SóProvas


ID
2584825
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      A eletricidade produzida a partir da luz do sol, ou energia fotovoltaica, aparece como a grande estrela do relatório “Renováveis 2017 – Análise e Previsões para 2022”, da Agência Internacional de Energia (AIE). E a maior responsável por isso, mais uma vez, é a China.

      A geração solar foi a que mais cresceu entre as energias renováveis, alcançando quase a metade (45%) dos 165 giga-watts de capacidade adicionada em 2016, excluídas fontes de origem fóssil (carvão, petróleo e gás natural) e nuclear.

      O Brasil instalou 7,8 GW de renováveis no ano passado – de um total de 9,5 GW no país –, repartidos entre usinas hidrelétricas (5,2 GW) e eólicas (2,6 GW). Mantém uma das matrizes de geração mais limpas, mas contribui com menos de 5% do crescimento verde mundial.

      Já a China responde por 40% da capacidade renovável adicionada em 2016, e a maior parte disso provém da energia solar. O governo de Pequim incentiva essa fonte limpa na tentativa de minorar a poluição do ar gerada por termelétricas a carvão, grave problema de saúde pública e inquietação social.

      Sob esse estímulo, o país asiático já representa 50% da demanda global por painéis fotovoltaicos e manufatura 60% desses equipamentos.

      Salta aos olhos a irrelevância do Brasil no que respeita à energia solar fotovoltaica. Algumas grandes centrais começam a ser instaladas, mas o investimento nacional na mais dinâmica fonte alternativa é desprezível, em termos mundiais.

      O país só se destaca, no relatório da AIE, na seara das fontes renováveis para o setor de transporte. Embora o noticiário se concentre na voga dos veículos elétricos, o estudo ressalta que os biocombustíveis – como etanol e biodiesel – permanecerão como opções mais viáveis.

      Sim, o Brasil conta com a matriz elétrica mais limpa entre nações de grande porte e liderança inconteste em álcool combustível. O futuro, no entanto, é solar.

          (Editorial. Império do sol. Folha de S.Paulo, 10.10.2017. Adaptado) 

Assinale a alternativa em que a vírgula está empregada de acordo com a norma-padrão.

Alternativas
Comentários
  • Enquanto o QCONCURSO NÃO ARRUMAR O GABARITO DAS QUESTÕES DE PORTUGUÊS  DO TCE-SP, desisto de faze-las.

  • Flávio, acho que eles já arrumaram!

    O gabarito agora está correto, letra B.

  • Obrigado, Mariana!

  • Essa prova teve muitas questões com o gaba trocado, ou pela FCC ou pelo o QC, uma pena. Porém consertaram.

  • Não se separam sujeito, verbo e complemento. Quem foi responsável? A China....(sujeito). Foi responsável pelo quê (verbo) ? Por colocar a energia fotovoltaica no papel de estrela (complemento).

  • Gabarito: Letra B

     

    Regra de ouro: Não separar sujeito, verbo e complemento!

    Bizu: Os termos podem vir em ordem trocada no intuito de confundir. Então a dica é identificar de cara esses termos. Outra dica é identificar os adjuntos adverbiais deslocados e termos apositivos.

     

    Aplicando a questão em tela:

    * Sujeito: A China

    * Verbo: foi

    * Complemento: foi a responsável por colocar a energia fotovoltaica no papel de estrela.

     

    Fontes:

    http://portugues.uol.com.br/gramatica/o-uso-virgula-seus-pre-requisitos-.html

    https://noticias.uol.com.br/educacao/dicasport/ult2781u184.jhtm

     

  • a) A China mais uma vez foi a responsável, por colocar a energia fotovoltaica no papel de estrela, conforme mostra o relatório “Renováveis 2017 – Análise e Previsões para 2022”. ERRADO, NÃO SE USA A VÍRGULA PARA SEPARAR UM NOME DO COMPLEMENTO NOMINAL OU DO ADJUNTO ADVERBIAL.
     

    b) A China, mais uma vez, foi a responsável por colocar a energia fotovoltaica no papel de estrela, conforme mostra o relatório “Renováveis 2017 – Análise e Previsões para 2022”. CORRETO.


