- ID
- 95863
- Banca
- CESGRANRIO
- Órgão
- ANP
- Ano
- 2008
- Provas
- Disciplina
- Jornalismo
- Assuntos
O infográfico, por apresentar informações jornalísticas de forma visual, propicia uma
O infográfico, por apresentar informações jornalísticas de forma visual, propicia uma
Com relação aos elementos visuais, como foto, imagens, gráficos, etc., a prática jornalística leva a considerar que
A respeito da definição e das técnicas de elaboração de notícia,
julgue os próximos itens.
Os elementos complementares da notícia, tais como ilustrações, fotos, gráficos e tabelas, devem receber tratamento editorial similar aos textos noticiosos. Tal como nos textos, devem se aplicar a esses recursos gráficos os critérios de seleção e hierarquização das informações neles contidas, uma vez que eles também apresentam conteúdo editorial.
O discurso do jornal não está solto no espaço; está
envolvido no que chamaria de dispositivo que, por sua vez, não
é uma simples entidade técnica, estranha ao sentido.
Maurice Mouillaud. Da forma ao sentido. Brasília, 1997, p. 29.
Tendo o fragmento acima como referência inicial, julgue os itens
a seguir, a respeito de processo gráfico, planejamento editorial,
diagramação e editoração.
O projeto gráfico abrange a padronização usada pela publicação para dispor uniformemente matérias, fotografias e adereços gráficos.
A respeito da função da infografia no tratamento técnico e estético das notícias, assinale a opção correta.
A respeito do conceito, função e operacionalidade da infografia,
especialmente no que se refere ao jornalismo, julgue os próximos
itens.
A infografia surgiu com o webjornalismo, quando a representação gráfica deixou de ser estática e incorporou recursos tutoriais, como, por exemplo, a animação.
A respeito do conceito, função e operacionalidade da infografia,
especialmente no que se refere ao jornalismo, julgue os próximos
itens.
Uma infografia deve conter, basicamente, título, texto, corpo e fonte. Deve, ainda, responder às questões básicas de construção da notícia e conter elementos de uma narração.
O uso da visualidade nos veículos de comunicação impressos cresceu na mesma medida que a tecnologia ampliou o conceito de texto, trazendo para as páginas dos jornais outros códigos: primeiro as ilustrações, depois a fotografia, mais tarde as cores etc. Hoje, a computação gráfica oferece muitas possibilidades que estão sendo incorporadas mais eficazmente aos veículos impressos. A utilização destas novas linguagens proporciona ao jornalismo maior conteúdo informacional.
A nova linguagem comunicacional a que o texto se refere é a
Julgue os itens a seguir sobre as funções da diagramação.
I - Delimitar espaço para assuntos diferentes.
II - Distribuir elementos gráficos no espaço limitado.
III - Mostrar ao leitor a ordem de importância do que está sendo apresentado.
IV - Tornar a leitura mais prolixa e complexa.
A quantidade de itens certos é igual a
A partir do desenvolvimento dos programas de editoração eletrônica, o editor de veículos impressos ao preparar uma matéria com muitas informações jornalísticas que ficariam mais claras em linguagem gráfica, pode optar por apresentá-las em um(a)
As representações visuais de informação, que incorporam descrição de ações e que procuram dar mais dinamismo à explicação dos fatos no jornalismo moderno são chamadas de:
No que concerne ao processo gráfico e à produção da notícia,
julgue os itens subsequentes.
A ilustração é parte da apresentação gráfica de um texto que pode constituir-se de fotografias, desenhos, mapas ou gráficos explicativos e que deve fornecer informação ao leitor.
A respeito do relatório de pesquisa, julgue o item que se segue.
Os apêndices e os anexos de um relatório, em geral, contêm tabelas, quadros, gráficos e outras informações elaboradas pelo próprio autor que não figuram no texto.
O termo infografia é corretamente definido nas afirmativas a seguir, à exceção de uma.
