SóProvas


ID
2592106
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Porto Ferreira - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A França voltou às urnas em 07 de maio, para eleger o novo presidente da República. O segundo turno das eleições presidenciais francesas foi disputado por dois candidatos que representam duas visões de mundo antagônicas.

(El país – goo.gl/hgWHwc. Acesso em 22.09.2017. Adaptado)


De um lado, Emmanuel Macron, candidato eleito,

Alternativas
Comentários
  • Obrigado João pelos elogios. Bons estudos.
  • GABARITO: D

     

    A França voltou às urnas neste domingo, 7 de maio, para eleger o novo presidente da V República. O segundo turno das eleições presidenciais francesas foi disputado por dois candidatos que representam duas visões de mundo antagônicas. De um lado, Emmanuel Macron, candidato centrista do movimento Em Marcha!, europeísta, liberal e ex-ministro da Economia de François Hollande. Do outro, Marine Le Pen, candidata de extrema-direita da Frente Nacional partidária de fechar as fronteiras para imigrantes e de deixar a União Europeia. Todas as pesquisas apontavam que o vencedor das eleições será Macron. E as primeiras projeções das urnas confirmaram essas expectativas.

     

    Fonte: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/05/07/internacional/1494134207_739111.html

     

    ------------------------------------------------------------

     

    No TJ-SP 2017 havia uma questão sobre o mesmo assunto. A pergunta foi a mesma, só que redigida de outra forma.

  • ·                     Direita política

    Direita política descreve uma visão ou posição específica que aceita a hierarquia social ou desigualdade social como inevitável, natural, normal, ou desejável. Esta postura política geralmente justifica esta posição com base em lei natural ou tradição.

     

     

    ·                  Esquerda política

    No campo da política, política de esquerda descreve uma posição que apoia a igualdade social.1 2 3 4 Normalmente, envolve uma preocupação com os cidadãos que são considerados em desvantagem em relação aos outros e uma suposição de que há desigualdades injustificadas que devem ser reduzidas ou abolidas.

    Ao longo do século 20, parte do pensamento de esquerda foi associada a bases ideológicas como marxismo, socialismo, anarquismo, desenvolvimentismo e nacionalismo anti-imperialista (que se opõe ao imperialismo).   

     

     

    ·                     Centro política

    Um partido de centro não é nem capitalista extremado nem comunista. Ele vê a necessidade de defender o capitalismo sem deixar de se preocupar com o lado social. Na visão da política de centro, não deve haver extremismos ou intransigências, a sociedade não deve ser extremamente capitalista e nem comunista, devendo haver um meio-termo.1 Os políticos de centro são caracterizados como sendo mais conciliadores e menos intolerantes.

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Extrema-direita

    https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/politica-o-que-e-ser-esquerda-direita-liberal-e-conservador.htm

  • Pessoal, a Vunesp é uma banca esquerdista, o conselho que dou é ESQUERDAR também, ao menos na hora da prova. HAHAHA

  • D

    CENTRISTA CONTRA LE PEN EXTREMA DIREITA

  • "esquerdar ao menos na hora da prova"....??? e vc faz o que aqui prestando concurso público??? talvez além de atualidades precise estudar história, sociologia e economia!

  • Macron centro ? que ?

  • Acho que dormi no tempo, não acerto uma questão. :(

  • Pra mídia, qualquer oposição aos seus ideais de esquerda, é chamado de extrema direita!
  • O Macron é liberal na economia, liberal nos costumes e internacionalista. Ou seja, na economia é mais a direita, porém nos costumes é mais a esquerda. Não acho errado falar que é centrista, porém, o mais adequado talvez seja centro-esquerda.

    Le Pen é liberal na economia, conservadora nos costumes e nacionalista. Ou seja, é direita na economia e também nos costumes. Porém, achei exagerado falar que é extrema-direita.

  • Art. 8°, VII, CF/1988

  • As eleições francesas no ano de 2017 tiveram um cenário com candidatos de posturas antagônicas. Estes dois são protagonistas de grupos distintos e assim dividiram os votos da população da França. De um lado um candidato com uma postura centrista, europeísta e liberal. O outro elegível pertencia ao Partido de extrema direta - Frente Nacional - tem como objetivo a saída da França da União Europeia e o fechamento de fronteiras para imigrantes. 

    O segundo turno foi dividido entre Marine Le Pen e Emmanuel Macron. O conhecimento do cenário da eleição francesa no ano de 2017 e quais as ideias e posicionamentos dos candidatos ao segundo turno do pleito é necessário. Publicações jornalísticas do Brasil e da França apresentaram vários editoriais e análises a respeito das eleições francesas de 2017. 

    Uma das alternativas aponta o posicionamento político de Macron 

    A)INCORRETA –Emmanuel Macron é centrista, liberal e pró União Europeia. Já Marine Le Pen é de extrema direita, a favor do fechamento das fronteiras e da saída da União Europeia. 

    B)INCORRETA –Macron é centrista, pró-União Europeia . Seus eleitores e correligionários defendem diferentes opiniões sobre a imigração, com a proteção do território nacional mas também com apoio aos Imigrantes. Marine Le Pen é de extrema direita, defensora do Brexit e anti-islâmica. 

    C)INCORRETA –Macron é de centrista e pró União Europeia. Marine Le Pen é de extrema direta e defende uma economia exclusivamente centrada nos interesses da França. 

    D)CORRETA- Emmanuel Macron é centrista, liberal e defensor da União Europeia e Marine Le Pen é de extrema-direita, favorável ao controle das fronteiras para imigrantes.

    E) INCORRETA –Macron é centrista e pró União Europeia. Já Marine Le Pen é de extrema direita e é a favor do fechamento das fronteiras para imigrantes. 

    Gabarito do Professor: Letra D.