SóProvas


ID
2589829
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                        Preto é cor, negro é raça


      O refrão de uma marchinha carnavalesca, de amplo domínio público, oferece uma pista interessante para a compreensão do critério objetivo que a sociedade brasileira emprega para a classificação racial das pessoas: “O teu cabelo não nega, mulata, porque és mulata na cor; mas como a cor não pega, mulata, mulata eu quero o teu amor".

      Escrita por Lamartine Babo para o Carnaval de 1932, a marchinha realça a ambiguidade das relações raciais, ao mesmo tempo em que ilustra a opção nacional pela aparência, pelo fenótipo. Honesto e preconceituoso em sua definição de negro, Lamartine contribui mais para o debate sobre classificação racial do que muitos doutores.

      Com efeito, ao contrário do que pensa o presidente eleito, bem como certos acadêmicos, os cientistas pouco podem fazer nesta seara, além de, em regra, exibirem seus próprios preconceitos ou seu compromisso racial com a manutenção das coisas como elas estão.

      Primeiro porque, como se sabe, raça é conceito científico inaplicável à espécie humana, de modo que o vocábulo raça adquire relevância na semântica e na vida apenas naquelas sociedades em que a cor da pele, o fenótipo dos indivíduos, é relevante para a distribuição de direitos e oportunidades.

      Segundo, porque as pessoas não nascem negras ou brancas; enfim, não nascem “racializadas”. É a experiência da vida em sociedade que as torna negras ou brancas.

      “Todos sabem como se tratam os pretos”, assevera Caetano Veloso na canção “Haiti”.

      Em sendo um fenômeno relacional, a classificação racial dos indivíduos repousa menos em qualquer postulado científico e mais nas regras que regem as relações, intersubjetivas, econômicas e políticas no passado e no presente.

      Negro e branco designam, portanto, categorias essencialmente políticas: é negro quem é tratado socialm ente como negro, independentemente de tonalidade cromática. É branco aquele indivíduo que, no cotidiano, nas estatísticas e nos indicadores sociais, abocanha privilégios materiais e simbólicos resultantes do possível mérito de ser branco. Esse sistema funciona perfeitamente bem no Brasil desde tempos imemoriais.

      A título de exemplo, desde a primeira metade do século passado, a Lei das Estatísticas Criminais prevê a classificação racial de vítimas e acusados por meio do critério da cor. Emprega-se aqui a técnica da heteroclassificação, visto que ao escrivão de polícia compete classificar, o que é criticado pela demografia, que entende ser mais recomendável, do ângulo ético e metodológico, a autoclassificação.

      Há um outro banco de dados no qual o método empregado é o da autoclassificação: o Cadastro Nacional de Identificação Civil, feito com base na ficha de identificação civil, a partir da qual é emitida a cédula de identidade, o popular RG. Trata-se de uma ficha que pode ser adquirida em qualquer papelaria, cujo formulário, inspirado no aludido Decreto-Lei das Estatísticas Criminais, contém a rubrica “cútis”, neologismo empregado para designar cor da pele. Assim, todas as pessoas portadoras de RG possuem em suas fichas de identificação civil a informação sobre sua cor, lançada, em regra, por elas próprias. 

      Vê-se, pois, que o Cadastro Nacional de Identificação Civil oferece uma referência objetiva e disponível para o suposto problema da classificação racial: qualquer indivíduo cuja ficha de identificação civil, dele próprio ou de seus ascendentes (mãe ou pai), indicar cor diversa de branca, amarela ou indígena, terá direito a reivindicar acesso a políticas de promoção da igualdade racial e estará habilitado para registrar seu filho ou filha como preto/negro.

      Fora dos domínios de uma solução pragmática, o procedimento de classificação racial, que durante cinco séculos funcionou na mais perfeita harmonia, corre o risco de se tornar, agora, um terrífico dilema, insolúvel, poderoso o bastante para paralisar o debate sobre políticas de promoção da igualdade racial.