Assinale-a.
A peça gráfica que utiliza a linguagem verbal, gráfica, esquemática e pictórica, com a finalidade de explicar algum fenômeno ou acontecimento é chamada de
Sobre a necessidade da utilização dos infográficos, apresentam-se abaixo quatro características:
I. O texto tem excesso de informações numéricas que levariam o leitor a se perder em meio a tantos dados.
II. Alguma coisa que não pode ser descrita com palavras ou fotos.
III. Não há fotografias suficientes ou a qualidade não é satisfatória.
IV. Quando se precisa embelezar páginas de jornais ou revistas.
Quantas das quatro características podem ser atribuídas a essa necessidade?
Sobre a necessidade da utilização dos infográficos, apresentam-se abaixo quatro características:
I - O texto tem excesso de informações numéricas que levariam o leitor a se perder em meio a tantos dados.
II – Alguma coisa que não pode ser descrita com palavras ou fotos.
III – Não há fotografias suficientes ou a qualidade não é satisfatória.
IV – Quando se precisa embelezar páginas de jornais ou revistas.
Quantas das quatro características podem ser atribuídas a essa necessidade?
Desde a década de 80 os jornais e gráfcas passaram a contar com programas de editoração gráfca que faziam eletronicamente a composição das páginas das publicações. Hoje, os principais programas são os que editam imagens, os que editam gráfcos e os que editam páginas com texto, imagens e gráfcos. Assinale a alternativa que relaciona corretamente os tipos de elementos editados.
1. Imagens
2. Gráfcos
3. Páginas
A. Photoshop
B. Indesign
C. Scribus
D. Corel Draw
E. Ilustrator
F. Corel Paint
O jornalismo digital é diferente do jornalismo dos outros meios, pois inclui conteúdos de texto, imagens, vídeos, infográfcos e sons. Essa característica denomina-se:
O recurso mais adequado para explicar de forma clara, precisa e didática uma quantidade densa de dados estatísticos é
Em uma redação jornalística digital, storyboard é uma técnica usada para a criação de
O trabalho de compor títulos, textos, gráficos, fotos, mapas e ilustrações na página, de forma equilibrada e atraente, chama-se:
O moderno planejamento visual e as novas possibilidades de editoração dão mais facilidade para se contar uma história. A partir disso, podemos dizer que o infográfico é um recurso que:
“Finalmente, o corpo do texto é distribuído em blocos ou colunas e compõe uma massa gráfica que se relaciona com os demais elementos dessa estrutura noticiosa como fotografia e demais ilustrações".
Antonio Fausto Neto. Práticas midiáticas e espaço público.
O conjunto desses elementos descritos por Fausto Neto é denominado
Ao definir a paginação de uma matéria que inclui muitas informações jornalísticas as quais ficariam mais claras em linguagem gráfica, o editor de um veículo pode optar por apresentar essas informações na forma de um(a)
A partir do texto apresentado, julgue o item a seguir.
Para atrair a atenção do leitor, o diagramador dispõe de uma série de artifícios que visam orientar a leitura do conteúdo, balanceando elementos de destaque e conteúdos secundários. Dentre as medidas abaixo, assinale aquela que NÃO contribui para atrair a atenção do leitor e melhorar a experiência de leitura.
"A tecnologia gutenberguiana baseada nos tipos móveis não permitia a impressão de quaisquer gráficos até à invenção das gravuras em madeira. Por isso, só em 1740 é que surge informação gráfica num jornal: o Daily Post, de Londres, publicou, a 29 de Março, um mapa com informação sobre o ataque do almirante inglês Vernon à cidade espanhola de Puertobello, nas Caraíbas, durante uma incursão britânica contra o tráfico de ouro espanhol. Nesse mapa foram apostas letras que remetiam para o texto.
