SóProvas


ID
2571616
Banca
FEPESE
Órgão
PC-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1


Arrumando a mala e o espírito


Lembro bem dos dias que antecederam a minha primeira viagem à Europa. Era como se eu estivesse prestes a embarcar para outra galáxia. Quê! Surpresas minhas. Tanto que, quando aterrissei em Londres, não foram os monumentos históricos que me causaram impacto, e sim o fato de me deparar com farmácias, paradas de ônibus e escolas. Meu devaneio não havia previsto o lugar-comum. Sei lá o que imaginava encontrar de tão insólito, só sei que caí na real: as cidades, pelo menos as ocidentais, têm estrutura muito similar: o que nos encanta, na verdade, é o confronto com o nosso outro eu, aquela parte de nós que nunca se conformou com a vida em prisão domiciliar.

Viajar é correr atrás do nosso eu ancestral, aquele rebelde que escapou da domesticação e que não vê a hora do reencontro com sua alma peregrina. Quando pensamos em todas as opções que o planeta oferece, dá uma certa vertigem. Qual o melhor lugar para arrancar a gravata, tirar o salto alto e ficar desnudo para si mesmo? Diante de quais das sete maravilhas do mundo conseguiremos redimensionar o nosso próprio tamanho e passar a viver com mais humildade, prazer e leveza?

Sem ilusões: estamos falando de turismo, e não de um retiro espiritual. O melhor local para conhecer a si mesmo é onde se está todos os dias da semana em todos os anos da vida, uma viagem que não termina e que acontece dentro da gente. O processo é interno, sempre foi. Viajar é apenas o tubo de oxigênio que nos permite mergulhar mais fundo na nossa estranheza e insegurança. Mesmo por uma semana? Que seja. É mais do que dura uma viagem lisérgica. E dessa droga ninguém deveria prescindir, o vício incurável no deslumbre.

Martha Medeiros

Fonte: Revista Viagem e Turismo. Fevereiro de 2017. Texto Adaptado.

No texto 1, os recursos "sei lá" e "caí na real", em "Sei lá o que eu imaginava encontrar de tão insólito, só sei que caí na real [...]." (1° parágrafo), podem ser exemplos de:

Alternativas
Comentários
  • Marcas de oralidade :

    São as expressões típicas da língua falada que estão presentes num texto escrito.

     

     

     

     

    Letra B

     

     

    Fonte:

    https://amigopai.wordpress.com/2015/09/22/marcas-de-oralidade/

  • Rodrigo,

    Pensei que seria Letra "A" vocativo. Como distinguir das marcas de oralidade?

  • Rogerio Chaves, vocativo é o termo que serve para chamar ou invocar um ouvinte real ou hipotético. É sempre marcado por sinal de pontuação.

  • Fiquei em duvida na b ou c
    Graças a Deus marquei B

  • Análise:

    a) E. Vocativo são termos que expressam chamamento. Ex: Mãe, vou sair. Mãe -> vocativo.
    b) C. Note que são expressões que falamos no dia-a-dia e estão sendo representadas na escrita.
    c) E. Fonologia diz aspectivos relacionados ao som da palavra. Logo não faz sentido esse item.
    d) E. Termo ligado ao nome (substantivo) dando características. Ex: O menino esperto saiu. O, esperto -> adjuntos adnominais. Menino -> substantivo.
    e) E. Termo ligado ao verbo dando ideia de circustância (lugar, causa, assunto ...). Ex:
    Falamos sobre futebol. Sobre futebol -> adjunto adverbial. 

  • VALEU, ROGER SAMPAIO!!

  • Acertei porque sei que as outras alternativas não poderiam ser as corretas. Isso é bom, porque em uma prova de alternativas vc consegue eliminar opções e sua chance aumenta.

  • Questão ótima, bem abrangente.