SóProvas


ID
2571313
Banca
FEPESE
Órgão
PC-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 3

A arte de fazer crônicas

"A crônica não é um gênero maior" já escreveu Antônio Cândido. Graças a Deus, completou o próprio crítico, porque, "sendo assim, ela fica perto de nós" Na sua despretensão, humaniza. Fruto do jornal, onde aparece entre notícias efêmeras, a crônica é um gênero literário que se caracteriza por estar perto do dia a dia, seja nos temas, ligados à vida cotidiana, seja na linguagem despojada e coloquial do jornalismo. Mais do que isso, surge inesperadamente, como um instante de alívio para o leitor fatigado com a frieza da objetividade jornalística.

De extensão limitada, essa pausa se caracteriza exatamente por ir contra as tendências fundamentais do meio em que aparece - o jornal diário. Se a notí­cia deve ser sempre objetiva e impessoal, a crônica é subjetiva e pessoal. Se o jornal é frio, na crônica estabelece-se uma atmosfera de intimidade entre o leitor e o cronista, que refere experiências pessoais ou expende juízos originais acerca dos fatos versados. A crônica não é, portanto, apenas filha do jornal. Trata-se do antídoto que o próprio jornal produz. Só nele pode sobreviver, porque se nutre exatamente do caráter antiliterário do jornalismo diário. 

O leitor pressuposto da crônica é urbano e, em princí­pio, um leitor de jornal ou de revista. A preocupação com esse leitor é que faz com que, entre os assuntos tratados, o cronista dê maior atenção aos problemas do modo de vida urbano, do mundo contemporâneo, dos pequenos acontecimentos do dia a dia comuns nas grandes cidades. Por esse motivo, é uma leitura agradável, pois o leitor interage com os acontecimentos e, por muitas vezes, se identifica com as ações tomadas pelas personagens.

NISKIER, A. Disponível em:  <http://www.academia.org.br/artigos/arte-de-fazer-cronicas> Acesso em 12/11/2017. [Adaptado]

Considere os excertos extraídos do texto 3.

1. "A crônica não é um gênero maior" escreveu Antônio Cândido. Graças a Deus, completou o próprio crítico, porque, "sendo assim, ela fica perto de nós" (1º parágrafo)

2. O leitor pressuposto da crônica é urbano e, em princípio, um leitor de jornal ou de revista. (3º parágrafo)

3. A preocupação com esse leitor é que faz com que, entre os assuntos tratados, o cronista dê maior atenção aos problemas do modo de vida urbano, do mundo contemporâneo. (3º parágrafo)

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A princípio equivale: "no começo", "inicialmente"
    Em princípio equivale: "em tese"

  • GABARITO: B.

  • Sendo assim, pode ser substituída pelas expressões: desse modo, por conseguinte, posto isso, (com valor anafórico), pois, logo, portanto, em vista disso etc

  • Esperando comentários de cada alternativa de um professor de Português.

  • Muito bom, Diego Ap.5º!!! Retirastes minha dúvida sobre essa alternativa. Muito obrigado!

  • b)

    Oração Coordenada Sindética Conclusiva - conjunções conclusivas.

    Exprimem conclusão ou consequência referentes à  oração anterior. As conjunções típicas são: logo, portanto e pois (posposto ao verbo). Usa-se ainda: então, assim, por isso, por conseguinte, de modo que, em vista disso, desse modo etc. Introduzem as orações coordenadas sindéticas conclusivas.

     

    https://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint27.php

     

     

    c)

    A PRINCÍPIO: no início, no começo, no primeiro tempo, inicialmente, antes de mais nada, antes de tudo, antes de qualquer coisa.

    EM PRINCÍPIO: em tese, em teoria, teoricamente, conceitualmente, de modo geral.

    POR PRINCÍPIO: por convicção, tendo essa ideia, por ter essa opinião.

     

    https://duvidas.dicio.com.br/a-principio-em-principio-ou-por-principio/

     

  • Alguém pode explicar essa vírgula depois da expressão "sendo assim"?

  •  O leitor pressuposto da crônica é urbano. Quem é urbano? O leitor... ( predicativo do sujeito )

    ... o cronista dê maior atenção aos problemas do modo de vida urbano. Como é o modo de vida? Urbano ( Adjetivo )

  • Essa letra D aí é predicativo do objeto,confere? ou estou enganado?