      No passado nunca ninguém teve dúvidas sobre se éramos negros. Quiçá no futuro possamos ser apenas seres humanos.

SILVA JÚNIOR, Hédio. Preto é cor, negro é raça. Folha de S.Paulo, São Paulo, 21 dez. 2002. Opinião, p. A3.

“'O teu cabelo não nega, mulata, porque és mulata na cor; mas como a cor não pega, mulata, mulata eu quero o teu amor.'” A respeito do trecho acima, quanto aos aspectos gramatical, sintático e semântico, analise as afirmativas a seguir.


I. A forma verbal NEGA, no contexto, é intransitiva.

II. TEU é um pronome substantivo possessivo.

III. Nas duas últimas ocorrências a palavra MULATA é, respectivamente, VOCATIVO e SUJEITO.


Está correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Fala, raça ruim.

    Olha só:

    Q777542 é igual, tem o comentário do professor.

     

    Bons estudos.

     

     

     

  • Cuidado alunos a questão está errada conforme o número da questão já colocada de nosso amigo .

  • Questão polêmica, segue o link com o comentário do professor do QC: 

    https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questao/ca0c5ccf-f2

  • Teu é pronome possessivo e tá sendo subbstivando pelo o artigo O Teu. não entendi essa questão....

  • questão duvidosaa!

  • Os pronomes substantivos são aqueles que substituem o substantivo, de modo a evitar possíveis repetições que porventura tornam o discurso enfadonho, sem qualidade.


    Pronomes adjetivos são aqueles que modificam os substantivos que acompanham, tal como fazem os adjetivos. Desta forma, esse tipo de pronome concorda em gênero e número com os substantivos.

  • O teu cabelo não nega, mulata, porque és mulata na cor; mas como a cor não pega, mulata, mulata eu quero o teu amor.


    O primeiro "mulata", isolado por vírgulas, é vocativo.


    O segundo é predicativo do sujeito.


    O terceiro também é vocativo.


    O quarto, sinceramente, não sei qual a função, mas sujeito não é! O sujeito do verbo "querer" é "eu".


    Ou seja, na minha opinião, o item III está errado.



  • O teu cabelo não nega, mulata, porque és mulata na cor; mas como a cor não pega, mulata, mulata eu quero o teu amor.


    O primeiro "mulata", isolado por vírgulas, é vocativo.


    O segundo é predicativo do sujeito.


    O terceiro também é vocativo.


    O quarto, sinceramente, não sei qual a função, mas sujeito não é! O sujeito do verbo "querer" é "eu".


    Ou seja, na minha opinião, o item III está errado.



  • mas como a cor não pega, mulata, mulata eu quero o teu amor.



    Sujeito? KKKK examinador comeu mosca ou ele é professor de matemática.

  • Aqui "Q777542" temos o comentário do professor pondo sua opinião numa questão praticamente igual, mas que, segundo o professor, teria que ser anulada. Essa, por sinal, foi aparentemente reformulada para não ser anulada, e o gabarito está certo.

  • Rapaz, tá f###. Há cada 3 questões, 2 estão com mais de 1 gabarito correto, com mais de um gramático/corrente explicando como correta itens diferentes do que a banca coloca ou até mesmo nenhum dos itens certos. O que está acontecendo com os concursos pelo Brasil, hein?!

  • Tipo de questão que dá raiva e desestimula ao mesmo tempo.

  • GABARITO CORRETO: QUESTÃO ANULADA (SEM RESPOSTA)!!!

  • Professor do QC falou que todas estão erradas, mas a única que poderia ser considerada certa seria a I.

  • Não serve perder tempo com questão assim; TEU é pronome possessivo adjetivo e Mulata, na última menção desse termo, nunca poderia ser sujeito e assim sendo, não existe gabarito correto.

  • As três afirmativas estão erradas.

  • Se é vocativo não pode ter outra função sintática.

  • Recurso nela Brasil!