    c) A China, foi a responsável, mais uma vez, por colocar a energia fotovoltaica no papel de estrela, conforme mostra o relatório “Renováveis 2017 – Análise e Previsões para 2022”. ERRADO, NÃO SE USA VÍRGULA PARA SEPARAR O SUJEITO DO SEU PREDICADO.


    d) Mais uma vez a China foi, a responsável, por colocar a energia fotovoltaica no papel de estrela conforme mostra o relatório “Renováveis 2017 – Análise e Previsões para 2022”. ERRADO, NÃO SE USA VÍRGULAS PARA SEPARAR O VERBO DOS SEUS COMPLEMENTOS (OBJ. DIRETO;OBJ. INDIRETO).


    e) Mais uma vez, a China, foi a responsável por colocar a energia fotovoltaica no papel de estrela conforme mostra o relatório “Renováveis 2017 – Análise e Previsões para 2022”. ERRADO, NÃO SE USA VÍRGULA PARA SEPARAR O SUJEITO DO SEU PREDICADO.

  • Não entendi a do QC !! Essa prova do TCE-SP não foi feita pela  FCC e sim pela VUNESP .. Seria necessário uma retificação .

  • Olha o sujeito e o verbo, não se separam JAMAIS...

  • CONCORDO COM CÉSAR TRT  >>"Não entendi a do QC !! Essa prova do TCE-SP não foi feita pela  FCC e sim pela VUNESP .. Seria necessário uma retificação "

  • a) E. Perceba que a oração está na ordem direta, logo não podemos separar o ADJUNTO por vírgulas. 
    b) C.
    c) E. Há separação entre o SUJEITO e o VERBO.
    d) E. Há separação entre o SUJEITO e o VERBO.
    d) E. Há separação entre o SUJEITO e o VERBO.

  • Quanto ao erro do gabarito, acredito que o QC já tenha resolvido!

  • ah Godim! o sonho na minha vida, no tocante ao estudo da analise sintática é conseguir indentificar esses termos...

     

    Onde esta "O menino que brincou bastante" como agente aprendeu na escola..

     

    Top a explicação do WILHIAN PRF espero que gabarite português, bem como, as demais materias na prova da PRF de que pra sair ou saiu -sei lá.

  • Entre o sujeito e o complemeto a gente está careca de saber que não há vírgula.

    Agora, bora tentar aprofundar. 

    "mais uma vez" é aposto ou adjunto adverbial?

    Se alguém puder ajudar...

  • Eliminamos a alternativa (A), tendo em vista que não cabe vírgula entre o verbo de ligação “foi” e o predicativo “a responsável”.

    Eliminamos as alternativas (B) e (D), tendo em vista que não cabe vírgula entre o sujeito “A China” e o verbo de ligação “foi”.

    Eliminamos a alternativa (C), tendo em vista que não cabe vírgula entre o nome “responsável” e a oração subordinada substantiva completiva nominal “por colocar a energia fotovoltaica no papel de estrela”.

    Assim, a alternativa (E) é a correta, pois podemos separar o adjunto adverbial de pequena extensão e intercalado “mais uma vez” por dupla vírgula. Além disso, podemos separar por vírgula a oração subordinada adverbial posposta à oração principal “conforme mostra o relatório Análise e Previsoes para 2022”.

  • O Comentario do Neymar Junior, esta totalmente Equivocado.....O Gabarito Correto e a Letra B

    Uma dica para as Questões de Virgula da Vunesp, Lembre-se sempre "Vunesp Sua VaCa" (Sujeito + Verbo + Complemento....Fica junto)....outra dica sobre a virgula, se a palavra estiver entre virgulas,, Retire a palavra e tente ler o texto, se fizer sentido tudo OK, se não fizer não pode ter ambas as virgulas.

    Sabendo essas 2 dicas você mata 90% das questões de virgulas da Vunesp

    "Que a Força esteja com vocês"

  • Gente, assistam essa vídeo aula https://www.youtube.com/watch?v=hIn0_rbKoVw&feature=youtu.be sobre virgulas....menos de 5 min.