SóProvas


ID
259297
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na administração de serviços prediais e de equipamentos, cuja utilização é fundamental para o dia a dia da empresa, um índice muito utilizado para monitorar a produtividade desses equipamentos mede simultaneamente sua disponibilidade, eficiência e qualidade. Qual é esse índice?

Alternativas
Comentários
  • A multiplicação dos índices de disponibilidade x índice de performance x índice de qualidade resulta no OEE – Overall Equipment Effectiveness, ou Eficiência Operacional Máxima.
    As empresas médias apresentam OEE de menos de 50%, ou seja, o equipamento está sendo utilizado com menos de metade da sua eficácia. O OEE identifica as perdas ocultas (aquelas que quase nunca são registradas).
    Quais são as oito grandes perdas que influenciam na eficiência de um equipamento?
    Falhas dos equipamentos= constitui no maior obstáculo ao OEE. São classificadas em falhas por paralisações no funcionamento que ocorrem inesperadamente, ou por deterioração das funções que ocorrem lentamente fazendo com que a função do equipamento fique reduzida; Setup e Ajustes = é a perda pelo tempo de paralisação necessária para uma operação de setup, onde os equipamentos são preparados para operações subseqüentes; Troca de ferramentas= ocorrem quando da paralisação da linha para troca de ferramentas, decorrentes do trabalho ou utilização inadequada; Acionamento = é o tempo gasto para que o equipamento atinja condições ideais de funcionamento (velocidade, temperatura, etc); Pequenas paradas ou pequenos períodos de ociosidade= é a inatividade do equipamento durante pouco tempo decorrente de problemas temporários (parada da linha por falta de material, parada da linha por problemas de qualidade, etc); Velocidade= ocorre quando há uma diferença entre a velocidade nominal e a velocidade real de trabalho (exemplo: uma máquina deveria produzir 5 mil peças por hora pelo projeto, porém produz 3 mil peças por hora); Defeitos e Retrabalhos = ocorre quando são constatados defeitos que requerem correção. Embora produtos defeituosos sejam normalmente descartados, existem os que podem ser retrabalhados, consumindo tempo adicional de mão de obra e da máquina; Desligamento = paralisação da linha causada por inatividade do equipamento durante a produção para execução de manutenção ou inspeção periódicas ou programadas. Neste sentido, a partir de dados quantitativos, é possível verificar se a utilização do equipamento está sendo plena e onde poderiam ser realizadas melhorias.
  • (A) CEP : Comissão de Ética Pública
    (B) DEQ : Decisão via Exceção quantificada (um novo modelo de gestão e Auditoria)
    (C) CCQ : Circulo de controle de qualidade que mede eficiência e eficácia.
    (D) OEE : Eficiência Global do Equipamento (mede eficiência e disponibilidade)
    (E) TPM : Manutenção Produtiva Total (dar ênfase na manutenção preventiva)


  • Acredito que CEP seja Controle Estatístico do Processo. Faz uso de cartas de controle que através da estatística determinam limites superiores e inferiores que um determinada característica pode variar (ex.: o tamanho de um bloco deve ser 10 cm variando +- 2cm, assim se passar de 12 cm ou ficar abaixo de 8cm, passará dos limites de controle e isso é um indicativo que o o processo possa estar fora de controle. Existem outras regras para dizer se o processo está fora de controle, acho q se existirem 4 pontos consecutivos acima da média e com tendencia crescente é uma)

    CEP estaria ligado com qualidade

  • Muitos já ouviram falar sobre o OEE (Overall Equipment Effectiveness). Trata-se do melhor conceito para avaliar a eficiência das operações produtivas, garantindo boas práticas na manufatura. O OEE é fundamentado na análise de três frentes:

    Disponibilidade – Neste caso, leva-se em consideração as paradas não planejadas da máquina, que podem ocorrer por falta de mão de obra, matéria-prima, pedido de produção, manutenção corretiva. Há ainda paradas por situações previstas, como a necessidade de configuração da máquina e sua manutenção preventiva. Também deve-se considerar nesse cálculo o tempo de produção/ capacidade da máquina que é igual ao período em que o equipamento está trabalhando, conforme planejado. Assim, temos: Disponibilidade = Capacidade Utilizada dividida pela Capacidade Disponível.

    Desempenho – Considera-se aqui a perda da velocidade do processo de produção. Para obter informações sobre o desempenho, para cada fase do processo é necessário definir um tempo ideal de fabricação. O cálculo abrange o tempo esperado de produção, exatamente quando todas essas circunstâncias são favoráveis. Assim, temos: Velocidade Real dividida pela Velocidade Ideal

    Qualidade – O cálculo baseia-se na relação entre o tempo de produção total e o tempo aplicado para os itens defeituosos. Assim temos: Qualidade = (Quantidade Produzida) deduzida da (Quantidade Inutilizada) deduzida da (Quantidade Retrabalhada). Divide-se esse resultado pela Quantidade Total Produzida.

    Ao conhecer os resultados dessas três frentes, basta aplicar uma fórmula para se obter o OEE. Assim, temos: OEE (%) = Disponibilidade (%) * Desempenho (%) * Qualidade (%)

     

    GAB: D

    http://www.blsistemas.com.br/conceito-de-eficiencia-da-producao-disponibilidade-desempenho-e-qualidade/