SóProvas


ID
2588731
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara da Estância Balneária de Itanhaém - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Personagem do imaginário popular e de uma novela, a marquesa de Santos, célebre amante de dom Pedro I, aos poucos deixa o rodapé da história para ganhar personalidade, ambição e protagonismo mais nítidos. A partir de arquivos pouco estudados, pesquisadores e historiadores redesenham a trajetória da paulista Domitila de Castro Canto e Melo como uma mulher forte, independente, pragmática e de excepcional tino financeiro. “Domitila era plural, muito mais que uma amante”, resume o historiador Paulo Rezzutti, que está relançando seu livro DomitilaA verdadeira História da Marquesa de Santos, de 2013, com documentos inéditos e reveladores.

      O mais significativo, em termos históricos, é o diário que confirma a existência do primeiro dos cinco filhos dos dois amantes, um menino sobre o qual se especulava haver nascido, mas de quem não se tinha notícia de ter sobrevivido.

      Mesmo sendo criticada pelas costas e alvo constante de caricaturas e artigos injuriosos, Domitila, mulher bonita, inteligente e alegre, experimentou ascensão social meteórica na capital. Frequentava seus saraus todo mundo que era importante. No ápice da trajetória de amante imperial, foi nomeada dama de honra da pobre Leopoldina, que sofria com a situação, e ganhou o título de marquesa, o segundo degrau da nobreza brasileira.

      A paixão de Domitila e dom Pedro ficou registrada em cartas não recomendáveis para menores. “Ele a amava com amor selvagem, sem conhecer limites nem regras de direito, moral ou religião”, diz a historiadora Mary Del Priore, que pesquisou a vida da marquesa.

(Luísa Bustamante, As faces de Domitila. Veja, 09.08.2017. Adaptado)

Assinale a alternativa em que a alteração na pontuação do trecho modifica o sentido da frase original.

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA CORRETA, LETRA A

     

    No texto, temos a seguinte passagem: "...No ápice da trajetória de amante imperial, foi nomeada dama de honra da pobre Leopoldina, que sofria com a situação, e ganhou o título de marquesa, o segundo degrau da nobreza brasileira..." 

    A expressão, que sofria com a situação, está entre vírgulas, pois, refere-se a Leopoldina.

     

    Na alternativa A, a expressão "...foi nomeada dama de honra da pobre Leopoldina, que sofria com a situação e ganhou o título de marquesa, o segundo degrau da nobreza brasileira...", passa a mensagem de que foi Leopoldina quem ganhou o título de marquesa, logo, a ausência da vírgula modificou o sentido da frase original.

     

  • "Foi nomeada dama de honra da pobre Leopoldina, que sofria com a situação, e ganhou o título de marquesa, o segundo degrau da nobreza brasileira."

    LETRA A

  • Oração subordinada adjetiva:

    (Com vírgula) explicativa

    (sem vírgula) restritiva.

    O sentido sempre muda com a retirada ou inclusão da vírgula. 

  • A

    Domitila foi nomeada E ganhou o título de marquesa.

    Leopoldina era quem sofria com a situação.

  • sempre havera mudança de sentido quando vier virgula antes do "que" 

  • Com a vírgula antes do "e" quem ganha o título de marquesa é a Domitila, mas se omitirmos essa vírgula quem ganha é a Leopoldina. 

     Obs: Só se usa vírgula antes do "e" quando o sujeito que vem depois é diferente do que vem antes. 

     Sentido do texto:   Mesmo sendo criticada pelas costas e alvo constante de caricaturas e artigos injuriosos, Domitila, mulher bonita, inteligente e alegre, experimentou ascensão social meteórica na capital. Frequentava seus saraus todo mundo que era importante. No ápice da trajetória de amante imperial,  ( Domitila ) foi nomeada dama de honra da pobre Leopoldina, que sofria com a situação, e ( Domitila ) ganhou o título de marquesa, o segundo degrau da nobreza brasileira.  

    Omitindo a Vírgula: Mesmo sendo criticada pelas costas e alvo constante de caricaturas e artigos injuriosos, Domitila, mulher bonita, inteligente e alegre, experimentou ascensão social meteórica na capital. Frequentava seus saraus todo mundo que era importante. No ápice da trajetória de amante imperial,  ( Domitila ) foi nomeada dama de honra da pobre Leopoldina, que sofria com a situação e ganhou o título de marquesa, o segundo degrau da nobreza brasileira.  

