SóProvas


ID
2579506
Banca
UFSCAR
Órgão
UFSCAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As teorias sobre a liderança denominadas situacionais ou contingenciais partem do pressuposto de que o comportamento mais apropriado para um líder depende das situações ou circunstâncias concretas em que o líder se encontra. De acordo com esta definição e considerando a teoria situacional ou contingencial de liderança, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O modelo contingencial de Fidler postula que o desempenho dos grupos depende da interacção entre o estilo de liderança e a favorabilidade situacional (Shrivastava & Mitroff, 1984).

     

    A liderança contingencial (situacional) é baseada na abordagem contingencial que se concentra no comportamento dos seguidores (liderados), independentemente que o líder realize, a eficácia depende das ações de seus liderados.

    Conforme teoria existe três conjuntos de forças que influenciam um líder na escolha de seu estilo:
    - Forças presentes no líder
    - Forças presentes nos colaboradores
    - Forças presentes na situação.

  • ALTERNATIVA C

    A liderança contingencial depende do diagnóstico do estilo de liderança e da situação organizacional, e assim, permite a adequação correta. A eficácia do grupo depende de uma adequação entre o estilo do líder e as demandas da situação.

    As teorias situacionais ou contigenciais têm como principio básico a não existência de um único estilo ou característica de liderança válidos para todas as situações, pelo contrário, cada tipo de situação requer um tipo de liderança diferenciado. Segundo estas abordagens, o líder eficaz é o que tem a capacidade de se adaptar a grupos de pessoas com determinadas características sob condições extremamente variadas. Assim, as variáveis fundamentais a ser consideradas nas teorias contingenciais da liderança são três: o líder, o grupo, e a situação. Bibliografia Chiavenato I. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7ª. edição. Rio de Janeiro: Ed. Elsevier, 2003.