O primeiro gráfico informativo também viu a luz do dia em Inglaterra. A 7 de Abril de 1806, o The Times inseriu um desenho e o plano da casa de um homem assassinado onde se descreviam os passos do assassino desde a casa de banho (onde se tinha escondido) ao local onde disparou a arma. Nesse diagrama colocaram-se referências numeradas (a exemplo do mapa editado no Post) que remetiam para um rodapé explicativo. Seria mais uma vez The Times a introduzir os mapas meteorológicos, a 1 de Abril de 1875."
SOUZA, J. P. (2005). Elementos do Jornalismo Impresso - p. 355
Ao passo que as tecnologias gráficas e digitais foram evoluindo, o jornal impresso passou a usar recursos gráficos em conjunto com o texto. Assinale a alternativa abaixo que melhor descreve respectivamente os seguintes recursos:
I- Charge
II- Infográfico
III- Fotomontagem
A infografia
Segundo Vilas Boas (1996), coloque verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmativas abaixo, em relação às características do texto em revista, e assinale a opção que apresenta a sequência correta.
( ) As revistas podem ser divididas em apenas dois grupos linguísticos: as especializadas e as de informação geral .
( ) Quanto mais amplo e mais de massa for o público pretendido por uma revista, mais o repertório linguístico usará formas tradicionais, confirmadas socialmente.
( ) Em termos de atualidade, apesar de permanecerem mais tempo nas bancas, as revistas são produtos mais duráveis que os jornais.
( ) A revista é mais literária que o jornal no que se refere ao tratamento dado aos textos, admitindo usos estéticos da palavra e recursos gráficos de modo mais flagrante que os jornais.
( ) Por possuir um caráter mais contextuai, o texto de revista não precisa responder os porquês de um fato, só que ele precisa ter elos e ressonâncias.
Notícias com muitos dados, cifras, números e estatísticas podem utilizar gráficos para se referir: i) a quantidades; ii) para indicar proporções; e iii) para expressar a evolução de elementos ao longo do tempo.
Esses gráficos devem ser, respectivamente,
Os diagramas são infografias complexas, que necessitam de legendas e textos para complementação da informação gráfica.
Relacione os tipos de diagramas listados a seguir às suas características.
1. ilustrativos
2. estatísticos
3. relacionais
4. organizacionais
5. temporais
( ) procuram demonstrar as posições relativas dos dados em relação as suas localizações no mundo físico.
( ) representam o tempo e podem ser elaborados como ciclos ou tabelas.
( ) trabalham com tabelas e gráficos, que podem ser de linha e dispersão ou de barra, área e volume.
( ) mostram a inter-relação entre entidades físicas sem levar em consideração sua localização geográfica, o que tende a torná- los mais abstratos.
( ) utilizam a imagem para descrever situações ou eventos e podem retratar conceitos físicos mais abstratos e em contextos localizados.
Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.
Com base nas teorias da edição jornalística, analise as afirmativas e aponte a alternativa CORRETA:
I- Com base nos limites de alcance dos veículos, os fatos serão noticiados com base na territorialidade geográfica, na especialização (ou divisão) temática e na especialização organizacional (correspondentes);
II- Na cobertura de rotina, o editor deve planejar com antecedência sempre que tiver informações disponíveis sobre o fato a ser noticiado;
III- O planejamento da notícia será uma ferramenta essencial para uma cobertura de grandes fatos. Por meio do planejamento, o editor pode separar um fato em diferentes vertentes, como uma emocional na visão das vítimas, uma informativa, na visão das autoridades ou uma geral, através de infográficos.
A partir das técnicas de edição jornalística, analise as afirmativas seguintes e aponte a alternativa CORRETA:
I- O infográfico é uma ilustração colocada nas páginas dos impressos;
II- Os infográficos devem ser facilmente compreendidos, por isso, a importância da conversão de medidas para padrões habituais, clareza no texto e harmonia nos elementos visuais, que devem ser sempre funcionais;
III- O chapéu é o elemento utilizado para dar ênfase a uma frase de uma fonte ou entrevistado. Ele aparece no meio do texto, dentro de um quadro, em fonte maior que a do texto.
