SóProvas


ID
2575810
Banca
IESES
Órgão
IGP-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Ernesto, membro de uma facção extremista, decide praticar um ato terrorista na Prefeitura de São Paulo. Para tal, preparou, em um quarto do Hotel Ibis, no município de São José/SC, vários cartões de natal eletrônicos, nos quais anexou folhas de material explosivo denominado C4, transformando estes cartões em artefatos explosivos. Logo após, ele os enviou à prefeitura citada. Dois dias depois, quando os funcionários abriram os cartões, os artefatos foram detonados, causando um desastre de proporções assustadoras. Para a análise pericial, quanto à classificação do local em termos espaciais, o quarto no Hotel Ibis onde o dispositivo foi montado, é reputado como:

Alternativas
Comentários
  • 1. Quanto à relação do ambiente com o fato:

     

    1.1 - Local imediato (onde ocorreu o fato e se encontra a maioria dos vestígios);

    1.2 - Local mediato (local adjacente ao que ocorreu o fato, podendo haver vestígios do delito).

    1.3 - Local relacionado (locais que se vinculam de alguma forma ao crime).

    1.4 - Local Externo: são locais abertos (ruas, rodovias, etc).

    (GABARITO = alternativa c)

     

    Fonte: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/U_Fato_Direito/article/download/3595/2566

  • Nesse pouco tempo de concursos, é a primeira vez que vejo algo sobre esse tema.

  • A literatura da criminalística dividiu o local de crime em diversos aspectos. Neste trabalho, vamos explorar somente o aspecto espacial. Resumidamente, tem-se:

    Local imediato: é aquele onde se encontra o corpo delito e os vestígios materiais próximos; é onde ocorreu o fato em si;

    Local mediato: área adjacente de onde ocorreu o fato criminoso; é espacialmente próximo ao local imediato, onde possivelmente poderão haver vestígios;

    Local relacionado: é o local sem relação geográfica direta com o local do crime em si, no entanto, pode possuir vínculo com o respectivo.

    fonte: https://jus.com.br/artigos/56384/preservando-o-local-de-crime

  • É a primeira vez que vejo propaganda em uma questão de concurso hahahaha.

  • Gabarito: C

     

    Local relacionado: É todo e qualquer lugar sem ligação geográfica direta com o local do crime e que possa conter algum vestígio ou informação que propicie ser relacionado ou venha a auxiliar no contexto do exame pericial.

     

    Por exemplo, considere um acidente de trânsito em que um veículo da marca “x” atropele e mate um cidadão “y”, deixando na via em que se desenrolou a ocorrência marcas de frenagem de cerca de 36m de comprimento, antes do provável ponto de impacto e, depois deste ponto, aproximadamente, 24m de marcas do mesmo tipo. O veículo, imediatamente  após o evento, evadiu-se do local, sendo localizado dois dias depois, em uma cidade distando 300km do local em que se dera a ocorrência. Nestas condições, teríamos como local imediato o ponto da via em que está a vítima e, possivelmente, a maioria dos vestígios, tais como fragmentos vítreos, fragmentos de lanternas sinalizadoras de direção, manchas de fluídos mecânicos, manchas de fluídos orgânicos, pertences da vítima, partes da carroçaria do veículo, etc; o local mediato, neste caso, seria constituído pela porção do sítio da ocorrência além do possível ponto de impacto e abrangeria, basicamente, as marcas de frenagem do veículo atropelador. Já o local relacionado seria aquele em que o automóvel foi encontrado posteriormente, visto que este não possuía ligação geográfica direta com o local em que se desenvolveu a ocorrência.

     

    Fonte: https://ead.senasp.gov.br/modulos/educacional/material_apoio/LocalCrime_VA.pdf

  • Classificações de local de crime:

     

    1. Ambiente:

    a. Local interno;

    b. Local externo;

    c. Locais relacionados.

     

    2. Natureza:

    a. Local de homicídio;

    b. Local de suicídio;

    c. Local de crime de trânsito;

    d. Local de arrombamento;

    e. Local de incêndio;

    f. Local de explosão;

    g. Local de dano;

    h. Local de crime contra o meio ambiente.

     

    3. Preservação:

    a. Local idôneo (preservado/não violado);

    b. Local inidôneo (não preservado/violado).

     

    4. Disposição dos vestígios:

    a. Local imediato: onde ocorreu o fato;

    b. Local mediato: adjacências do local imediato;

    c. Local relacionado.

