SóProvas


ID
2589739
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A Temperatura Efetiva (TE) é um índice de conforto térmico desenvolvido em 1923, por Yaglou e Houghthen, que é definida pela correlação entre as sensações de conforto e as condições de temperatura, umidade e velocidade do ar.


Antes do advento da Portaria n. 3.214 de 08/06/78, a TE era utilizada para a caracterização do trabalho em condições insalubres quanto ao calor. Atualmente, a TE é utilizada como parâmetro na determinação de conforto térmico pela Norma Regulamentadora N.º 17 (NR 17).


Os instrumentos necessários para a quantificação das variáveis que compõem a TE são

Alternativas
Comentários
  • Não entendi essa questão, e não encontrei na NR 17 nada sobre.. só esse trecho aqui

     

    4.2.2. As empresas podem instalar higrômetros ou outros equipamentos que permitam ao trabalhador acompanhar a temperatura efetiva e a umidade do ar do ambiente de trabalho.

  • Para encontrar a temperatura efetiva é necessário saber a umidade relativa do ar com o psicrômetro e a velocidade do ar com o anemômetro, após as medições é só cruzar os dados no ábaco da temperatura efetiva.

  • Higrómetro, é um  que serve para medir a  presente nos , mais especificamente na . É utilizado principalmente em estudos do , mas também em locais fechados onde a presença de umidade excessiva ou abaixo do normal poderia causar danos, por exemplo em peças de , documentos de  e elementos de .

    psicrômetro é um aparelho que contém dois  idênticos colocados um ao lado do outro, que irão servir para avaliar a quantidade de  encontrada no . A diferença entre esses termômetros é que um deles trabalha com o bulbo seco e o outro com o . Esse aparelho é muito utilizado para a determinação do  e da  do ar.