SóProvas


ID
259876
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Dadas as afirmativas seguintes, acerca da leptospirose,

I. É uma zoonose causada por espiroquetas do gênero Leptospira, móveis e com alto teor lipídico, atribuída à presença de LPS.

II. As leptospiras são mais facilmente visualizadas por microscopia de campo escuro em preparações a fresco, por contraste de fase, por impregnação pela prata e por imunofluorescência.

III. O agente causal é um bastonete Gram-negativo, anaeróbio estrito, que apresenta o rato como um dos principais reservatórios.

IV. A fase tardia ou terciária da doença é caracterizada pela formação de lesões granulomatosas inespecíficas, as gomas.

verifica-se que

Alternativas
Comentários
  • A leptospirose é uma doença infecciosa causada por espiroquetas (bactérias em formato helicoidal) do gênero Leptospira. Possuem a endotoxina lipopolissacarídeo (LPS) e por isso tem alto teor lipídico, item I verdadeiro. Por serem muito delgadas, as bactérias desse gênero não são vistas ao microscópio óptico comum, sendo necessário preparações por contraste de fase ou impregnação por prata para torna-las mais espessas, item II verdadeiro. Esses microrganismos apresentam características de células Gram-negativas e Gram-positivas, não são bastonetes, mas sim espiroquetas, além de aeróbias, item III falso. Os sintomas da doença incluem febre alta, mal-estar, dores musculares, de cabeça, olhos vermelhos, tosse, cansaço e manchas vermelhas pelo corpo. Geralmente os sintomas regridem depois de alguns dias, entretanto, pode se ruma melhora transitória, item IV falso.


    Letra C correta. 


  • R:(C)

  • III - errada, bactéria aeróbia

    IV - errada, não há formação de lesões na leptospirose