A Reserva Nacional do Cobre e Associados foi criada em 1984 pelo presidente da República João Batista Figueiredo. Sua área corresponde a cerca de 4 milhões de hectares e objetivo da sua criação foi a pesquisa mineral. Está localizada nos limites do Estado do Pará e Amapá . Quando foi criada não havia a ideia da preservação da Floresta Amazônica que foi construída ao longo dos anos.
Hoje se tem o conhecimento da quantidade de minerais de alto valor como ouro, cobre, titânio e tungstênio, dentro da área da Renca. Além disso, dentro deste território há nove áreas de preservação tanto ecológica como de alguns povos originários.
O presidente Michel Temer publicou o decreto de extinção da Reserva no Diário Oficial da União no dia 23 de agosto de 2017. O decreto autoriza o Ministério das Minas e Energia a estudar a abertura de concessões de exploração mineral da área. Segundo o próprio presidente, para que a exploração aconteça será necessária a proteção da vegetação nativa, das unidades de conservação da natureza, das terras indígenas e das áreas de fronteira.
Entretanto, os ambientalistas temem pela as áreas de reserva natural e pelos povos indígenas e suas respectivas terras. Até mesmo, artistas utilizaram de grandes eventos como o Rock in Rio para protestar contra o decreto.
Não há como responder a questão sem saber o que é Renca, as suas riquezas minerais e os impactos de uma possível exploração mineral na região. As informações necessárias são disponibilizadas em páginas do Partido Verde e de órgãos do governo federal.
Uma das alternativas enuncia uma afirmativa correta acerca da Renca
A) INCORRETA- O grande impacto possível de acontecer com a realização da atividade de mineração na área da Renca é a destruição de reservas naturais, poluição dos rios e desrespeito as terras dos indígenas que habitam o território.
B) INCORRETA – A Renca tem um território que corresponde cerca de 4 milhões de hectares com nove áreas ecológicas. Quem ocupa esta região são os indígenas. Porém, é correto afirmar que a exploração mineral poderá acarretar na poluição do solo e da água.
C) INCORRETA- A Renca foi criada em 1984 pelo presidente João Batista Figueiredo e um dos seus objetivos era evitar que as empresas privadas fizessem a exploração mineral naquela região.
D) CORRETA- As características geográficas da região são as descritas na alternativa. É uma área com mais de 4 milhões de hectares situada entre os estados do Amapá e Pará. Localizada no nordeste da Amazônia, tem boa parte coberta pela Floresta, o que faz também ser chamada de Renca Amazônica.
E) INCORRETA- A área é de fundamental importância para a soberania nacional hoje e no futuro por conta de sua biodiversidade e os seus minérios. O fim da Renca foi revogado portanto, não há a possibilidade de extração no território.
Gabarito do Professor: Letra D.