gerentes de nível operacional, os gerentes de nível intermediário planejam, organizam, dirigem e controlam outras atividades gerenciais. Exemplo: os gerentes médios de finanças coordenam as atividades de uma unidade, ou seja, coordenam as atividades de outros gerentes.

    Gerentes de alto nível (nível institucional): são responsáveis pela tomada de decisões sobre a direção da organização e estabelecimento de políticas que afetam todos os membros da organização. Normalmente possuem o título de presidente, vice-presidente, chanceler, diretor administrativo, diretor operacional, diretor executivo ou diretor de comitê.

    Fonte: http://administracaograduacao.blogspot.com.br/2015/06/os-niveis-da-administracao.html

     

    GABARITO: B

  • Gabarito: B

    O gerente de primeira linha é aquele que "põe a mão na massa", executa o que planejado no nível estratégico (tb chamado de institucional). E toma esporro do pessoal do nível intermediário.

     

    Nível institucional (alto nível) são os "pensantes".

    Nível intermediário (nível médio) são os "mamãe quero ser pensante", mas que estão logo abaixo deles. 

    Nível operacional (primeira linha) são os "pobre" capacho de todos aí. O "peão de obra".

     

    É bobo, mas é assim que lembro, gente. E o colega já tinha postado o conceito, então... 

    Bom, é isso. Bons estudos. E lembre-se: Concurso é igual a fila do SUS, demora a chegar sua vez, mas chega!!!

  • Como o gerente de primeira linha é aquele que pões a mão-na- massa, é viável a ajuda dele, na implementação das ações.

     

  • Gerente de primeira linha nada mais é que o famoso supervisor. 

  • B

    Primeira linha é o chão de fábrica, o nível operacional.. responsavel por ações.

     

    Link do resumo

    https://drive.google.com/drive/folders/1PwzKZ2LrpTQ46LydqpvC_wx4HTW4Ghk1

  • Primeira linha = Supervisores 

  • Níveis Hierárquicos

    Stoner (1999) classifica o Administrador pelo nível que ocupa na organização (de primeira linha, intermediários e altos administradores) e pelo âmbito das atividades organizacionais pelas quais são responsáveis (os chamados administradores funcionais e gerais).

    ▪ Gerentes ou Supervisores de Primeira Linha: Estão localizados no nível mais baixo de gerência, costumam ser chamados de supervisores, não são responsáveis por outros supervisores e gerenciam apenas trabalhadores operacionais.

    ▪ Gerentes Médios ou Intermediários: Estão localizados no nível intermediário, são responsáveis por Gerentes de Primeira Linha e podem também gerenciar trabalhadores operacionais.

    ▪ Administradores ou Gerente de Topo: São comumente chamados de CEO (Chief Executive Officer), Presidente, Vice-Presidente, ocupam o cargo máximo nas organizações, são responsáveis por seu direcionamento e seus recursos.


    Alta Administração: Encontra-se no topo da pirâmide e é representada pela alta direção ou diretoria (presidente e diretorias) responsável por direcionar, desenvolver políticas, estratégias e estabelecimento de metas que são repassadas aos níveis hierárquicos. Representa a organização perante a comunidade, o governo e outras organizações.

    Média Administração: está no nível médio da pirâmide organizacional, é conhecida como gerência de departamento ou gerência de setor. Estes planejam, organizam, dirigem e controlam outras atividades de uma unidade ou subunidade coordenando as atividades de outros gerentes, de primeiro nível, e outras pessoas não gerentes, como por exemplo recepcionistas e assistentes administrativos.

    Administração Operacional: compreende o primeiro nível e é diretamente responsável pela produção de bens e serviços. Constituída por gerentes de venda e chefes de seção, este nível representa a ligação entre produção ou operações de cada departamento e a maior parte do tempo gasto pela administração operacional é com a supervisão de pessoas na execução das tarefas.

    Fonte: Estudo Dirigido para UFC – Vol. 03 – Prof. Heron Lemos


  • foco na eficácia: nível estratégico e tático

    foco na eficiência: operacional.

  • LETRA B