SóProvas


ID
2592103
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Porto Ferreira - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou, nesta sexta-feira (27.07), que expulsará diplomatas dos Estados Unidos e fechará um retiro diplomático americano perto de Moscou, em retaliação, após uma nova rodada de sanções contra a Rússia ser aprovada no Congresso em Washington.

(Estadão – goo.gl/U2JrPi. Acesso em 23.09.2017. Adaptado)


Um dos motivos dessa nova onda de tensões entre Moscou e Washington é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A

    Moscou, 28/07/2017  - "O Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou nesta sexta-feira que expulsará diplomatas dos Estados Unidos e fechará um retiro diplomático americano perto de Moscou, em retaliação após uma nova rodada de sanções contra a Rússia ser aprovada no Congresso em Washington.

    A legislação aprovada tanto na Câmara dos Representantes quanto no Senado nesta semana reforçam sanções já existentes e introduzem uma série de novas medidas para punir a Rússia por causa da suposta interferência na eleição presidencial de 2016. Elas também impedem que o presidente relaxe as sanções sem o aval do Congresso (...)"

    https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2017/07/28/interna_internacional,887348/russia-expulsa-alguns-diplomatas-dos-eua-em-retaliacao-apos-sancoes.shtml

  • Gabarito: A

    As novas sanções impostas pelo governo americano são uma resposta à suposta interferência de Moscou na eleição de 2016, bem como à anexação da Crimeia pelo país em 2014. Aprovado com apoio de republicanos e democratas, o pacote também inclui sanções à Coreia do Norte e ao Irã.

    - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2017/07/30/em-represalia-aos-eua-putin-expulsa-755-diplomatas-americanos-do-territorio-russo.htm?cmpid=copiaecola

  • qual a chance de cair alguma dessas perguntas em novas provas da vunesp ? rs

  • Moscou e Washington tem tido disputas diferenciadas ao longo da História. Sanções americanas vêm sendo praticadas contra Rússia desde o início do ano de 2017. O porta voz do Kremlin alegou ,em pronunciamento, que para que as relações diplomáticas entre os dois países sejam normalizadas é necessário renunciar às imposições por meio de sanções.

    As questões entre os Estados Unidos e a Rússia são de diferentes matizes, dentre ele podemos destacar o conflito no leste da Ucrânia e, também na Síria; as eleições norte-americanas e, a morte do espião russo em território londrino.

    A expulsão dos diplomatas russos dos Estados Unidos causou impacto em Moscou que a princípio tinha dito que não faria nenhum tipo de retaliação, mas como o comportamento dos norte- americanos não sofreu modificações, acabou por expulsar os diplomatas estadunidenses da Rússia.


    Uma das alternativas apresenta o motivo para a situação atual de tensão entre Estados Unidos e Rússia. Vale a leitura da publicação Le Monde Diplomatique – em português - que tem por proposta a discussão acerca dos acontecimentos atuais na arena internacional

    A) CORRETA- Os diplomatas russos foram expulsos do território norte americano como suspeitos por terem interferido na eleição presidencial de 2016. Segundo o relatório da CIA, os russos hackearam as contas de email do Comitê Nacional Democrata e de membros da alta cúpula do governo. Propagaram as informações obtidas no hackeamento assim como divulgaram nas mídias sociais fake News sobre Hillary Clinton.


    B) INCORRETA – O posicionamento russo com relação aos mísseis norte coreanos aconteceu posteriormente à expulsão dos diplomatas americanos do território russo , tema da questão. O presidente Wladimir Putin disse, em seu pronunciamento em outubro de 2017, que poderia ser feito um ataque total a Coreia do Norte, mas que não se sabe quais serão os possíveis efeitos por não possuírem informação de quais e quantos são os seus armamentos nucleares.


    C) INCORRETA- O texto fala de uma reação russa em julho de 2017 e, esta sanção ocorre no mês seguinte. As sanções norte americanas impostas a Rússia que tinham como motivo o apoio de Vladmir Putin ao presidente sírio Bashar al-Assad aconteceram em agosto de 2017.


    D) INCORRETA – O relatório da Inteligência britânica afirma que, apesar da mídia estatal russa apoiar diretamente o Brexit, há registros de interferência tal qual teria ocorrido nas eleições americanas de 2016. Os russos negam a interferência no Brexit e publicamente estavam apoiando o Brexit como o governo estadunidense de Donald Trump.


    E) INCORRETA- Esta afirmativa está incorreta, pois as sanções estadunidenses impostas a Rússia estavam ligadas ao apoio de Vladimir Putin a Síria.

    Gabarito do Professor: Letra A.