SóProvas


ID
2582308
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                  DISCRETA PRIMAVERA

                                                                             Fernanda Torres


      As petições pululam na tela do computador. Assino, assino todas elas. Peço a demarcação das terras indígenas, a liberação do aborto e a descriminalização das drogas. Grito contra o trabalho escravo, o preconceito racial e de gênero; tento melar o emprego indiscriminado de agrotóxicos, frear o degelo das calotas polares, o desmatamento e a destruição dos corais da Amazônia. Clamo pelo fim da guerra na Síria, da corrupção e do foro privilegiado; exijo a reforma política; voto pela proteção dos micos-leões e falho com os ursos-polares.

      E, em meio ao acúmulo de urgências, ao imenso ruído do planeta, vacilo entre a paralisia e a ação. Entre o engajamento e a reflexão no silêncio. Entre ser e não ser.

      Quem É Primavera das Neves?, documentário de Jorge Furtado e Ana Luiza Azevedo, toca em cheio na histeria do agora, sem falar diretamente dela.

      Primavera Ácrata Saiz das Neves é uma mulher que enfrentou o açoite e os insultos do mundo, a afronta do opressor, o desdém do orgulhoso, as pontadas do amor humilhado, as delongas da lei, a prepotência do mando e o achincalhe do século XX.

      Filha de pai anarquista e mãe sufragista, fugidos das ditaduras de Franco e Salazar, ela cresceu no Catete do pós-guerra, estudou no Licée e dominou seis línguas. Casou-se com um tenente português e retornou para o Brasil em 1964, sozinha, com uma filha pequena. O marido permaneceu em Lisboa, condenado à prisão por ter participado da mal-sucedida Revolta da Beja.

      Em meio à insensatez e às injustiças de seu tempo, Primavera dedicou a vida à amizade, à maternidade, ao amor e à arte. Foi íntima e discreta, e nem por isso mesquinha, pequena ou indiferente.

      Traduziu Lewis Carroll, Vladimir Nabokov, Arthur C. Clarke e Emily Dickinson, Simenon e Julio Verne. Foi poeta, mãe, mulher, amiga e adoradora de Wagner; influenciou de forma profunda os que a conheceram, mas teve uma vida invisível. Morreu aos 47 anos.

      Teria permanecido anônima, não fosse a obstinação de arqueólogo de Furtado e Azevedo, que, intrigados com o nome da tradutora de Alice no País das Maravilhas, desencavaram sua preciosa história.

      Eulalie, a amiga saudosa, que sempre admirou a personalidade livre e contemporânea de Primavera, jamais percebeu nela a vontade de se promover — é o verbo que usa: promover.

      Hoje, estamos todos em promoção, gritando a esmo, como numa liquidação de Natal.

      O século XXI promove revoluções movidas a likes. Não diminuo a importância das petições que, reitero, assino convicta. Mas o milênio que se inicia também produziu uma perturbadora pornografia do ego, do exibicionismo das selfies; o bestialógico da multiplicação de blogueiros e a brutalidade travestida de diversão dos realities. Um confessionário a céu aberto, onde todos, e cada um, têm o quinhão de narcisismo preenchido pela publicação de seu diário de bordo.

      Primavera era em tudo o contrário. Apesar das perseguições que testemunhou e sofreu, da inteligência e sensibilidade que possuiu, nunca se impôs ao mundo, ou impôs o seu mundo aos demais.

     A ela, bastava ser — qualidade cada vez mais rara de ver, ter e encontrar.

         Fonte: http://vejario.abril.com.br/blog/fernanda-torres/discreta-primavera/

Assinale a alternativa que classifica corretamente o termo em destaque em “Casou-se com um tenente português”.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA B:

    Pronome Pessoal Reflexivo

    Neste caso, o SE vai servir para indicar uma ação que é praticada pelo sujeito e ele mesmo receberá suas conseqüências. Dizemos que o sujeito pratica e sofre a ação.

    Exemplos:

    Maria cortou-se com uma tesoura.

    Deitou-se mais cedo para descansar. 