     

    Espero que o resumo contribua para seus estudos.

     

    Abraços.

  • O Hotel Ibis é local do crime, pois foi onde ocorreu a conduta criminosa, deveria ser local imediato.

  •  Local relacionado (locais que se vinculam de alguma forma ao crime).

  • O Hotel Ibis foi onde ele fez e enviou as bombas (é o local onde fez fez a ação = local do crime), como pode ser relacionado? Na minha opinião deveria ser ou imediato ou mediato.

  • GABARITO C

    Renato Brasileiro (p. 719, 2020) diz em sua obra que: 

    [...]

    a.1. área imediata: é a área onde ocorreu o evento alvo da investigação. É a área em que se presume encontrar a maior concentração de vestígios relacionados ao fato (v.g., interior do quarto da casa em que o feminicídio foi cometido); 

    a.2. área mediata: compreende as adjacências do local do crime. A área intermediária entre o local onde ocorreu o fato e o grande ambiente exterior que pode conter vestígios relacionados ao fato sob investigação. Entre o local imediato e o mediato existe uma continuidade geográfica (v.g., jardim da casa onde o agente descartou o instrumento usado para cometer o delito); 

    a.3. área relacionada: é todo e qualquer lugar sem ligação geográfica direta com o local do crime e que possa conter algum vestígio ou informação que propicie ser relacionado ou venha a auxiliar no contexto do exame pericial (v.g.,casa do agente em que foi localizada uma camisa suja de sangue)

    No caso apresentado, a prefeitura seria o local imediato; as adjacências seriam mediatos;e por fim, o quarto seria local relacionado.

  • Imediato não pode ser, pois este é onde ocorre o crime e sendo este o imediato, tb não poderia ser mediato, pois o mediato mantém relação geográfica com o imediato, isto é, é toda a área próxima do lugar do crime, a área circunstante, adjacente, limítrofe. Se ele tivesse sido descoberto no hotel, sim seria lugar do crime e portanto imediato, pois no crime de atentado ou de empreendimento, punem-se os atos preparatórios, q em via de regra, não são punidos. Gabarito letra C.

  • O crime, no direito penal, é regido pela teoria da Ubiquidade, que considera praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado.

    Há dois locais então?

  • A questão interdisciplina o processo penal com a criminologia. Para entender conscientemente, interessa diferenciar cada um dos locais apresentados, para, assim, definir a resposta que dialoga com o enunciado.

    Na ordem da questão:

    a) Local imediato é onde se localiza o corpo de delito e os vestígios imediatamente decorrentes. É dizer, em resumo, que caracteriza o local do crime, onde o fato ocorreu;

    b) Local externo é variante de “ambiente". De um lado, o interno; no seu oposto, o externo. Este pode se traduzir materialmente nas ruas e rodovias, por exemplo.

    c) Local relacionado é o espaço que não linka diretamente com o local do crime, mas que possui vínculo com aquele;

    d) Local mediato, por derradeiro, representa espaço adjacente/contíguo do local imediato (local do fato). Em termos geográficos, pode-se afirmar que é lugar próximo ao imediato – o que justifica a nomenclatura –, e sua razão de ser está na probabilidade de se encontrar vestígios.

    Metaforicamente, se imaginássemos tratar da autoria, apenas como forma de ilustração, o local imediato estaria para o “autor", o mediato para o “coautor", e o relacionado corresponderia ao “partícipe". Ou seja, neste existe associação, mas não diretamente como ocorre com o mediato.

    Noutro exemplo diverso do enunciado:

    Homicídio (hipotético) – local imediato: a sala de uma casa, onde o corpo ferido foi encontrado; local mediato: um terreno ao lado, onde o agente utiliza-se para correr e/ou se esconder, o que facilita achar rastros como roupas, instrumentos, materiais genéticos da vítima ou do autor (sangue, cabelo etc.), e onde seus comparsas observam se alguém se aproxima durante a empreitada; local relacionado: a garagem para onde, ao fim, o agente estacione o carro que utilizou, e de onde retirou as ferramentas que usou para matar a vítima.

    Muitas vezes, o que ocorre, é que, através da investigação das pistas/indícios capturadas(os) pelo espaço mediato, chega-se ao relacionado. E neste poder-se-á anabolizar o lastro probatório. Desse modo, considerando a narrativa da questão, o quarto do hotel foi utilizado como instrumento para a empreitada; apoio; base.

    Gabarito do professor: alternativa C.