SóProvas


ID
2570110
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRE-RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise as afirmativas correlatas.

I. “O entendimento do modo pelo qual se elaboram as facetas sofrimento e prazer na organização do trabalho é indispensável para se tentar uma interpretação mais global dos laços entre trabalho e saúde e, também, para se procurarem alternativas satisfatórias.”

PORQUE

II. “Para a investigação da relação entre transtornos psíquicos e de comportamentos com o trabalho é necessário desconsiderar a situação de desemprego, tendo em vista que se trata de uma problemática socioeconômica e externa ao ambiente de uma determinada organização, sem relação com os transtornos mentais relacionados ao trabalho.”

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe a fonte dessa questão? 

    Errei. Não acredito que desempegro seja uma questão a desconsiderar, pois o medo e a sombra do desemprego é fator relevante para o desenvolvimento de psicopatologias e de estratégias de enfrentamento. Enfim...  

  • Também estou na mesma dúvida da Isabella. Pesquisei bastante sobre isso e tudo que eu encontro são artigos que criam (muita) relação entre desemprego e transtornos mentais (!).

  • Encontrei a resposta da própria banca sobre os recursos para anular essa questão:


    Recurso Improcedente. Ratifica-se a opção divulgada no gabarito preliminar.

     

    O entendimento do modo pelo qual se elaboram as facetas sofrimento e prazer na organização do trabalho é indispensável para se tentar uma interpretação mais global dos laços entre trabalho e saúde e, também, para se procurarem alternativas satisfatórias. Essa consideração se faz imprescindível haja vista que, nos estudos sobre psicologia do trabalho, psicopatologia, saúde mental e, mais recentemente, qualidade de vida no trabalho é importante que tal investigação enfatize a relação entre transtornos psíquicos com o trabalho e não a não realização do mesmo (Zanelli, Borges-Andrade, & Bastos, 2014). Ainda que a falta de trabalho (fator externo a uma organização) e dispensa dele (o fim da relação do trabalhador com uma dada organização) também gere sofrimento a uma pessoa, as asserções evidenciam a relação entre transtornos psíquicos e de comportamentos com o trabalho, ou seja, os problemas psicológicos provenientes do exercício, do emprego do trabalho; fazendo, portanto, que a segunda asserção seja uma explicação correta da primeira.

     

    Fonte: Zanelli, J.C., Borges-Andrade, J.E., & Bastos, A.V.B. (2014). Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil. 2ed. Porto Alegre: Artmed.

  • Questão muito mal feita, qual a real diferença entre B e C? E todos sabemos muito bem que desemprego é fator de estresse e adoecimento, mesmo que a pessoa esteja empregada