SóProvas


ID
2588176
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No desenvolvimento de suas atividades, um servidor notou o extravio de um processo administrativo. Imediatamente, informou o fato à autoridade competente do órgão, a qual iniciou a apuração dos fatos por meio de sindicância.


Nessa situação hipotética, a sindicância instaurada pela autoridade do órgão constitui requisito inicial do procedimento de

Alternativas
Comentários
  • gabarito:

     

    c) reconstituição de processo. 

  • Gabarito  C - Reconstituição de processo: A rigor, restaurar é consertar, recuperar, repor em bom estado. Pode restaurar-se, por exemplo, um documento estragado pela chuva ou chamuscado pelo fogo. No caso de total destruição ou extravio seria mais apropriado falar em nova produção, isto é, em reprodução. Mas é claro que a lei empregou o vocábulo restauração em sentido amplo, abrangente da renovação (Tornaghi, 1981, pp. 294-295).

    Fonte:https://jus.com.br/artigos/17335/o-procedimento-de-restauracao-de-autos-no-processo-penal

  •  letra c

    No caso de sinistros, desaparecimento ou extravio de processos, o servidor que primeiro tomar conhecimento do fato comunicará o ocorrido à sua chefia. A autoridade administrativa que tiver ciência do fato promoverá a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, e designará um servidor para promover a reconstituição do processo após o cadastro do processo reconstituído, o processo extraviado e inserir na funcionalidade “comentário” a existência de um novo processo criado em virtude do extravio bem como o número de protocolo do processo reconstituído.

  • Pessoal qual lei é essa?

  • Nunca vi isso na minha vida. :(

  • QUE QUESTÃO É ESSA? PELO AMOR DE DEUS!

  • Nunca vi... mas deu pra acertar pela intuição  ;)

  • Boa questão.... dificil e ninguem sabe a resposta!

    kkkk

  •  letra c

    No caso de sinistros, desaparecimento ou extravio de processos, o servidor que primeiro tomar conhecimento do fato comunicará o ocorrido à sua chefia. A autoridade administrativa que tiver ciência do fato promoverá a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, e designará um servidor para promover a reconstituição do processo 

    sigamos!

  • Gabarito Letra C

    Questão de reciocínio lógico rs

    Se um processo foi extraviado a sindicância é requisito para a reconstituição do processo.

  • Fonte: manual de tudologia CESPE.

  • Procurei o texto desse pessoal lindo que acertou. Achei no link abaixo:

    Fonte: https://www12.senado.leg.br/institucional/arquivo/arquivos-pdf/manuais-tecnicos-do-arquivo

  • Eu estudei isso em Arquivologia e não em Adm. Pública. =p

    Bom, funcionou do mesmo jeito.

    Próxima!

  • 3.2.13 Reconstituição de processo

    No caso de sinistros, desaparecimento ou extravio de processos, o servidor que primeiro tomar conhecimento do fato comunicará o ocorrido à sua chefia. A autoridade administrativa que tiver ciência do fato promoverá a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, e designará um servidor para promover a reconstituição do processo.

    O servidor responsável pela reconstituição observará os seguintes procedimentos: a) Ordenar a documentação que caracterize a busca de localização do processo juntamente com o documento pelo qual foi dado conhecimento à chefia do sinistro, desaparecimento ou extravio; b) Reconstituir o processo, resgatando as suas informações e obtendo cópias de documentos que o constituíam; c) Tramitar ao Serviço de Protocolo Administrativo a documentação para ser autuada.


    O Serviço de Protocolo Administrativo em seguida realizará os seguintes procedimentos: a) Inserir uma folha inicial que conterá: 1. Informação visível de que se trata de um processo reconstituído; 2. Número do processo original, quando for possível; 3. Procedência; 4. Interessado; 5. Assunto; 6. Outras informações que se façam necessárias; b) Autuar o processo reconstituído com nova numeração; c) Registrar, no campo “assunto” do SIGAD, a ocorrência, citando o número do processo extraviado; d) Acessar, no SIGAD, após o cadastro do processo reconstituído, o processo extraviado e inserir na funcionalidade “comentário” a existência de um novo processo criado em virtude do extravio bem como o número de protocolo do processo reconstituído. 


    FONTE: https://www12.senado.leg.br/institucional/arquivo/arquivos-pdf/manuais-tecnicos-do-arquivo

  • Eh nesta hora que tenho vontade de voltar pra roça....aff

  • Isso é materia de arquivologia, creio q o QC classificou errado!

  • Vem que estou aqui estudando para melhor enteder sobre como administrar minha agro-fazenda.RSRSS

     

  • Gabarito C. Questão de arquivologia.

  • PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 1.677, DE 7 DE OUTUBRO DE 2015

    2.14 - Reconstituição de processo

    Ao ocorrer a perda ou extravio de processo, a autoridade competente do órgão ou entidade deverá ser comunicada, cabendo a ela promover a apuração dos fatos, por meio de sindicância ou processo administrativo, e designar, formalmente, um servidor ou uma comissão para proceder à reconstituição do processo.

    Gabarito: C