-
ALTERNATIVA CORRETA, LETRA A
No texto, temos a seguinte passagem: "...No ápice da trajetória de amante imperial, foi nomeada dama de honra da pobre Leopoldina, que sofria com a situação, e ganhou o título de marquesa, o segundo degrau da nobreza brasileira..."
A expressão, que sofria com a situação, está entre vírgulas, pois, refere-se a Leopoldina.
Na alternativa A, a expressão "...foi nomeada dama de honra da pobre Leopoldina, que sofria com a situação e ganhou o título de marquesa, o segundo degrau da nobreza brasileira...", passa a mensagem de que foi Leopoldina quem ganhou o título de marquesa, logo, a ausência da vírgula modificou o sentido da frase original.
-
"Foi nomeada dama de honra da pobre Leopoldina, que sofria com a situação, e ganhou o título de marquesa, o segundo degrau da nobreza brasileira."
LETRA A
-
Oração subordinada adjetiva:
(Com vírgula) explicativa
(sem vírgula) restritiva.
O sentido sempre muda com a retirada ou inclusão da vírgula.
-
A
Domitila foi nomeada E ganhou o título de marquesa.
Leopoldina era quem sofria com a situação.
-
sempre havera mudança de sentido quando vier virgula antes do "que"
-
Com a vírgula antes do "e" quem ganha o título de marquesa é a Domitila, mas se omitirmos essa vírgula quem ganha é a Leopoldina.
Obs: Só se usa vírgula antes do "e" quando o sujeito que vem depois é diferente do que vem antes.
Sentido do texto: Mesmo sendo criticada pelas costas e alvo constante de caricaturas e artigos injuriosos, Domitila, mulher bonita, inteligente e alegre, experimentou ascensão social meteórica na capital. Frequentava seus saraus todo mundo que era importante. No ápice da trajetória de amante imperial, ( Domitila ) foi nomeada dama de honra da pobre Leopoldina, que sofria com a situação, e ( Domitila ) ganhou o título de marquesa, o segundo degrau da nobreza brasileira.
Omitindo a Vírgula: Mesmo sendo criticada pelas costas e alvo constante de caricaturas e artigos injuriosos, Domitila, mulher bonita, inteligente e alegre, experimentou ascensão social meteórica na capital. Frequentava seus saraus todo mundo que era importante. No ápice da trajetória de amante imperial, ( Domitila ) foi nomeada dama de honra da pobre Leopoldina, que sofria com a situação e ganhou o título de marquesa, o segundo degrau da nobreza brasileira.
Explicação: Quando se usa vírgula antes de “e”?
Como regra geral, não se usa vírgula antes de “e”. Tem só um caso em que vai vírgula, que é quando a frase depois do “e” fala de uma pessoa, coisa, ou objeto (sujeito) diferente da que vem antes dele. Assim:
O sol já ia fraco, e a tarde era amena. (Graça Aranha)
Note que a primeira frase fala do sol, enquanto a segunda fala da tarde. Os sujeitos são diferentes. Portanto, usamos vírgula.
Para quem quer umas regras básicas: https://www.lendo.org/como-usar-virgula/
Espero ter ajudado!
Gabarito ( A )
Obs: Quando meus comentários estiverem desatualizados ou errados, mandem-me msgns no privado, por favor, porque irei corrigi-los.
-
DONNA CONCURSEIRA Me ajudou MUITOO
Apesar de que eu tinha acertado por elminação, seu comentário me ajudou pra caramba -----obrigado-----
-
Um bisu legal que aprendi aqui no QC:
ReStritivo = Sem vírgula
ExpliCativo = Com vírgula
-
Mano, juro por Deus que não mudou sentido nenhum por causa de uma vírgula. Sacanagem.
-
“Foi nomeada dama de honra da pobre Leopoldina, que sofria com a situação e ganhou o título de marquesa, o segundo degrau da nobreza brasileira”.
· A supressão da vírgula na frase em destaque ocasiona o entendimento de que quem ganhou o título de marquesa foi a personagem Leopoldina e não mais a personagem Domitila.
Gabarito: A
Siga no Insta: LordCaldas_Concurseiro - dicas diárias para a prova do TJSP
Entre no nosso grupo de dicas no facebook: https://www.facebook.com/groups/427697000767477/
-
SÓ BASTA SE LIGAR RESTRITIVA SEM VIRGULAS EXPLICATIVAS COM VIRGULAS GAB LETRA A
-
gab. A
...foi nomeada dama de honra da pobre Leopoldina, que sofria com a situação, e ganhou o título de marquesa, o segundo degrau da nobreza brasileira. (Com a vírgula a frase fica ADVERSATIVA. Sem, fica ADITIVA)
-
Com vírgula: o que se refere a Leopoldina
Sem vírgula: o que se refere à dama de honra de Leopoldina
-
Assinale a alternativa em que a alteração na pontuação do trecho modifica o sentido da frase original.
A) … foi nomeada dama de honra da pobre Leopoldina, que sofria com a situação e ganhou o título de marquesa, o segundo degrau da nobreza brasileira. (3° parágrafo)
...foi nomeada dama de honra da pobre Leopoldina, que sofria com a situação, e ganhou o título de marquesa, o segundo degrau da nobreza brasileira. [Gabarito]
------------------------------------
B) … resume o historiador Paulo Rezzutti, que está relançando seu livro Domitila – A verdadeira História da Marquesa de Santos (de 2013) com documentos inéditos e reveladores. (1° parágrafo)
... resume o historiador Paulo Rezzutti, que está relançando seu livro Domitila – A verdadeira História da Marquesa de Santos, de 2013, com documentos inéditos e reveladores.
------------------------------------
C) O mais significativo em termos históricos é o diário que confirma a existência do primeiro dos cinco filhos dos dois amantes… (2° parágrafo)
O mais significativo, em termos históricos, é o diário que confirma a existência do primeiro dos cinco filhos dos dois amantes
------------------------------------
D) … a marquesa de Santos – célebre amante de dom Pedro I – aos poucos deixa o rodapé da história para ganhar personalidade, ambição e protagonismo mais nítidos.
(1° parágrafo)
... a marquesa de Santos, célebre amante de dom Pedro I, aos poucos deixa o rodapé da história para ganhar personalidade, ambição e protagonismo mais nítidos.
------------------------------------
E) … Domitila (mulher bonita, inteligente e alegre) experimentou ascensão social meteórica na capital. (3° parágrafo)
... Domitila, mulher bonita, inteligente e alegre, experimentou ascensão social meteórica na capital.