No que se refere a planejamento gráfico em jornalismo, julgue o item.
A infografia moderna demanda um trabalho cooperado entre design de informação, arte e conteúdo
informativo. Para facilitar alguns desses processos, já existem programas, como o Easelly, que criam e compartilham infográficos.
Considerando a teoria das cores na produção de peças impressas, é correto afirmar que
O Presidente da Câmara recebeu do arte-finalista de uma agência de propaganda o rough de um cartaz vertical criado em área gráfica que obedece à proporção áurea. O rough foi devolvido à agência com a orientação de que o centro óptico fosse utilizado de forma mais criativa.
Por centro óptico, o arte-finalista deve entender
“Prática que lida com volumes significativos de informações vinculadas a hierarquia e a legibilidade e que desempenha a função de mediadora na apresentação dos conteúdos fortemente ligada à tradição do livro.” (GRUSZYNSKI, 2008)
“Refere-se à área de conhecimento e prática profissional específicas relativas ao ordenamento estético-formal de elementos textuais e não-textuais que compõem peças gráficas destinadas à reprodução com objetivo expressamente comunicacional”. (VILLAS BOAS, 2003).
“Atividade de planejamento de coberturas e edições além de organização das informações que desenvolve formas alternativas de narrar os fatos, explicando-os de forma clara.” (MORAES, 2015)
As definições acima se referem respectivamente às práticas de:
A diagramação ou projeto gráfico de um jornal, normalmente, se utiliza dos templates para dar início ao processo de distribuição de conteúdos, com a garantia da coesão visual das diferentes seções e páginas da publicação. Os templates simplificam todos os aspectos compositivos da página (Zappaterra, 2007). Porém, antes de mobilizar outras características que integram a configuração das páginas de um jornal, é importante conhecer como são chamados alguns dos principais componentes estruturadores da superfície. São considerados elementos que compõem um projeto gráfico de uma publicação:
No que concerne aos impactos de aportes tecnológicos aplicados na preparação de originais e no processo gráfico em geral, julgue o item subsequente.
A impressão de jornais, revistas e outras publicações
massivas ainda depende da preparação de fotolitos, por uma
questão de qualidade, uma vez que a definição gráfica digital
não garante o alto nível de qualidade proporcionado pela
impressão analógica.
Os ilustradores que trabalham com o conceito de Mapa Mental partem do pressuposto de que todos eles têm algumas coisas em comum: todos usam cores; todos têm uma estrutura natural que parte do centro; todos utilizam linhas, símbolos, palavras e imagens de acordo com um conjunto de regras simples, básicas, naturais e familiares ao cérebro. (Adaptado: Tony Buzan)
Esses ilustradores que prestam serviço ao jornalismo por meio de uma linguagem gráfica própria são responsáveis por
A padronização gráfica ou identidade visual começa com a escolha de uma estrutura que leva em conta diversos elementos. Os recursos persuasivos possibilitam ao leitor uma imediata identificação do produto jornalístico, seja ele uma revista ou jornal.
Com relação à diagramação, são elementos que o diagramador deve utilizar para definir o padrão gráfico, EXCETO:
No que diz respeito a projeto gráfico e à editoração eletrônica, julgue o item.
A editoração eletrônica de um jornal envolve as fases de
edição, diagramação e composição, sendo esta última o
momento em que as fotos e as publicidades vão para o
fotolito e o texto é finalizado, sendo trabalhado e
transformado em filme.
A infografia é um recurso visual que tem como objetivo dar uma série de informações ao público leitor. Sobre a infografia, é INCORRETO afirmar que
Sobre a infografia no jornalismo on-line podemos afirmar que:
A respeito de produção gráfica, julgue o item a seguir.
Infografia é um recurso que se utiliza de textos curtos e
elementos visuais (desenho, fotografia, tabela) para apresentar
informações jornalísticas de maneira sucinta.