    Fonte: https://www.infoescola.com/portugues/funcoes-do-se/

     

  • Trata-se de um VERBO PRONOMINAL. Quem casa é o padre, juiz, pastor, etc. A pessoa comum não casa, ela se casa. Acertei na prova por falta de opção, mas poderia ser anulada pois estamos diante de um verbo pronominal. 

     

    Outros exemplos: 

    Suicidar-se

    Queixar-se

    Formou-se

  • b) Pronome reflexivo.

  • PRONOME REFLEXIVO : A ação recaí sobre o próprio sujeito.

    O pronome terá função de OD ou OI. O sujeito é expresso ou subentendido.. Voz reflexiva. Verbo concorda com o sujeito.

     

    FONTE: Anotações aula Flávia RiTA.

  • Verbos pronominais essenciais são verbos usados apenas na sua forma pronominal, cujo radical transmite uma ideia de reflexibilidade, como:

    arrepender-se;
    queixar-se;
    zangar-se;
    suicidar-se;
    abster-se;
    dignar-se;
    apiedar-se;
    condoer-se;

  • Victor Costa,

    estou contigo, assinalei ''Índice de indeterminação''. 

    não tem como alguém casar a si mesmo, como o sujeito é indeterminado só poderia ser partícula apassivadora ou índice; com certeza não é partícula apassivadora, então marquei índice.

  • Quando o texto permite a identificação do sujeito, não a que se falar em Índice de Indeterminação do Sujeito.

     

    Letra B

  • Sabrina, você está correta!

  • Desculpa, Sabrina mas discordo de você! Como o tenente vai ser o sujeito se ele é o complemento?!! Ele não praticou a ação, então esse argumento ao meu ver não é o argumento que sustenta essa questão. 

  • Filha de pai anarquista e mãe sufragista, fugidos das ditaduras de Franco e Salazar, ela cresceu no Catete do pós-guerra, estudou no Licée e dominou seis línguas. Casou-se (refere-se à "Filha de pai anarquista" indicado anteriormente) com um tenente português(...)

    Se o texto permite a identificação do sujeito, como vai ser Índice de Indeterminação do Sujeito??

    Essa foi a análise que fiz Estudante Focada, vi uma aula do Prof. Marcelo Bernardo em que ele deixava isso bem claro.

    Abç.

     

  • Bem que a banca podia citar as linhas onde está a frase no texto. 

  • Obrigada, Sabrina!

  • Misael,

    é nessas horas que o F3 serve pra alguma coisa... já adianta nosso tempo.

  • Nessas horas que o Fernando Pestana faz falta! Vou de C! Verbo ''CASAR'' VI, pois VI + SE = IDS ( Indeterminação Do Sujeito ). Eu descordo do GAB. 

  • VLW SABRINA!!!!

     

  • Sujeito determinado elíptico, ou seja, pode ser identificado no contexto.

  • VERBO PRONOMINAL. 

     

    Quem casa é o padre, juiz, pastor, etc. A pessoa comum não casa, ela se casa. 

  • Qual o gabarito? Por favor.

  • "(Ela) casou-se com um tenente português."

    Para verificar a voz reflexiva é só olhar para o pronome substantivo, sujeito da oração, o verbo e o pronome oblíquo átono, é necessário verificar a correspondência entre os termos. É facil enxergar que tanto os dois pronomes, quanto o verbo está na terceira pessoa do singular, se existe correspondência, é reflexivo.

  • Pessoal que marcou C pode ficar relaxado, pois acredito que vcs, assim como eu, não leram o texto.

    Se não houvesse texto, o nosso pensamento estaria correto - Indice de indeterminação do sujeito- mas como o texto ja tinha citado "ela", a função do "se" tornou-se reflexivo.

  • Alguém sabe o que é DÊITICO??

  • Para mim parece mais com PIV.
  • colega Victor Costa tem toda razão, trata-se de uma particula integrante, nunca será um pronome reflexivo, comentário mais curtido está errado, esta questão deveria ser anulada.

  • Questão errada. Ele não casou com ele mesmo, mas sim com um tenente português. Se trata de um verbo pronominal, ou seja, o se é parte integrante do verbo.

    O mesmo acontece em suicidou-se, sentar-se...  não é pronome reflexivo, é PARTE INTEGRANTE DO VERBO.

