-
Alguém consegue justificar a resposta?
-
letra A
Isolar conjuções adversativas e conclusivas ( virgula antes do Mas, porém,) ex: Fui ao jogo de futebol, mas nao encontrei ninguém.
A educação de qualidade é o melhor remédio para os problemas, mas por si só, também, não é suficiente para resolver todos os impasses da desigualdade.
-
A questão trata do deslocamento da expressão 'por si só' na segunda oração (coordenada sindética adversativa). O advérbio 'também' no início dessa mesma oração recebe vírgula facultativa pois, apesar de estar deslocado, é curto (apenas um vocábulo). Veja que se retirarmos as duas expressões a frase continua fazendo sentido sem prejuízo gramatical:
A educação de qualidade é o melhor remédio para os problemas mas não é suficiente para resolver todos os impasses da desigualdade.
Logo, para adicionarmos os termos deslocados devemos colocá-los entre vírgulas para não prejudicar o sentido, sendo facultativas as vígulas para o advérbio 'também'.
C) A educação de qualidade é o melhor remédio para os problemas mas, por si só, também, não é suficiente para resolver todos os impasses da desigualdade.
Alternatica correta: C)
-
ainda não entendi o motivo de não haver uma vírgula antes do ''mas'', sendo que essa vírgula é obrigatória em conjunção adversativa
-
Tbm não entendi o pq de não haver virgula antes do mas
-
Quando a conjunção “mas” aparece no início do período, a conversa é outra. Aqui, só haverá vírgula depois dela se houver uma frase intercalada separando-a do resto da oração da qual ela faz parte.
Observe os exemplos:
Veja que em todos os exemplos aparece uma frase entre vírgulas. Esse detalhe é muito importante, porque uma única vírgula depois do “mas” que inicia período é indicativo de erro. Isto é, se não forem duas vírgulas, a pontuação provavelmente estará equivocada.
-
A educação de qualidade é o melhor remédio para os problemas mas também por si só (sozinha) não é suficiente para resolver todos os impasses da desigualdade.
Mas também - é conjunção aditiva , sendo a vírgula facultativa.
Sendo que as vírgulas do" por si só" , mostram que essa locução está deslocada.
Obs.: se não fosse desta forma "também" estaria solto, sem sentido.
-
O Gabarito está equivocado!!
-
► O uso da vírgula antes da conjunção “mas” será facultativo quando esse “mas” localizado no meio do período possuir valor aditivo, isto é, quando estiver em uma construção que some ideias, como o “mas também”. Observe:
Não só os alunos mas também os professores e professoras divertiram-se no passeio.
ou
Não só os alunos, mas também os professores e professoras divertiram-se no passeio.
-
João Paulo Costa Marques e San Silva, já que vocês manjam tanto, respondam estas questões:
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/a96eddbd-94
FCC – SERGIPE GÁS S.A. – ADMINISTRADOR – 2013 – QUESTÃO 13 (assertiva I)
-
sueli camilo de moraes e Felipe Vasconcelos, vocês estão duplamente errados.
Em primeiro lugar, o termo consequente da série aditiva enfática não só... mas também exige vírgula, como expõe o gramático Ulisses Infante (Curso de Gramática Aplicada aos Textos. Exemplar do Professor. Editora Scipione. São Paulo. 1995. 575 páginas. ISBN 8526221892. Página 440):
"[...] Essas estruturas, conhecidas como séries aditivas enfáticas, costumam ser usadas quando se pretende dar destaque ao conteúdo da segunda oração:
Não só fizemos um estudo da questão, mas (também) chegamos a propor soluções. [...]"
Esta questão reforça isso: Q40413.
Em segundo lugar, não existe série aditiva enfática na frase da questão, pois falta o termo antecedente não só.
-
GABARITO LETRA C - CORRETA
"A educação de qualidade é o melhor remédio para os problemas mas, por si só, também, não é suficiente para resolver todos os impasses da desigualdade".
-
Que bom que eu errei!
Em 25/08/20 às 16:48, você respondeu a opção A.
!
Você errou!Em 10/08/20 às 18:58, você respondeu a opção A.
!
Você errou!Em 07/08/20 às 13:32, você respondeu a opção A.
!
Você errou!
-
Gabarito C
Não concordo com o gabarito pelo fato de ter uma virgula após o "também". Vejam:
1) Relação de oposição entre as orações
A vírgula é obrigatória quando a conjunção "mas" marca uma oração coordenada adversativa, que indica essa relação de oposição entre as unidades ligadas. Exemplos:
Faz frio, mas não nevou.
2) Ideia de adição
Quando tivermos não apenas a locução "mas" mas também uma construção que some ideias, como o "mas também", a vírgula é facultativa. Exemplos:
Naquele ano, não só o Palmeiras mas também o Corinthians foram desclassificados.
A professora não apenas consultou os alunos, mas também mudou sua programação de acordo com as sugestões que recebeu.
Obs: Vejam que não foi o que aconteceu com a alternativa. Concordo em "por si só" estar entre virgulas, mas não concordo da virgula após do também.
A educação de qualidade é o melhor remédio para os problemas mas, por si só, também, não é suficiente para resolver todos os impasses da desigualdade.
Pra mim, não tem gabarito correto.
Tudo posso Naquele que me fortalece!