SóProvas


ID
2569321
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

   Leia o texto para responder a questão.

 

A tensão com a violência na disputa entre grupos de traficantes e em meio a uma megaoperação de segurança na favela da Rocinha (zona sul do Rio) e arredores, neste sábado [23.09.2017], teve um saldo de três suspeitos mortos, uma criança ferida e nove homens presos no Rio de Janeiro. Houve intensa troca de tiros no início da tarde, depois de registro de tiros durante a madrugada.

      O tiroteio do início da tarde, que aparentemente ocorria na parte alta da comunidade, durou cerca de dez minutos, por volta das 13h, e obrigou militares e jornalistas a se abrigarem na 11ª DP, que fica no pé da favela. Ainda não há informações sobre o que teria desencadeado o tiroteio.

      A Polícia Militar trocou tiros com suspeitos em pontos do Alto da Boa Vista, da Tijuca e de Santa Teresa. Nos dois primeiros casos, a Polícia Civil confirmou a suspeita de vínculo com os conflitos na Rocinha.

                                                                (UOL. https://noticias.uol.com.br. 23.09.17. Adaptado)

Na passagem “…e obrigou militares e jornalistas a se abrigarem na 11ª DP, que fica no pé da favela.” (2° parágrafo), a oração em destaque traduz sentido de

Alternativas
Comentários
  • c)explicação, na qual a expressão “no pé da favela” consiste numa catacrese, ou seja, uma forma cristalizada de linguagem metafórica.(Correta)

      * A oração é explicativa pois a vírgula antecede o pronome relativo "que". 

      * Catacrese: Trata-se de uma metáfora que, dado seu uso contínuo, cristalizou-se. A catacrese costuma ocorrer quando, por falta de um termo específico para designar um conceito, toma-se outro "emprestado". Assim, passamos a empregar algumas palavras fora de seu sentido original.

    Exemplos:

    "asa da xícara" "batata da perna"

    "maçã do rosto" "da mesa"

    "braço da cadeira" "coroa do abacaxi"

     

  • “…e obrigou militares e jornalistas a se abrigarem na 11ª DP (,) que fica no pé da favela.” 

     

    Moleza essa, Galera!

    Olha só: Dá para matar a questão pelo início das opções, pois a oração " (...) ,que fica no pé da favela" retrata uma oração explicativa. Nas opções não há outra opção com essa alternativa, logo é, sem dúvida, a letra C a resposta. 

     

    Por quê explicativa? Vamos lá:

     

    “…e obrigou militares e jornalistas a se abrigarem na 11ª DP (,) que fica no pé da favela.” ~~> Aqui, a oração é explicativa por tem a presença da vírgula +  pronome relativo "Que". Explicativa, por que é uma característica das DP's ficar no pé da favela..

     

    “…e obrigou militares e jornalistas a se abrigarem na 11ª DP que fica no pé da favela.” ~~> Aqui, a oração é restritiva, pois apesar de ter o pronome relativo QUE, a oração que ele introduz não está vindo isolada por vírgulas. Na restrição, o sentido é diferente da explicação, pois naquela passa-se a ideia de que existem outra ou outras DP's que não ficam no pé da favela.

     

    A menina gorda, que é linda, foi assaltada ~~> Explicativa: Diz que todas meninas gordas são lindas.

    A menina gorda que é linda foi assaltada ~~>  RestritivaAqui, é dito que só a menina gorda que é linda que foi asaltada e não que todas as gordas são lindas. 

            

  • Virgula antes do QUE esplicacão ]

    #FocoForçaFé

  • A questão aborda essencialmente o seu conhecimento sobre orações subordinadas, apesar de em seguida haver afirmações do campo da linguagem figurada.

    A oração “que fica no pé da favela” é subordinada adjetiva. Como está precedida vírgula, é explicativa. Assim, a alternativa (C) é a correta.

    Note que a expressão “no pé da favela” realmente consiste numa catacrese, ou seja, uma forma cristalizada de linguagem metafórica. Não há literalmente o pé da favela, mas o início dela. Por isso houve uma linguagem figurada.




  • Os deputados honestos perderam a eleição.

    Esta sem , = restritiva , estou dizendo que uma parte honestos perdeu , e outra parte desonesta ganhou

    Os deputados ,honestos, ganharam a eleicoa explicativa , todos ganharam