SóProvas


ID
2587588
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Valinhos - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Fascínio

        De todos aqueles ratos de cinemateca que formaram a Nova Onda do cinema francês no final dos anos 60, só Truffaut ficou. Eu sei que os outros continuam aí, fazendo boas coisas, mas só de Truffaut pode-se dizer que se estabeleceu no ramo do cinema. A noite americana mostra o porquê. Truffaut nunca pretendeu do cinema nada além do cinema. O mais admirável em A noite americana é a sua contenção, a sua extrema economia de propósitos. Outro diretor teria aproveitado a oportunidade — um filme sobre a feitura de um filme — para armar um jogo intelectual qualquer, um truque de espelhos, a fantasia e a realidade, a arte e a vida, e olhem só como eu sou engenhoso. Truffaut, não. Faz um filme convencional sobre Truffaut fazendo um filme convencional. Mas Truffaut faz grandes filmes convencionais.

      Não é que ele seja superficial. Fellini também é um superficial e substitui as ideias pelo barroquismo de imagem. Está certo, a imagem inteligente é uma das formas que o cinema tem de ser profundo. Truffaut não se interessa em ser profundo. A primeira mágica do cinema, o fato do cinema em si, já basta como fascínio. Nada de muito extraordinário acontece em A noite americana, e a grande homenagem de Truffaut ao cinema é transformar o fato corriqueiro de um filme sendo feito num espetáculo extraordinário. Truffaut, como todos da sua geração, começou no cinema pelo deslumbramento. A diferença entre ele e o resto é que ele continua deslumbrado. Durante as quase duas horas de A Noite americana, o cinema reina e nos emociona.

    Profundamente. E Truffaut está tão comovido quanto a gente.


(Luis Fernando Verissimo. Banquete com os deuses: cinema, literatura, música e outras artes. Rio de Janeiro, Objetiva, 2011. Adaptado)

Considere o trecho: A diferença entre ele e o resto é que ele continua deslumbrado. (2º parágrafo)

Considerando as regras de regência nominal, as expressões que se subordinam corretamente à palavra destacada são:

Alternativas
Comentários
  • Errei e Não Entendi, e não tem nehum comentário! =,(

     

  • A questão é um pouco complexa, mas despois de relê-la consegui compreender o que estava pedindo. A questão pede apenas a regência do termo "deslumbrado". Quem fica deslumbrado, fica deslumbrado com algo. Matando a questão... Letra E

  • A Vunesp está inovando em suas questões!!! Tem muita coisa vindo por aí!

  • Questão de regência:

    Deslumbra ante o cinema

    Deslumbra com o cinema

  • VUNESFCC .... kkkkkkkkk alguem da FCC foi parar la na Vunesp CTZ, aquele Português que tu matava apenas com uma boa interpretação ja era, agora ela começou a perguntar os nomes Tecnicos !

  • Sacanagem essa pergunta.

  • Você pode se deslumbrar:

    Ante/perante o cinema.  

    ou

    Com o cienema.

    Deslumbrar é a mesma coisa que se fascinar.

  • deslumbrado derivado de deslumbrar 

    Regencia = COM OU ANTE

  • quem se deslumbra, se deslumbra COM algo

  • O que que é essa prova :(

  • PARA SANAR EVENTUAIS DÚVIDAS SOBRE O USO DO TERMO "ANTE":

    De início, vamos entender o significado da preposição "ante" :

    Na frente ou na presença de; num lugar próximo a: ele colocou, ante o juri, as provas do crime.

    Diante de; como resultado de; em razão de: ante insistentes pedidos, acabou pagando o carro.

    Em direção a: a testemunha será levada ante o juri.

    Em consequência de: os investimentos internacionais diminuem ante a falência dos órgãos públicos.

    Uma vez entendido o significado da preposição, percebemos que a regência correta do termo é "ante o cinema", e não "ante ao cinema".

    Fonte: dicio

  • Vejamos o sentido da palavra Deslumbrado

    Estar deslumbrado é o mesmo de estar ''encantado''

    ''Com ou ante a algo''.

    LETRA E

    APMBB