    Explicação: Quando se usa vírgula antes de “e”?

    Como regra geral, não se usa vírgula antes de “e”. Tem só um caso em que vai vírgula, que é quando a frase depois do “e” fala de uma pessoa, coisa, ou objeto (sujeito) diferente da que vem antes dele. Assim:

    O sol já ia fraco, e a tarde era amena. (Graça Aranha)

    Note que a primeira frase fala do sol, enquanto a segunda fala da tarde. Os sujeitos são diferentes. Portanto, usamos vírgula.

     Para quem quer umas regras básicas: https://www.lendo.org/como-usar-virgula/

     

    Espero ter ajudado!

    Gabarito ( A )

    Obs: Quando meus comentários estiverem desatualizados ou errados, mandem-me msgns no privado, por favor, porque irei corrigi-los.

  • DONNA CONCURSEIRA   Me ajudou MUITOO

    Apesar de que eu tinha acertado por elminação, seu comentário me ajudou pra caramba -----obrigado-----

     

  • Um bisu legal que aprendi aqui no QC:

     

    ReStritivo = Sem vírgula

    ExpliCativo = Com vírgula

  • Mano, juro por Deus que não mudou sentido nenhum por causa de uma vírgula. Sacanagem.

  • “Foi nomeada dama de honra da pobre Leopoldina, que sofria com a situação e ganhou o título de marquesa, o segundo degrau da nobreza brasileira”.

     

    ·         A supressão da vírgula na frase em destaque ocasiona o entendimento de que quem ganhou o título de marquesa foi a personagem Leopoldina e não mais a personagem Domitila.

     

    Gabarito: A

     

    Siga no Insta: LordCaldas_Concurseiro - dicas diárias para a prova do TJSP

     

    Entre no nosso grupo de dicas no facebook: https://www.facebook.com/groups/427697000767477/

     

  • SÓ BASTA SE LIGAR RESTRITIVA SEM VIRGULAS EXPLICATIVAS COM VIRGULAS GAB LETRA A

  • gab. A

    ...foi nomeada dama de honra da pobre Leopoldina, que sofria com a situação, e ganhou o título de marquesa, o segundo degrau da nobreza brasileira. (Com a vírgula a frase fica ADVERSATIVA. Sem, fica ADITIVA)

  • Com vírgula: o que se refere a Leopoldina

    Sem vírgula: o que se refere à dama de honra de Leopoldina

  • Assinale a alternativa em que a alteração na pontuação do trecho modifica o sentido da frase original.

    A) … foi nomeada dama de honra da pobre Leopoldina, que sofria com a situação e ganhou o título de marquesa, o segundo degrau da nobreza brasileira. (3° parágrafo)

    ...foi nomeada dama de honra da pobre Leopoldina, que sofria com a situação, e ganhou o título de marquesa, o segundo degrau da nobreza brasileira. [Gabarito]

    ------------------------------------

    B) … resume o historiador Paulo Rezzutti, que está relançando seu livro Domitila – A verdadeira História da Marquesa de Santos (de 2013) com documentos inéditos e reveladores. (1° parágrafo)

    ... resume o historiador Paulo Rezzutti, que está relançando seu livro Domitila – A verdadeira História da Marquesa de Santos, de 2013, com documentos inéditos e reveladores.

    ------------------------------------

    C) O mais significativo em termos históricos é o diário que confirma a existência do primeiro dos cinco filhos dos dois amantes… (2° parágrafo)

     O mais significativo, em termos históricos, é o diário que confirma a existência do primeiro dos cinco filhos dos dois amantes

    ------------------------------------

    D) … a marquesa de Santoscélebre amante de dom Pedro I aos poucos deixa o rodapé da história para ganhar personalidade, ambição e protagonismo mais nítidos.

    (1° parágrafo)

    ... a marquesa de Santos, célebre amante de dom Pedro I, aos poucos deixa o rodapé da história para ganhar personalidade, ambição e protagonismo mais nítidos. 

    ------------------------------------

    E) … Domitila (mulher bonita, inteligente e alegre) experimentou ascensão social meteórica na capital. (3° parágrafo)

     ... Domitila, mulher bonita, inteligente e alegre, experimentou ascensão social meteórica na capital.