Medina (1988) explica que uma das primeiras funções nesse cargo é determinar os temas a serem cobertos e coordenar a equipe de repórteres do seu setor. Assim, ele substitui o pauteiro. Mesmo que o editor receba sugestões dos repórteres, a decisão sobre a viabilidade das matérias ainda é dele.
Outro aspecto sobre esse profissional é a sintonia com a angulação da empresa a respeito das reportagens. “Por definição, é o sujeito 'bem informado, sensível à demanda, que antevê a oportunidade de determinadas coberturas, que sabe selecionar as informações 'essenciais' que o repórter traz, que sugere perguntas e, acima de tudo, que angula a matéria” (MEDINA, 1988, p. 79).
Pena (2005) traz a definição de diversos profissionais sobre o trabalho do editor em diferentes departamentos. Entre as funções descritas, estão atividades relacionadas à escolha dos assuntos que serão publicados, paginação, definição do tamanho das matérias, escolha do que será destaque na capa do jornal, enfim, o que será publicado e como será publicado, além de ler todas as matérias, corrigir os erros, ou até reescrever o que for necessário.