SóProvas


ID
2599603
Banca
PUC-PR
Órgão
JUCEPAR - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma das questões talvez mais importantes no momento atual da gestão está em como motivar e desenvolver equipes de alto desempenho. As organizações têm continuamente se reinventado no que se refere às práticas de gestão e aos pacotes de remuneração e de incentivos para buscar o engajamento e, sobretudo, a iniciativa de seus colaboradores. No serviço público, esse desafio aumenta, uma vez que servidores com estabilidade tendem a diminuir o engajamento à medida que percebem o baixo risco de perda de suas posições. Uma das teorias mais influentes no campo da abordagem comportamental, a teoria do condicionamento operante, considera que os indivíduos tendem a ser motivados à repetição de condutas desejadas quando

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C
    A teoria do condicionamento operante de Skinner considera que as consequências de um comportamento podem influenciar a probabilidade de este ocorrer novamente.  

    Se essa consequência for agradável, a frequência do comportamento vai aumentar (reforço).

    Se a consequência for desagradável a frequência do comportamento vai diminuir (punição).

     

    Existem 4 tipos de contingências operantes:

    Reforço positivo: Apresentação de um estimulo agradável após um comportamento desejado;

    Reforço negativo:Remoção (negativo) de um evento desagradável após o comportamento desejado;

    Punição positiva: Apresentação de uma consequência desagradável após a realização de um comportamento não desejado;

    Punição negativa: Remoção de um evento agradável após a realização de um comportamento não desejado.

  • Mais dificil do que responder as questões, é decorar todos os nomes de autores e teorias.

  • Inicialmente eu não sabia que a "Teoria do condicionamento operante" se tratava da Teoria do Reforço de Skinner, mas percebi que era a mesma teoria quando vi no enuciado "considera que os indivíduos tendem a ser motivados à repetição de condutas desejadas". Ora, isso é exatamente o que a Teoria do Reforço faz: a partir de métodos de reforço e punições, é possível que os subordinados sejam induzidos a praticarem as ações/condutas desejadas pela organização

     

    Daí matei a questão

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre o conceito de condicionamento operante. Neste caso, marquemos a alternativa correta.

    Conforme apresenta o professor Idalberto Chiavenato (2021), Edward Thorndike descobriu e B. F. Skinner e outros desenvolveram estudos sobre o condicionamento operante, ou aprendizagem por tentativa e erro (essa nomenclatura deixa tudo mais claro).

    Na experiência, o pesquisador coloca um rato (faminto) em uma jaula de testes, nela existem duas alavancas (uma em cada lado). Quando o rato percebe que recebe comida quando pressiona a alavanca, a pressão sobre ele aumenta acima da média.

    Enquanto o condicionamento clássico é uma formação de uma relação de previsão entre dois estímulos (o condicionado e o incondicionado), o condicionamento operante é uma formação de relação de previsão entre uma resposta e um estímulo. Enquanto o condicionamento modifica as propriedades de respostas reflexas a determinados estímulos, o condicionamento operante modifica a frequência de condutas que ocorrem, seja de forma espontânea ou sem que haja estímulos identificáveis.

    As condutas operantes são emitidas e não induzidas, e quando as condutas ocasionam mudanças favoráveis no ambiente quando são recompensadas ou levam à supressão do estímulo nocivo, o animal tende a repeti-las. O que acontece é que no geral, as condutas que são recompensadas tendem a se repetir, enquanto as condutas que têm consequências adversas não se repetem.

    Tendo apresentado o assunto, podemos concluir que a alternativa "C" é a correta.

    GABARITO: C

    Fonte:

    CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento Organizacional: A dinâmica do sucesso das organizações. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2021.