SóProvas


ID
2591650
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Poá - SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Apesar de ter um caráter inovador e intencionar compor um sistema de proteção social, a seguridade social no Brasil acabou se caracterizando como um sistema híbrido, que conjuga direitos derivados e dependentes do trabalho (previdência), com direitos de caráter universal (saúde) e direitos seletivos (assistência). Portanto, as diretrizes constitucionais como universalidade na cobertura, uniformidade e equivalência dos benefícios, entre outras, não foram totalmente materializadas e orientaram as políticas sociais de forma bastante diferenciada, de modo que não se instituiu um padrão de seguridade social

Alternativas
Comentários
  • c)

    homogêneo, integrado e articulado.

  • Segundo Boschetti (2009, p. 09) entende que os princípios enunciados na Constituição Federal de 1988, que deveriam nortear a Seguridade Social não foram integralmente concretizadas, configurando um sistema que não corresponde a um padrão “homogêneo, integrado e articulado”.

    Fonte: Seguridade social no Brasil: conquistas e limites à sua efetivação. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS / ABEPSS /CEAD-UNB, 2009.