SóProvas


ID
2581993
Banca
VUNESP
Órgão
DPE-RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A Constituição Federal prevê que uma lei deve estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada, denominando-a de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

     

    Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:
    I - o plano plurianual;
    II - as diretrizes orçamentárias;
    III - os orçamentos anuais.


    § 1º A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.

  • COMPLEMENTANDO...

     

    Art. 165, Parágrafo 2 CF: A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subseqüente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento

  • Pessoal, tem um macete denominado DOM para o plano plurianual - (Diretrizes, Objetivos e Metas). 

  • PPA é DOM

    § 1º A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.

  • Art. 165 CF

    § 1º A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.

  • Pelo menos sou consistente:

    Em 20/03/19 às 21:36, você respondeu a opção B.

    !

    Você errou!Em 25/06/18 às 23:16, você respondeu a opção B.

    !

  • Essa é daquelas que a gente erra, cansado, no meio da madrugada, e fica amargando uma vergonha alheio-própria.

  • Questão praticamente copiou o texto constitucional (aquele famoso “copia e cola”), confira:

    Art. 165, § 1º A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as

    diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital

    e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.

    Gabarito: C

  • - PPA: envia até 31 agosto -> devolve até 22 dezembro: (DOM:DIRETRIZES/OBJETIVOS/METAS)

    - LDO: envia até 15 abril -> devolve até 17 julho: (MP:METAS/PRIORIDADES)

    - LOA: envia até 31 agosto -> devolve até 22 dezembro: (FIS:ORÇAMENTO FISCAL/ INVST.EMPS/SEGUR. SOCIAL)

    Peguei de algum colega aqui do QC

  • A questão exige conhecimento acerca da disciplina constitucional relacionada aos orçamentos. Sobre a temática, é correto afirmar que a Constituição Federal prevê que uma lei deve estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada, denominando-a de Plano Plurianual. Vejamos:

    Conforme a CF/88, temos que:

    Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão: I - o plano plurianual; II - as diretrizes orçamentárias; III - os orçamentos anuais. § 1º A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.

     

    O gabarito, portanto, é a letra “c". Análise das demais alternativas:


    Alternativa “a": está incorreta. A Lei Orçamentária Anual (LOA) estabelece os Orçamentos da União, por intermédio dos quais são estimadas as receitas e fixadas as despesas do governo federal. Na sua elaboração, cabe ao Congresso Nacional avaliar e ajustar a proposta do Poder Executivo, assim como faz com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Plano Plurianual (PPA).


    Alternativa “b": está incorreta. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece quais serão as metas e prioridades para o ano seguinte. Para isso, fixa o montante de recursos que o governo pretende economizar; traça regras, vedações e limites para as despesas dos Poderes; autoriza o aumento das despesas com pessoal; regulamenta as transferências a entes públicos e privados; disciplina o equilíbrio entre as receitas e as despesas; indica prioridades para os financiamentos pelos bancos públicos.


    Alternativa “d": está incorreta. A Lei de Responsabilidade Fiscal (LC nº 101/2000) estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências.


    Alternativa “e": está incorreta. Trata-se da Lei 4.320/1964, a qual estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.


    Gabarito do professor: letra c.   


    Referências:

    Câmara dos Deputados. LOA - Lei orçamentária Anual. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/orcamento-da-uniao/leis.... Acesso em: 13 out. 2020.

    Câmara dos Deputados. LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/orcamento-da-uniao/leis.... Acesso em: 13 out. 2020.

  • Vale lembrar:

    PPA:

    Diretrizes, objetivos e metas; (DOM)

    para despesas de CAPITAL e outras delas decorrentes;

    Despesas continuadas

    A cada 4 anos; (médio prazo – não coincide com o mandato)

    PLANEJAMENTO.

    LDO:

    Metas e prioridades;

    Despesas de CAPITAL para o exercício subsequente;

    Alteração na legislação TRIBUTÁRIA;

    Orientar a LOA;

    Estabelecerá a política das agências FINANCEIRAS oficiais de FOMENTO.

    LOA:

    Previsão da receita e fixação da despesa;

    Orçamento fiscal, de investimento e da seguridade social;

    Isenções, anistias, remissões, subsídios e benefícios de natureza financeira, tributária e creditícia;

    Função de reduzir desigualdades interregionais, segundo critério populacional.

  • SER PPAI É UM DOM