SóProvas


ID
2569138
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Mesmo tendo pouca autoridade na organização, um assistente em administração pode exercer poder?

Alternativas
Comentários
  • "O poder significa o potencial de influência de uma pessoa sobre outras; é a capacidade de exercer influência, embora isso não signifique que essa influência realmente seja exercida. Em outras palavras, o poder é o potencial influenciador que pode ou não ser efetivamente realizado. Por outro lado, a autoridade é o poder legítimo, ou seja, o poder que tem uma pessoa em virtude do papel que exerce, de sua posição em uma estrutura organizacional." (Administração Geral e Pública, Idalberto Chiavenato, 2016, 4ª Ed., pg. 132)

  • GABARITO A

  • QUESTÃO ERRADA: Os conceitos de poder e autoridade nas organizações são sempre coincidentes, uma vez que quem possui poder possui autoridade e quem tem autoridade tem poder.

     

    Fonte: https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questao/d95750bf-a4

  • Gab: A

     

    Robbins (2005) define poder como “a capacidade que A tem para influenciar o comportamento de B, de maneira que B aja de acordo com a vontade de A”.

     

    Bases do poder, segundo Mintzberg

     

    Mintzberg (apud Robbins, 2005) identifica cinco categorias de base de poder (fontes de onde emanam o poder):

     

    Controle dos recursos: recursos são insumos básicos (dinheiro, materiais, tecnologia pessoal etc.). A forma como a organização os administra é um indicador da concentração do poder dos influenciadores. Uma organização eficiente hierarquiza os objetivos e depende de menos influenciadores. Quanto menor essa dependência, maior a capacidade da organização de responder de forma eficiente aos problemas que surgem.


    Competência ou habilidade técnica: os influenciadores “especialistas” a detêm. São mais poderosos quanto mais crítica (importante) for a especialidade para a organização.


    Corpo de conhecimentos críticos para a organização: a influência dessa base é exercida quando o influenciador acessa uma base de informações críticas, cujo acesso é restrito. Aqui, o influenciador não possui alguma “especialidade” crítica, mas alguma informação importante.


    Prerrogativas legais: são os direitos da organização decorrentes de leis. A legislação poderia ser um forte influenciador externo. Porém, internamente, o poder se concentra nos detentores do poder legal (poder formal).

     

    Acesso aos poderosos: o influenciador utiliza habilidades políticas e interage com o maior número de pessoas, inclusive as poderosas, e obtém o maior número de informações. Isso lhes dá acesso a outras bases de poder e outros poderosos que irão alimentá-lo.

     

    Ribas & Salim

  • Autoridade - decorrente do cargo

    Poder - decorrente da inflluência

  • Quem tem autoridade, tem poder

    Quem tem poder, nem sempre tem autoridade

     

    Leve isso pra vida!

     

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito --> https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • Autoridade - Direito de mandar, relacionado ao cargo ocupado.

     

    Poder - Capacidade de mandar. Além do poder legítimo (relacionado à autoridade burocrática), existem diversos outros poderes que não necessitam da autoridade, ou seja, do direito de mandar. Entre eles: Poder coercitivo, recompensa, conhecimento/especialização/perito, conexão, referência, carismático.

     

    Dessa forma, alguém sem autoridade alguma pode ter poder, por ter conhecimento, ou ser carismático, entre outros.

    Gabarito letra A

  • Poder:

    - Capacidade de influenciar

    - Pode existir ou não

    - Pode extrapolar o ambiente da org.

    - A liderança é o uso do poder

     

    Autoridade:

    - Direito de mandar

    - Expressamente previsto na estrutura organizacional

    - Atributo do cargo

    - A contrapartida da autoridade é a responsabilidade

    - Limitada ao ambiente org.

    - Assegura a capacidade de decidir e mobilizar funcionários

    - A chefia é o uso da autoridade

  • Quem terá sido o gênio que elaborou essa questão....

  • Meu raciocínio para resolver esta questão foi que existem dois tipos de poder, o FORMAL (que vem do cargo) e o INFORMAL (que vem da pessoa).

    O informal se expressa na forma de competência (que é quando o cara "se garante" no que faz) ou ainda na forma do carisma (que é quando aquela pessoa é admirada devido às suas ações ou jeito de ser).

    Se a pessoa é carismática a ponto de influenciar os chefes, ela exerce um poder informal sobre eles. Logo, sim, um assistente em administração pode exercer poder.

    Letra A.

  • Poder = Capacidade de mandar.

    O assistente em administração pode exercer poder quando tem influência sobre seus chefes.

    GABARITO: LETRA A.

  • Nem todos os administradores são líderes e nem todos os líderes são administradores.

  • LETRA A

  • DISCORDO DA VISÃO DA BANCA, POIS:

    O  Poder de referência ou referente, do qual se baseia na identificação com uma pessoa por esta possuir recursos ou traços desejáveis, semelhante ao carisma, surge do desejo de se parecer com alguém com características admiráveis, sendo assim, a pessoa, mesmo não tendo autoridade, poderia ser admirada pelos seus colegas, e até mesmo exercer este poder sobre eles.... O que ao meu ponto de vista ocorre nas greves, geralmente influenciada por uma pessoa no nível operacional, que persuade outros através de seu carisma ou seu poder de referência... atrevo-me inclusive a dizer, que o poder de referência também é vivenciado nos grupos informais, que por sua vez está presente em praticamente todas as organizações.

    Sendo assim, mesmo tendo pouca autoridade na organização, um assistente em administração pode exercer poder SIM, independente de sua influência com o CHEFE...

  • Vejo alguns comentários perfeitos focados na questão. Outros apenas copiam vários textos prontos que nada acrescentam! Aff

  • O poder pode ser conceituado como a possibilidade de influenciar pessoas ou um grupo de pessoas e modificar seu comportamento.

    A autoridade não é a única fonte do poder dentro de uma organização. Segundo Sobral e Alketa5 , o conceito de poder é mais abrangente que o conceito de autoridade, visto que pessoas sem nenhuma autoridade têm, às vezes, muito poder na organização. Quem tem autoridade tem poder, porém, nem todo poder deriva da autoridade.