    Outros exemplos, segundo a aula da FLAVIA RITA:

    "Ela se dedicou ao trabalho"  ( SE = parte integrante do verbo)

    "O rapaz casou-se com a prima" ( SE = parte integrante do verbo)

    BIZU da FLAVIA RITA:

    ORDEM DE ANÁLISE DO TIPO DE SE:

    1) CONJUNÇÃO: Integrante (=isso); Condicional ( = caso); Causal (=Já que)

    2) PRONOME:

    2.1 PARTÍCULA APASSIVADORA  - Verificar se tem VTD OU VTDI e SUJEITO PACIENTE.  Se não tiver, pula para a próxima análise.

    2.2 INDICE DE INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO - Verificar se tem VI ou VTI ou VL e Sujeito Inexistente.

    2.3 PRONOME REFLEXIVO/ RECÍPROCO: Verificar se tem verbo: VTD,VTI, VTDI. Tem sujeito e a ação recai sobre ele. Exerce a função de OD ou OI. Verificar o sentido ( se ele pratica e sofre a ação)

    2.4 PARTE INTEGRANTE DO VERBO: O verbo é pronominal, não conjuga sem ele. Não exerce função sintática e não pode ser retirado. BIZU: Tente conjugar o verbo, se todas as conjugaçõs exigirem pronome, possivelmente será parte integrante do verbo.

    2.5 PARTÍCULA EXPLETIVA: Se nenhum dos itens acima atenderem, só resta ser uma partícula expletiva. Ela não tem função sintática, pode ser suprimida. Usada para eufonia. Exemplo: " Vão- se os anéis, ficam-se os dedos"

  • Valha meu pai! Da onde é reflexivo??

    Está mais para Parte integrante de um verbo pronominal de ação.

  • Indiquem para comentário.

  • Também marquei Índice de Indeterinação. 

     

  • ai pergunto!

    quem casou?não sei!

    indetermindado

  • Isso é reflexivo desde quando? Quanto mais eu estudou essas malditas funções do "se", menos eu entendo #decepcionado

  • Como pode ser reflexivo ? Casou com ele mesma? Kkkk esse SE é parte integrante do verbo
  • Oxe, que loucura. Jurei que fosse índice de indeterminação, por se tratar de verbo intransitivo e constituir um sujeito indeterminado. Mas com certeza não é pronome reflexivo, esse gabarito aí tá errado. A ação do pronome reflexivo deve recorrer ao próprio sujeito, e nesse caso, a ação de casar-se recai ao tenente.

  • PRONOME REFLEXIVO não pode ser, pois quem casa não casa consigo mesmo; ÍNDICE DE INDETERMINAÇÃO não pode ser, já que, apesar de o sujeito está implícito (não aparecer diretamente na oração), todos nos conseguimos saber de quem se trata, através do contexto: Partícula Apassivadora; CONJUNÇÃO INTEGRANTE também não é, por se tratar de um VTI. Confesso que não conheço o termo Dêitico, contudo dei uma olhada em seu significado, e o mesmo não tem nada a ver com a questão, somente para encher linguíça.

    Com toda a CERTEZA foi erro de digitação ao introduzir a questão no site. A resposta certa seria Partícula Expletiva, e não Pronome Reflexivo, pois se tirar o SE da oração não altera o sentido do texto.

  • Eu que não vou perder o meu tempo tentando desvendar essa loucura...

    SIGA LÁ PELOTA !!!

     

    Foco na .40

  • Na frase "Casou-se com um tenente português", o vocábulo "se" funciona como pronome reflexivo, pois o sujeito pratica e sofre, ao mesmo tempo, a ação verbal. Segundo o excelente mestre Evanildo Bechara, o termo SE é pronome reflexivo quando “faz refletir sobre o sujeito a ação que ele mesmo praticou”. 

    Se eu digo que "Fulana casou-se com um tenente português", o sujeito (FULANA) pratica e sofre a ação verbal ao mesmo tempo, pois FULANA se inclui como "recebedora" da ação. 

    Assim, a letra B é a opção que apresenta a correta classificação do pronome "se". Além disso, cabe dizer que se trata, no caso, de um pronome reflexivo recíproco, pois a ação verbal afeta dois indivíduos simultaneamente (Fulana e o tenente), havendo ideia de reciprocidade.

  • Concordo. Com o texto o se seria Reflexivo, porém seria passível de anulação, porque, como vcs viram, prejudicou o julgamento objetivo da assertiva, pois deveria vir no enunciado da questão alguma coisa que remetesse ao texto, por exemplo: Com base no texto...

  • É brincadeira. tem que está em conexão com o céu para responder essa pergunta. Agora eu pergunto: Quem casou? O sujeito está determinado? Além de não está determinado, não está preposicionado? reflexivo onde?

  • Gabarito B

    VOZES VERBAIS:

    Voz ativa: quando o sujeito que fala pratica a ação.

    Exemplos: meu amigo aluga casas.

    Voz passiva: quando a ação é sofrida pelo sujeito. Pode ser:

    • Voz passiva analítica: verbo ser/estar/ficar + particípio

    Exemplos: o preso era escoltado pelo policial.

    • Voz passiva sintética: verbo + pronome apassivador "se"

    o VL, VI e VTI: NÃO aceitam a v. passiva.

    o VTD e VTDI: admitem a v. passiva.

    Exemplo: cobrem-se botões

     Voz reflexiva: o sujeito que fala, prática e sofre a ação ao mesmo tempo. (Macete: "A SI MESMO")

    Exemplos: a criança rabiscou-se.

    • Voz recíproca: exige mais de um elemento. (Macete: "UNS AOS OUTROS")

    Exemplo: os concorrentes se cumprimentaram

    o Verbo + se (índice de indeterminação do sujeito): o verbo na 3ª PESSOA DO SINGULAR. Ex.: precisa-se de

    funcionários.

    REGRA DE INDERTERMINAÇÃO

    • VTI + SE + PREPOSIÇÃO;

    • VI + SE ( + ADVÉRBIO );

    • VL + SE;

    TERMOS DE REFERENCIA:

    • anáfora é o termo usado em um texto para relembrar ou retomar algo que já foi dito.

    • catáfora tem a função de anunciar o que vai ser dito.

    • dêitico termo usado para citar algo que não foi dito no texto, portanto depende de um contexto.

  • Pra mim isso é PIV

  • Discordo do gabarito, o enunciado solicita apenas a analise, sem fazer qualquer referencia ao texto.

  • ELA SE CASOU COM O TENENTE PORT - PRONOME REFLEXIVO

    SE FOSSE - ELA E O TENENTE SE CASARAM , AI SIM SERIA PRONOME REFLEXIVO RECIPROCO

  • Já vi algumas bancas adotarem o verbo "casar-se" em que o "se" é pronome reflexivo, eu discordo desta visão, o "se" aparece em detrimento do verbo ser pronominal. Mas, o que vale no fim das contas, é o que a banca considera como certo na visão dela. Enfim...

  • Todo pronome reflexivo exercerá função sintática de OD ou de OI, olhar o sentido (a ação recai a si mesmo).

    O verbo casar pode ser intransitivo, transitivo direto, indireto ou pronominal.

    Por conseguinte, existe a possibilidade de o verbo ser transitivo direto pronominal e indireto ao mesmo tempo, visto que admite outras transitividades. Por exemplo, "Casei-me com ela na catedral". O pronome me* está exercendo a função de OD e, ao mesmo tempo, faz parte do verbo, completando sua estrutura. O termo com ela exerce a função de OI. Sendo assim, no trecho em questão "Casou-se com um tenente português", só mudou a pessoa, mas a ideia permanece a mesma, sendo o se um objeto direto pronominal. A expressão com um tenente português exerce a função de OI.

    *Vale ressaltar que os pronomes me, te, se, nos, vos, se podem ser tanto OD quanto OI.

    Como disse no início do raciocínio, os pronomes reflexivos exercerão função sintática de OD ou OI, logo o se é um pronome reflexivo, tendo em vista a função que ele exerce.

  • É necessário ler o texto para entender...  pronome relativo é aquele que se relaciona com um termo antecedente.

  • DEVERIA SER RECÍPROCO. DISCORDO DO GABARITO.

  • tá, mas o que é dêiltico?